terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

ESCATOLOGIA - SINAIS DA VINDA DE CRISTO

O ARREBATAMENTO

“A VIAGEM SUPREMA..., Aqueles que ainda estão vivos para contarem a história do ‘Projeto Desaparecimento’ tentarão em vão descrever o acontecimento que irá verificar os segredos mais antigos da palavra de Deus... ‘Lá estava eu, dirigindo pela estrada e, de repente, o lugar ficou uma loucura ... tinha carros indo a todas as direções ... e nenhum deles tinha motorista. Estava uma loucura total! Eu achava que era uma invasão do espaço!’” (Lindsey 124-125).

Esta é a descrição de Hal Lindsey do “arrebatamento”, um conceito extremamente popular entre os fundamentalistas evangélicos. O que a Bíblia ensina sobre a doutrina do “arrebatamento”?

A doutrina definida

Para responder esta pergunta, primeiro precisamos saber qual é a doutrina. Lindsey afirma o seguinte:

“Algum dia, um dia que apenas Deus sabe qual é, Jesus Cristo virá para levar embora aqueles que crêem nele. Ele virá para encontrar os verdadeiros crentes no ar... Será o final vivo. A viagem suprema.” (Ibid. 126)

“... nós acreditamos que a Bíblia distingue entre o arrebatamento e a segunda vinda de Cristo e .... eles não acontecerão simultaneamente.” (lbid.)

Então, de acordo com os pré-milenaristas (que acreditam num reinado futuro de Cristo na terra durante mil anos), não há apenas uma segunda vinda de Cristo, há uma segunda e uma terceira (e, na verdade, até uma quarta). A próxima vez que Jesus vier, dizem os pré-milenaristas, ele secretamente “arrebatará” (“apanhará”) os verdadeiros crentes. Ele ressuscitará os justos mortos. Mas os descrentes e os mortos perdidos permanecerão.

Termos chaves

Há algumas palavras bíblicas chaves associadas com esta doutrina que precisamos entender. O termo arrebatamento em si é derivado da versão Vulgata Latina de 1 Tessalonicenses 4:17 onde aparece a expressão “arrebatados”. De lá que parte a idéia de que os cristãos vivos na época da vinda de Cristo serão trasladados e arrebatados para encontrarem o Senhor no ar (Walvoord. 248).

Em 1 Tessalonicenses 4:17 a palavra grega “harpazo” é traduzida “arrebatados” na versão Almeida Revista e Atualizada. O termo significa “agarrar, apanhar” (Arndt & Gingrich. 108). A palavra “vinda”, usada para descrever a vinda de Cristo (1 Tessalonicenses 4:15) é traduzida a partir da palavra grega “parousia”. Ela significa presença, vinda, chegada” (Ibid. 635). Sempre foi usada para presença literal (cf. Filipenses 2:12). Finalmente, a palavra “manifestação” usada para descrever a segunda vinda de Jesus (1 Timóteo 6:14), vem do grego “epiphaneia” (equivalente em português a epifania). Esta palavra refere-se a “uma manifestação visível de uma divindade escondida” (Ibid. 304).

A doutrina descrita

Há seis partes principais à doutrina pré-milenarista do arrebatamento:

Œ A “segunda vinda” de Cristo é diferente de, e vem após, o “arrebatamento”: “... nós acreditamos que a Bíblia distingue entre o arrebatamento e a segunda vinda de Cristo e .... eles não acontecerão simultaneamente” (Lindsey 131).

 O arrebatamento será secreto: “...no arrebatamento, apenas os cristãos o verão — é um mistério, um segredo. Quando os crentes vivos são levados, o mundo será mistificado” (Ibid. 131).

Ž Apenas os justos serão ressuscitados na época do arrebatamento: os injustos serão ressuscitados no final “do milênio” (Ibid. 130-31).

 A igreja estará no céu por um período de sete anos (durante a Grande Tribulação): “ ...sua presença durante este período dos últimos sete anos na história depende completamente de você” (Ibid. 127).

 Os acontecimentos na terra continuarão: “Estes crentes serão removidos da terra antes da Grande Tribulação — antes daquele período da mais terrível pestilência, matança e fome que o mundo jamais conheceu” (lbid).

‘ Muitos serão levados a Cristo após tudo isso: “Nós precisamos entender que durante a Tribulação de sete anos haverá pessoas que se tornarão crentes naquela época” (Ibid. 132).

O que a Bíblia diz

A Bíblia usa as palavras “arrebatados” (harpazo), “vinda” (parousia) e “manifestação” (epiphaneia), de modo trocável, para descrever a segunda vinda de Cristo. O Senhor irá destruir o sem lei “pela manifestação (epiphaneia) de sua vinda (parousia)” (2 Tessalonicenses 2:8). Esta “vinda” (parousia) é na mesma hora que ele arrebatará os santos (1 Tessalonicenses 4:15,17). Jesus não voltará uma terceira e quarta vez; há apenas a segunda vinda. Estes acontecimentos, os cristãos sendo arrebatados e a segunda vinda de Cristo, não serão separados por 1007 anos (a “Grande Tribulação de sete anos seguida pelo reinado de 1000), como os pré-milenaristas afirmam, mas ambos acontecerão ao mesmo tempo.

Quando ele vier pelos santos, não será secreto. “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (1 Tessalonicenses 4:16).

Não haverá um período de 1007 anos entre a ressurreição dos justos e a ressurreição dos injustos. Todos os mortos serão ressuscitados ao mesmo tempo. “Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo” (João 5:28-29).

Os cristãos não vão ficar com o Senhor e depois voltar para a terra por mil anos. Vamos deixar esta terra para sempre quando ele voltar. “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4:16-17).

A palavra “assim” é um advérbio que significa “nesta maneira”. Desta maneira, no ar “estaremos para sempre com o Senhor”, não diz que apenas por sete anos estaremos com o Senhor.

Na sua vinda (parousia) a terra, até o universo, será destruída (1 Coríntios 15:20-24,50-54; 2 Pedro 3:1-12).

Não haverá uma segunda chance para ser salvo, pois na sua vinda todos serão julgados e receberão a eternidade no céu ou no inferno (Mateus 25:31-46).

A Bíblia não ensina a doutrina do pré-milenarismo do “arrebatamento”. Esta doutrina alimenta a esperança falsa de uma segunda chance depois da volta de Jesus. É uma parte integrante do sistema falso e materialista do pré-milenarismo. Quando Cristo voltar, este mundo chegará ao fim, todos nós seremos julgados e a eternidade começará.

“Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão” (2 Pedro 3:11-12).

–por Keith SharpAs Revelações do Apocalipse
Faça o Download do eBook - Estudos Bíblicos de Temas Atuais-AGORA !!



Este estudo contém ao todo 24 lições.
Para imprimir esta lição e respondê-la com auxílio de sua Bíblia CLIQUE AQUI.


ESTUDO 18
A besta do Apocalipse 13 e o 666

No estudo anterior identificamos o remanescente fiel de Deus sob o símbolo da mulher vestida de Sol. Mas vimos em estudos anteriores que há uma luta entre Cristo e Satanás, e que este último tem seus instrumentos pelos quais atua ( Apocalipse 16:13, 14 ). Tomando em conta que São Paulo diz que os instrumentos do anticristo "se disfarçam como apóstolos de Cristo" e "como ministros de justiça" ( II Coríntios 11:13-15 ), devemos esperar uma surpresa quase incrível ao descobrir quem é o anticristo.



Tão incrível que só o identificamos porque Deus tira o disfarce. Mas, se algumas destas descobertas nos são dolorosas, recordemos que o Senhor atua como cirurgião, que só fere para salvar. Por isso é que Jesus disse que Suas profecias estão destinadas a dar-nos mais fé ( São João 14:29 ).

O ANTICRISTO SERIA UM PERSONAGEM DE ORIGEM CRISTÃ
1. De acordo com as revelações de São Paulo, onde se estabeleceria o anti-cristo, produzindo apostasia? II Tessalonicenses 2:3, 4.
"...a ponto de assentar-se no de ostando-se como se fosse o próprio ."
Nota: Evidentemente a cristandade o teria em grande reverência e seria um centro da religião cristã. A profecia de Apocalipse 13 revela de quem se trata.

A PRIMEIRA BESTA SIMBÓLICA DE APOCALIPSE 13

2. Que detalhes da primeira besta simbólica nos permitem localizar geograficamente a sede da besta? Apocalipse 13:1; 17:9.
"... tinha chifres e cabeças..."
"Os dez chifres que viste são ..."
Nota: Os comentários católicos das Bíblias do Pontifício Instituto Bíblico de Roma e a de Jerusalém sobre Apocalipse 13:1, 2; 17:1, 3 informam que os 7 montes identificam a cidade de Roma.
3. Que recebeu do dragão de Apocalipse 12 (Satanás e a Roma dos Césares) a besta de Apocalipse 13 ? Apocalipse 13:2.
"...

E deu-lhe o dragão grande o seu ,o seu e grande ."
Nota: Historicamente há um só poder que recebeu a sede e a autoridade da Roma dos Césares, tal como havia sido profetizado, e este é Roma papal.
PODER PERSEGUIDOR E BLASFEMO
4. Por quanto tempo teria Roma poder para perseguir o remanescente fiel? Apocalipse

13:5, 7; 12:6; Ezequiel 4:6, 7.
"... e autoridade para agir meses."
"... cada dia por ..."
Nota: A História demonstra que esses 42 meses proféticos ou 1.260 dias proféticos (1.260 anos literais) começaram no ano 538 quando entrou em vigência o Edito de Justiniano, dando a Roma o poder legal para perseguir e entregar até à pena de morte os cristãos dissidentes. Ao findarem os 1.260 anos, cumpriu-se a outra parte da profecia.

5. Além de perseguir, que faria a besta do anticristo? Apocalipse 13:5, 6.
"... uma boca que proferia e ..."
Nota: Há algumas "arrogâncias" do papado que para Deus são blasfêmias. Por exemplo: sua pretensão de perdoar pecados. Depois da ascensão de nosso Senhor Jesus Cristo, São Pedro deixou bem claro que ele (Pedro) não tinha poder para perdoar pecados, que essa é atribuição de Deus ( Atos 8:20-23 ). Evidentemente ele conhecia o princípio bíblico de que só Deus tem poder de perdoar pecados e que, quem pretende fazê-lo, blasfema. ( São Marcos 2:7 .) Outros exemplos: ao fazer-se chamar "Santo Pai" adotou um nome que corresponde a Deus. Jesus: "A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, Aquele que está no Céu" ( São Mateus 23:9 ).

Proclama ser cabeça da igreja, usurpando assim a função de Cristo, que é o cabeça do corpo da Igreja ( Efésios 5:23 ). Também aceita homenagens que na Santa Bíblia são um ato de adoração que corresponde só a Deus. Referimo-nos à prática de ajoelhar-se ante o papa. São Pedro proibiu a Cornélio que o fizesse por considerar-se (Pedro) um mero ser humano ( Atos 10:25, 26 ). Note que o santo anjo de Deus, apesar de ser superior a um santo apóstolo, proibiu a João que se ajoelhasse diante dele, explicando-lhe que isso era um ato de adoração que só corresponde praticar perante Deus ( Apocalipse 19:10; 22:8, 9 ).

Agora entendemos melhor o que quis dizer São Paulo quando escreveu na Santa Bíblia que "o homem da iniqúidade, o filho da perdição,... a ponto de sentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus". ( II Tessalonicenses 2:3, 4 .) Por isto é ele o anticristo (ANTICRISTO, quer dizer que se póe no lugar de Cristo, e também se opóe a Cristo).
6. Que número calculado de um título atribuído a si pelo papado serve como outro elemento identificador da besta? Apocalipse 13:17, 18.
"... ou o número do seu nome... O número da besta, pois é número de homem. Ora esse número é ."

Nota: O idioma oficial do papado é o latim, a língua dos romanos. Todos sabemos que 'os números romanos são letras (os números que usamos são arábicos, proveniente dos arábes). Um dos títulos exibidos pelos papas em sua tiara é VICARIVS FILII DEI. Apocalipse diz que 666 é o número de seu nome. Calculando o valor numérico das letras deste título papal, temos o número 666.
V = 5 F = 0 D = 500
I = 1 I = 1 E = O
C = 100 L = 50 I = 1
A = 0 I = 1
R = 0 I = 1
I = 1
V = 5
S = 0 TOTAL=666

A FERIDA DE MORTE
7. Que ocorreu com uma das cabeças (o Monte do Vaticano)? Apocalipse 13:3, 10.
"...vi uma de suas cabecas como de ..."
Nota: No ano 1798, ao terminarem os 1.260 anos de poder perseguidor (538 + 1.260 = 1.798), o general napoleônico Benhier fez uma ferida mortal no papado. Anulou o código de Justiniano, desapropriou o papado dos cinco Estados que este tinha no centro da Itália e tirou-lhe os poderes temporais.

A ferida foi tão profunda que parecia que o papado não se recuperaria mais dela. O papa Pio VI foi levado para o cativeiro ( Apocalipse 13:10 ) e seus sucessores se autorecluíram no cativeiro, negando-se a aparecer em público até que se lhes restituissem os poderes temporais.
8. Que viu São João aconteceria com a ferida mortal e que faria a humanidade? Apocalipse 13:3.
"...mas essa ferida mortal foi e toda a Terra se seguindo a besta."
Nota: Em 1929 Benito Mussolini assinou a célebre concordata com o papado, dando-lhe os 44 hectares que hoje constituem o Estado do Vaticano, recuperando-se assim o poder temporal dos papas. Desde aquela época voltaram a mostrar-se em público com poder e popularidade crescentes, fazendo viagens e sendo aclamados por multidões, inclusive em países protestantes como os E.U.A., em outros do bloco comunista e mesmo das Nações Unidas.
1260 dias(anos)




538
Edito
de Justiniano 1798
Ferida
de morte 1929
Concordata
Ferida Curada
________________________________________
ADORANDO A BESTA
9. Quem são os que adorariam a besta? Apocalipse 13:8.
"E adorála-ão os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram no da ..."
Nota: Ao adorar a besta, também se adora o dragão, do qual é instrumento ( Apocalipse 13:4 ) e de quem recebe seu poder ( Apocalipse 13:2 ). Não estar inscrito no livro da vida, significa estar perdido. Por isso é que nosso Senhor Jesus Cristo disse que por cima de toda alegria deveríamos regozijar-nos porque nossos nomes estão escritos no Céu ( São Lucas 10:20 ).

10. Que solene advertência proclama a mensagem do terceiro anjo contra aqueles que adoram a besta ou a sua imagem? Apocalipse 14:9-11.
"... Se alguém adora a besta e a sua imagem, e recebe a sua marca na fronte, ou sobre sua mão, também este do da de , preparado sem mistura, do cálice de Sua ira, e será atormentado com e diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro. A fumaça do seu tormento sobe pelos dos e não tem algum, nem de nem de ,os da e da sua imagem, e quem quer que receba a do seu nome."

Nota: Sendo que estamos no fim do tempo da graça, Deus proclama a mais solene admoestação a fim de que não participemos do culto à besta, e ao mesmo tempo adverte que aqueles que consentem em fazê-lo terão que defrontar terríveis consequências de peso eterno.
Como notamos, a besta tem um sinal ou marca, o qual será aplicado sobre os que se perdem. Em que consiste esta marca fatídica? Será o tema de nosso próximo estudo. Mas agora, veja o contraste entre os seguidores da besta e o fiel remanescente do Senhor que apresenta a última parte da mensagem do terceiro anjo: "Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé


| voltar | imprimir || voltar | imprimir |
| Índice | 01 | 02 || Índice | 01 | 02 |
Cap 2 - A SEGUNDA VINDA DE CRISTO
A Palavra de Deus tem muito a dizer em relação à segunda vinda de Cristo. Entretanto, o exato momento de Sua segunda vinda não será conhecido com antecedência. Será em uma época em que é menos esperada. Devemos esperar e estar prontos para a vinda do Senhor a qualquer momento.
I. O SENHOR VIRÁ NOVAMENTE
A. Nosso Senhor prometeu que virá novamente. João 14:3.
1. O Senhor veio uma vez e virá novamente.
2. Virá novamente porque prometeu retornar. Podemos confiar na Sua palavra.
3. Entre as últimas palavras que Ele falou para seu servo João, estão estas: "Certamente cedo venho" (Apoc. 22:20).

B. Os anjos declararam que Cristo virá novamente. Atos 1:8-11
1. Quando o Senhor foi levado para o céu, dois anjos declararam que Ele viria outra vez.
2. Deixaram claro que sua vinda deveria ser física e visível - não se fala de um retorno espiritual, como alguns nos têm feito acreditar.
a. Quando Cristo vier novamente, virá nas nuvens. Quando Cristo foi levado, "uma nuvem O recebeu..." (v.9).

b. Cristo virá novamente "assim como para o céu o vistes ir" v.11.
C. Os apóstolos ensinaram que Cristo virá novamente.
1. Isso é claramente ensinado no Evangelho de Mateus. Mateus 24:42-44.
2. João informa-nos, os crentes, que, quando Cristo aparecer novamente, seremos feitos como Ele. I João 3:1-2.
3. Tiago encoraja o crente a ser paciente na espera pela vinda do Senhor. Tiago 5:7-8.
4. Judas adverte que o Senhor virá em juízo sobre os descrentes. Judas 14,15.

II. NOSSO DEUS PROMETEU VIR EM PESSOA

A. Alguns tentam explicar a segunda vinda de Cristo dizendo que Ele virá quando um crente morrer.
1. Cristo encontrará o crente neste lado da morte, mas esse não é o significado da segunda vinda de Cristo, como é ensinado nas Escrituras.
2. Ele, que subiu ao céu, virá do céu em um instante. I Corintios 15:51-52; I Tessalonicenses 4:16-17.
B. Nosso Senhor virá do céu e se levantará novamente no último dia sobre essa Terra.
1. Jó sabia que veria encarnado o Filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo, que era seu Redentor, levantando-se em Seu corpo ressurgido sobre essa Terra. Jó 19:25.

2. Jó teve uma esperança gloriosa, de que tanto o corpo quanto a alma gozariam da presença do Senhor em Sua segunda vinda.
3. Jó sabia que naquele dia único ele veria Cristo em sua natureza humana com os seus próprios olhos humanos. Jó 19:26-27.
C. Cristo, que veio para este mundo pela primeira vez em humilhação, para redimir um povo por Si mesmo, certamente virá novamente em glória, para administrar e reinar, conforme Ele prometeu.
1. O único que foi exaltado pela mão direita do Pai como nosso Mediador e Intercessor virá novamente como Senhor de todos. Filipenses 2:9. Ele é o único Cristo, o Ungido do Senhor.
2. O tempo chegará quando todos o conhecerem como o Soberano de todos. vv. 10-11.
III. O PLANO TODO DA REDENÇÃO DEMANDA A SEGUNDA VINDA DE CRISTO. Hebreus 9:28
A. Cristo veio pela primeira vez como o Homem de sofrimentos para fazer a redenção do pecado. I Pedro 3:18.
B. Ele virá novamente para receber os Seus a Si mesmo. Tito 2:13-14.
1. Ele veio uma vez para oferecer-se como a expiação pelo pecado, e declarou-se que virá novamente sem uma oferta pelo pecado.
2. Veio a primeira vez para redimir um povo por meio de seu próprio sofrimento e morte, e virá novamente para reivindicar aqueles que comprou com seu próprio sangue. Apoc. 1:5-8.

3. Veio uma vez em que Seu calcanhar deveria ser ferido; virá novamente para quebrar a cabeça da serpente e governar todos os seus inimigos com uma vara de ferro.
4. Veio uma vez para vestir a coroa de espinhos; virá uma outra vez vestindo uma coroa de glória, referente ao Seu governo soberano sobre toda a terra como o Rei dos reis e o Senhor dos senhores. Apoc. 11:15; 17:14.
5. Quando Jesus vier novamente, ninguém cuspirá em seu rosto, mas todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Ele é o Senhor para a glória de Deus Pai.
6. O Cordeiro de Deus crucificado virá novamente e, embora as marcas dos pregos estejam visíveis, nenhum prego atará Suas mão à cruz; mas, ao contrário, Ele segurará o cetro da soberania universal, administrará e reinará por todo o sempre. Apoc. 19:11-16.
IV. A VOLTA DE CRISTO SE FARÁ EM DUAS FASES

A. Na primeira fase, Ele virá no ar por Seus. I Tessalonicenses 4:15-17.
B. Na segunda fase, Ele virá para a terra com Seus como um rei para conquistar e reinar. Zacarias 14:9; Apoc. 19:11; 20:1-5.

V. A SEGUNDA VINDA DE CRISTO É IMINENTE

A. Nosso Senhor virá em Seu próprio tempo.
B. Poderá vir a qualquer momento!
C. Ele nos adverte para estarmos prontos. Lucas 12:35-40.
1. Cingir o lombo significa estar pronto, ser ativo e diligente. v.35: I Pedro 1:13.
2. Deixar suas luzes acesas também significa estar pronto, guardando e antecipando a vinda do Senhor. Mateus 25:1-13.

ESCATOLOGIA - Doutrina das últimas coisas.

Em relação à volta do Senhor Jesus, a única unanimidade que há entre os teólogos é que ela acontecerá. Nos demais aspectos, são várias correntes defendidas. Cada um com sua teoria e opinião.
É praticamente impossível definir como será a volta do Senhor e os demais acontecimentos dos últimos dias. São os mistérios do Senhor!
A seguir, transcrevo as principais correntes defendidas pelos teólogos.

Os assuntos são:

I - A SEGUNDA VINDA DE CRISTO
II- O ARREBATAMENTO DA IGREJA
III- A TRIBULAÇÃO
IV- O MILÊNIO
V- OS JUÍZOS FUTUROS
VI- AS RESSURREIÇÕES
I - A SEGUNDA VINDA DE CRISTO

A. Posição Pós-milenista.

1- Significado:
A segunda vinda de Cristo se dará depois do milênio.
2- Ordem dos acontecimentos:
A parte final da Era da Igreja (i.e.. Os seus últimos mil anos) é o Milênio, que será uma época de paz e abundância promovida pelos esforços da igreja. Depois disso, Cristo virá. Seguir-se-á então uma ressurreição generalizada, e depois desta um juízo geral e a eternidade.
3- Método de interpretação:
A interpretação pós-milenista é amplamente espiritualizada no que tange a profecia. Apocalipse 20, todavia, será cumprido num reino terreno, estabelecido pelos esforços da igreja.

B. Posição Amilenista

1- Significado:
A Segunda vinda de Cristo se dará no fim da época da igreja e não existe um Milênio na Terra. Estritamente falando, os amilenistas crêem que a presente condição dos justos no céu é o Milênio, e que não há ou haverá um Milênio terrestre. Alguns amilenistas tratam a soberania de Cristo sobre os corações dos crentes como se fosse o Milênio.

2- Ordem dos acontecimentos:
A Era da Igreja terminará num tempo de convulsão, Cristo voltará, haverá ressurreição e juízo gerais e, depois, a eternidade.
3- Método de interpretação:
A interpretação amilenista espiritualiza as promessas feitas a Israel como nação, dizendo que são cumpridas na Igreja. De acordo com esse ponto de vista, Apocalipse 20 descreve a cena das almas nos céus durante o período entre a primeira e a segunda vinda de Cristo.

C. Posição Pré-milenista.

1- Significado:
A segunda vinda de Cristo acontecerá antes do Milênio.
2- Ordem dos acontecimentos:
A Era da Igreja termina no tempo da Tribulação, Cristo volta à Terra, estabelece e dirige seu reino por 1.000 anos, ocorrem a ressurreição e o juízo dos não-salvos, e depois vem a eternidade.
3- Método de interpretação:
O pré-milenismo segue o método de interpretação normal, literal, histórico-gramatical. Apocalipse 20 é entendido literalmente.
4- A questão do arrebatamento:
Entre os pré-milenistas não há unanimidade quanto ao tempo em que vai ocorrer o arrebatamento.

II. O ARREBATAMENTO

A- A Ocasião do Arrebatamento:

Pós-milenistas e amilenistas vêem o arrebatamento da igreja no final desta era e simultâneo com a segunda vinda de Cristo. Entre os pré-milenistas, há vários pontos de vista.

1. Arrebatamento pré-tribulacional:

A- Significado:

O arrebatamento da Igreja (i.e., a vinda do Senhor nos ares para os Seus santos) ocorrerá antes que comece o período de sete anos da tribulação. Por isso, a Igreja não passará pela Tribulação, segundo este ponto de vista.

B- Provas citadas:
-A promessa de ser guardada (fora) da hora da provação. (Ap 3.10)
-A remoção do aspecto de habitação no ministério do Espírito Santo exige necessariamente a remoção dos crentes. (2Ts 2)
-A tribulação é um período de derramamento da ira de Deus, da qual a Igreja já está isenta. (Ap 6.17, cf. 1Ts 1.10; 5.9)
-O arrebatamento só pode ser iminente se for pré-tribulacional. (1Ts 5.6)

2. Arrebatamento mesotribulacional:

A- Significado:

O arrebatamento ocorrerá depois de transcorridos três anos e meio do período da tribulação.

B- Provas citadas:
-A última trombeta de 1Co 15.52 é a sétima trombeta de Apocalipse 11.15, que soa na metade da tribulação.
-A Grande Tribulação é composta apenas dos últimos três anos e meio da septuagésima semana da profecia de Daniel 9.24-27, e a promessa de libertação da Igreja só se aplica a esse período. (Ap 11.2; 12.6)
-A ressurreição das duas testemunhas retrata o arrebatamento da Igreja, e sua ressurreição ocorre na metade da tribulação. (Ap 11.3,11)
3. Arrebatamento pós-tribulacional:

A- Significado:

O arrebatamento acontecerá ao final da Tribulação. O arrebatamento é distinto da segunda vinda, embora seja separado dela por um pequeno intervalo de tempo. A igreja permanecerá na terra durante todo o período da tribulação.

B- Provas citadas:
-O arrebatamento e a segunda vinda são descritos pelas mesmas palavras.
-Preservação da ira significa proteção sobrenatural para os crentes durante a tribulação, não libertação por ausência (assim como Israel permaneceu no Egito durante as pragas, mas protegido de seus efeitos).
-Há santos na terra durante a tribulação. (Mt 24.22)
4. Arrebatamento parcial:

A- Significado:

Somente os crentes considerados dignos serão arrebatados antes de a ira de Deus ser derramada sobre a terra; os que não tiverem sido fiéis permanecerão na terra durante a tribulação.

B- Provas citadas:
-Versículos como Hebreus 9.28, que exigem vigilância e preparo.
B- A Descrição do Arrebatamento:

1- Os textos:
1Ts 4.13-18; 1Co 15.51-57; Jo 14.1-3

2- Os acontecimentos:
-Descida de Cristo.
-A Ressurreição dos mortos em Cristo.
-A Transformação de corpos mortais para imortais dos crentes vivos na ocasião.
-O encontro com Cristo nos ares para a subida ao céu.
III. A TRIBULAÇÃO

A- Sua Duração:
É a 70ª semana de Daniel e, portanto, durará sete anos (Dn 9.27). A metade desse período é apresentada pelas expressões “42 meses” e “1.260 dias” (Ap 11.2,3)
B- Sua Distinção:
(Mt 24.21; Ap 6.15-17)
C- Sua Descrição:
-Julgamento sobre o mundo. As três séries de juízos descrevem esse julgamento (selos, Ap 6; trombeta, Ap 8-9; taças, Ap 16)
-Perseguição contra Israel. (Mt 24.9,22; Ap 12.17)
-Salvação de multidões (ap 7).
-Ascensão e domínio do anticristo (2Ts 2; Ap 13).
D- Seu Desfecho:

A tribulação terminará com a reunião das nações para a batalha de Armagedom e com o retorno de Cristo à terra (Ap 19).

IV. O MILÊNIO:

A- Definição:
O Milênio é o período de 1000 anos em que Cristo reinará sobre a terra, dando cumprimento às alianças abraâmica e davídica, bem como à nova aliança.
B- Suas Designações:
O Milênio é chamado de “reino dos céus” (Mt 6.10), “reino de Deus” (Lc 19.11), “reino de Cristo” (Ap 11.15), a “regeneração” (Mt 19.28), “tempos de refrigério” (At 3.19) e o “mundo por vir” (Hb 2.5).

C- Seu Governo:
-Seu cabeça será Cristo (Ap 19.16)
-Seu caráter. Um reino espiritual que produzirá paz, equidade, justiça, prosperidade e glória (Is 11.2-5).
-Sua capital será Jerusalém (2.3).
D- Sua Relação com satanás:

Durante este período satanás estará acorrentado, sendo liberto ao seu final, para liderar uma revolta final contra Cristo (Ap 20). Satanás será derrotado e lançado definitivamente no lago de fogo.

V. OS JUÍZOS FUTUROS

A- O Julgamento das Obras dos Crentes:
Tempo: Depois do arrebatamento da Igreja.
Lugar: No céu.
Juiz: Cristo.
Participantes: Todos os membros do Corpo de Cristo.
Base: Obras posteriores à salvação.
Resultado: Galardões ou perda de galardões.
Textos: 1Co 3.11-15; 2Co 15.10
B- O Julgamento das Nações (ou gentios):

Tempo: Na segunda vinda de Cristo.
Lugar: Vale de Josafá.
Juiz: Cristo.
Participantes: Os gentios vivos na época da volta de Cristo.
Base: Tratamento dos “irmãos” de Cristo, i.e., Israel.
Resultado: Os salvos entram no reino; os perdidos são lançados no lago de fogo.
Textos: Mt 25.31-46; Jl 3.2

C- O Julgamento de Israel:
Tempo: Na segunda vinda de Cristo.
Lugar: Na terra, no “deserto dos povos” (Ez 20.35).
Juiz: Cristo.
Participantes: Judeus vivos ao tempo da segunda vinda de Cristo.
Base: Aceitação do Messias.
Resultado: Os salvos entrarão no reino; os perdidos serão lançados no lago de fogo.
Textos: Ez 20.33-38
D- O Julgamento dos Anjos Caídos:

Tempo: Provavelmente depois do milênio.
Lugar: Não especificado.
Juiz: Cristo e os crentes.
Participantes: Anjos caídos.
Base: Desobediência a Deus ao seguirem a satanás em sua revolta.
Resultado: Lançados no lago de fogo.
Textos: Jd 6; 1Co 6.3
E- O Julgamento dos Mortos Não-Redimidos:

Tempo: Depois do Milênio.
Lugar: Perante o Grande Trono Branco.
Juiz: Cristo.
Participantes: Todos os não-salvos desde o principio da humanidade.
Base: O que faz serem julgados é a rejeição da salvação em Cristo, mas o fogo do juízo é a demonstração de que pelas próprias más obras merecem a punição eterna.
Resultados: O lago de fogo.
Textos: Ap 20.11-15

VI. AS RESSURREIÇÕES

A- A Ressurreição dos Justos:

(Lc 14.14; Jo 5.28,29)
-Inclui os mortos em Cristo, que são ressuscitados no arrebatamento da igreja (1Ts 4.16).
-Inclui os salvos durante os período da tribulação (Ap 20.4).
-Inclui os santos do A. T. (Dn 12.2 - Alguns crêem que serão ressuscitados no arrebatamento; outros pensam que isso se dará na segunda vinda). Todos estes são incluídos na primeira ressurreição.
B- A Ressurreição dos Ímpios:
Todos os não-salvos serão ressuscitados depois do milênio para comparecerem perante o Grande Trono Branco e serem julgados (Ap 20.11-15). Esta segunda ressurreição resulta na segunda morte para todos os envolvidos.

Extraído de “A Bíblia Anotada” Pg 1642-1644


O arrebatamento

“A VIAGEM SUPREMA...

, Aqueles que ainda estão vivos para contarem a história do ‘Projeto Desaparecimento’ tentarão em vão descrever o acontecimento que irá verificar os segredos mais antigos da palavra de Deus... ‘Lá estava eu, dirigindo pela estrada e, de repente, o lugar ficou uma loucura ... tinha carros indo a todas as direções ... e nenhum deles tinha motorista. Estava uma loucura total! Eu achava que era uma invasão do espaço!’” (Lindsey 124-125).

Esta é a descrição de Hal Lindsey do “arrebatamento”, um conceito extremamente popular entre os fundamentalistas evangélicos. O que a Bíblia ensina sobre a doutrina do “arrebatamento”?
A doutrina definida
Para responder esta pergunta, primeiro precisamos saber qual é a doutrina. Lindsey afirma o seguinte:
“Algum dia, um dia que apenas Deus sabe qual é, Jesus Cristo virá para levar embora aqueles que crêem nele. Ele virá para encontrar os verdadeiros crentes no ar... Será o final vivo. A viagem suprema.” (Ibid. 126)

“... nós acreditamos que a Bíblia distingue entre o arrebatamento e a segunda vinda de Cristo e .... eles não acontecerão simultaneamente.” (lbid.)
Então, de acordo com os pré-milenaristas (que acreditam num reinado futuro de Cristo na terra durante mil anos), não há apenas uma segunda vinda de Cristo, há uma segunda e uma terceira (e, na verdade, até uma quarta). A próxima vez que Jesus vier, dizem os pré-milenaristas, ele secretamente “arrebatará” (“apanhará”) os verdadeiros crentes. Ele ressuscitará os justos mortos. Mas os descrentes e os mortos perdidos permanecerão.
Termos chaves

Há algumas palavras bíblicas chaves associadas com esta doutrina que precisamos entender. O termo arrebatamento em si é derivado da versão Vulgata Latina de 1 Tessalonicenses 4:17 onde aparece a expressão “arrebatados”. De lá que parte a idéia de que os cristãos vivos na época da vinda de Cristo serão trasladados e arrebatados para encontrarem o Senhor no ar (Walvoord. 248).
Em 1 Tessalonicenses 4:17 a palavra grega “harpazo” é traduzida “arrebatados” na versão Almeida Revista e Atualizada. O termo significa “agarrar, apanhar”

(Arndt & Gingrich. 108). A palavra “vinda”, usada para descrever a vinda de Cristo (1 Tessalonicenses 4:15) é traduzida a partir da palavra grega “parousia”. Ela significa presença, vinda, chegada” (Ibid. 635). Sempre foi usada para presença literal (cf. Filipenses 2:12). Finalmente, a palavra “manifestação” usada para descrever a segunda vinda de Jesus (1 Timóteo 6:14), vem do grego “epiphaneia” (equivalente em português a epifania). Esta palavra refere-se a “uma manifestação visível de uma divindade escondida” (Ibid. 304).
A doutrina descrita

Há seis partes principais à doutrina pré-milenarista do arrebatamento:
A “segunda vinda” de Cristo é diferente de, e vem após, o “arrebatamento”: “... nós acreditamos que a Bíblia distingue entre o arrebatamento e a segunda vinda de Cristo e .... eles não acontecerão simultaneamente” (Lindsey 131).
 O arrebatamento será secreto: “...no arrebatamento, apenas os cristãos o verão — é um mistério, um segredo. Quando os crentes vivos são levados, o mundo será mistificado” (Ibid. 131).

 Apenas os justos serão ressuscitados na época do arrebatamento: os injustos serão ressuscitados no final “do milênio” (Ibid. 130-31).
 A igreja estará no céu por um período de sete anos (durante a Grande Tribulação): “ ...sua presença durante este período dos últimos sete anos na história depende completamente de você” (Ibid. 127).
 Os acontecimentos na terra continuarão: “Estes crentes serão removidos da terra antes da Grande Tribulação — antes daquele período da mais terrível pestilência, matança e fome que o mundo jamais conheceu” (lbid).
 Muitos serão levados a Cristo após tudo isso: “Nós precisamos entender que durante a Tribulação de sete anos haverá pessoas que se tornarão crentes naquela época” (Ibid. 132).

O que a Bíblia diz

A Bíblia usa as palavras “arrebatados” (harpazo), “vinda” (parousia) e “manifestação” (epiphaneia), de modo trocável, para descrever a segunda vinda de Cristo. O Senhor irá destruir o sem lei “pela manifestação (epiphaneia) de sua vinda (parousia)” (2 Tessalonicenses 2:8). Esta “vinda” (parousia) é na mesma hora que ele arrebatará os santos (1 Tessalonicenses 4:15,17). Jesus não voltará uma terceira e quarta vez; há apenas a segunda vinda. Estes acontecimentos, os cristãos sendo arrebatados e a segunda vinda de Cristo, não serão separados por 1007 anos (a “Grande Tribulação de sete anos seguida pelo reinado de 1000), como os pré-milenaristas afirmam, mas ambos acontecerão ao mesmo tempo.

Quando ele vier pelos santos, não será secreto. “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (1 Tessalonicenses 4:16).
Não haverá um período de 1007 anos entre a ressurreição dos justos e a ressurreição dos injustos. Todos os mortos serão ressuscitados ao mesmo tempo. “Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo” (João 5:28-29).

Os cristãos não vão ficar com o Senhor e depois voltar para a terra por mil anos. Vamos deixar esta terra para sempre quando ele voltar. “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4:16-17).

A palavra “assim” é um advérbio que significa “nesta maneira”. Desta maneira, no ar “estaremos para sempre com o Senhor”, não diz que apenas por sete anos estaremos com o Senhor.
Na sua vinda (parousia) a terra, até o universo, será destruída (1 Coríntios 15:20-24,50-54; 2 Pedro 3:1-12).
Não haverá uma segunda chance para ser salvo, pois na sua vinda todos serão julgados e receberão a eternidade no céu ou no inferno (Mateus 25:31-46).
A Bíblia não ensina a doutrina do pré-milenarismo do “arrebatamento”. Esta doutrina alimenta a esperança falsa de uma segunda chance depois da volta de Jesus. É uma parte integrante do sistema falso e materialista do pré-milenarismo. Quando Cristo voltar, este mundo chegará ao fim, todos nós seremos julgados e a eternidade começará.

“Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão” (2 Pedro 3:11-12).

O FINAL DOS TEMPOS

(Mateus 25:31) - E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
(Mateus 25:32) - E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
(Mateus 25:33) - E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
(Mateus 25:34) - Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

(Mateus 25:35) - Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
(Mateus 25:36) - Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
(Mateus 25:37) - Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
(Mateus 25:38) - E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?

(Mateus 25:39) - E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
(Mateus 25:40) - E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
(Mateus 25:41) - Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
(Mateus 25:42) - Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;

(Mateus 25:43) - Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
(Mateus 25:44) - Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?

(Mateus 25:45) - Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
(Mateus 25:46) - E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário