sábado, 6 de fevereiro de 2010

AS ESCRITURAS SAGRADAS E A SUA ORIGEM

COMO AS ESCRITURAS CHEGARAM ATÉ NÓS

A BÍBLIA NÃO FOI FEITA PELA VONTADE DE HOMEM NENHUM, MAS INSPIRADA PELA SOBERANIA E O PODER INFINITO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS. E, POR ISTO JAMAIS SERÁ IMITADA PELO HOMEM AQUI NA TERRA! A BÍBLIA É A PARAVRA VIVA DA VIDA.

A história de como a Bíblia chegou até nós, na forma em que a conhecemos, è longe e fascinante. Ela começa com os manuscritos originais, ou autógrafos como são às vezes chamados. Esses textos originais foram escritos por homens da antigüidade MOVIDOS PELO ESPÍRITO SANTO. ( II Tim. 3:16). - II Pe. 1:20:21).

Durante anos, os céticos declaram que Moisés não poderia ter escrito a primeira parte da Bíblia porque a escrita era desconhecida na época de ( 1.500 A C ). A ciência da arqueologia provou desde então que a escrita já era conhecida milhares de anos antes dos dias de Moisés. Os sumèrios já escreviam cerca de 4000 A.C., e os egípcios e babilônicos quase nessa mesma época.

MATERIAIS ANTIGOS DE ESCRITA

1) - PEDRA

Muitas inscrições famosas encontradas no Egito e Babilônia foram escritas em pedra. Deus deu a Moisés os dez Mandamentos escritos em tábuas de pedra (Ex. 34:11, 28.) Dois outros exemplos são a Pedra Moabita ( 850 AC. ) e a inscrição de Siloè ( 700 AC ) encontrada no túnel de Ezequias, junto ao tanque de Siloè 700 AC.

2) - ARGILA

O material de escrita predominante na Assíria e Babilônia era a argila preparada em pequenos tabletes e impressa com símbolos em forma de cunha chamados de escrita cuneiforme, e depois assada em um forno ou seca ao sol . Milhares desses tabletes forram encontrados pelas pás dos arqueólogos.

3) - MADEIRA

Tàboas de madeira foram bastante usadas pelos antigos para escrever, durante muitos séculos, a madeira foi a superfície comum para escrever entre os gregos. Alguns acreditam que este tipo de material de escrita è mencionado em Isaias 30:8 - Habacuque 2:2.

04) – COURO

Talmude judeu exigia especificamente que as Escrituras fossem copiadas sobre peles de animais, sobre couro. È praticamente certo, então que Antigo Testamento foi escrito em couro.. Eram feitos rolos, costurando juntas as peles que mediam de alguns metros a 30, perpendiculares ao rolo. Os rolos, entre 26 e 70 cm de altura, eram enrolados em um ou dois pedaços de madeira.

05) - PAPIRO

È quase certo que o Novo Testamento foi escrito sobre papiro, por ser este material de escrita mais importante na época. O papiro è feito cortando-se em tiras seções delgadas de cana de papiro, empapando-as em vários banhos de água , e depois sobrepondo-as umas as outras para formar folhas. Uma camada de tiras era colocada por sobre a primeira, e depois as punham numa prensa, a fim de aderirem uma às outras. As folhas tinham de 15 a 38 cm de altura 8 a 23 cm de largura. Rolos de qualquer comprimento eram preparados colocando juntas as folhas. Geralmente mediam cerca de 10m de comprimento

6 - VELINO OU PERGAMINHO

Velino começou a predominar mediante os esforços do rei Eumenes II, de Pèrgamo ( 197-198 A.C. ) Ele procurou formar sua biblioteca, mas o rei do Egito cortou o seu suprimento de papiro, sendo–lhe necessário obter um novo processo para o tratamento de peles. O resultado è conhecido como velino ou pergaminho. Embora os termos sejam usados intercambialmente, o velino era preparado originalmente com a pele de bezerros e antílopes, enquanto o pergaminho era de pele de ovelhas e cabras.

Obtinha-se assim um couro de excelente qualidade, preparado especial e cuidadosamente para receber escrita de ambos os lados. Este tipo de material foi utilizado centenas de anos antes de Cristo e, por volta do século IV A. D., ele suplantou o papiro quase todos os manuscritos conhecidos são em velino.

IDIOMAS USADOS

1) - HEBRAICO

Quase todos os 39 livros do Antigo Testamento foram escritos em hebraico. As letras tipo bloco eram escritas em maiúsculas, sem vogais, sem espaços entre as palavras, frases ou parágrafos, e sem pontuação. Os pontos das vogais foram acrescentados mais tarde (entre 500 e 600 A C.) pelos eruditos massoratas. O hebraico è conhecido como um dos idiomas semíticos.

2) - ARAMAICO

Um idioma aparentado com o hebraico, o Aramaico tornou-se a língua comum na Palestina depois do cativeiro babilônico ( 500 AC ) Algumas partes do antigo testamento foram escritas nesse idioma: uma palavra designando nome de lugar em Gênesis 31:47 um versículo em Jeremias 10: 11, cerca de seis capítulos no livro de Daniel ( 2:4b - 7:28 ) e vários capítulos em Esdras ( 4:8 – 6:18 -

12-26 ). Aramaico continuou sendo o vernáculo da Palestina durante vários séculos. Temos assim algumas palavras aramaicas preservadas para nós no Novo Testamento: Talitha Cumi ( Menina, levanta-te) em Marcos 5:41 Ephphatha ( abre-te ) em Marcos 7:34 - Eli, Eli Lama sabchathani ( Deus meu, porque me desamparastes ), em Mateus 27:46. Jesus se dirigia habitualmente a Deus como abba (Aramaico – ( Pai ) Note a influencia disto em Romanos 8:15 e Gàlatas 4:6. Outra frase comum dos primeiros cristãos era Maranata ( ( ( vem Senhor Jesus ), em I Corìntios 16:22.

3) - GREGO

Apesar de Jesus falar Aramaico, o Novo testamento foi escrito em grego - COINE A MÃO DE DEUS PODE SER VISTA NISTO, PORQUE O GREGO ERA O IDIOMA INTERNACIONAL DO SÈCULO I tornando assim possível a divulgação do evangelho através de todo o mundo, assim conhecido.

4) - CONCLUSÃO:
Toda a escritura é divinamente inspirada através do Espirito Santo, é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça (com retidão). II Tim. 3:16 - Disse o Senhor Jesus: examinai as escrituras, pois elas de mim testificam, procurai nelas encontrar a vida Eterna! Joâo 5:39.

AS ESCRITURAS SÃO REALMENTE CONFIÁVEIS?

A BÍBLIA NÃO FOI FEITA PELA VONTADE DE HOMEM NENHUM! MAS SIM, INSPIRADA PELA SOBERANIA E O PODER INFINITO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS. E, POR ISTO JAMAIS SERÁ IMITADA’ PELO HOMEM AQUI NA TERRA! A BÍBLIA É A PARAVRA VIVA DA VIDA!

OS QUE OBSERVAM COM ATENÇÃO AS ESCRITURAS, VERDADEIRAMENTE SÃO ABENÇOADOS. LUC. 11: 2.

ONDE ESTIVER DOIS OU TRÊS EM MEU NOME "NA PALAVRA" EU AI ESTOU NO MEIO DELES - MAT. 18:20.

Quando você ler sua Bíblia, hoje, lembre-se de que ela contém “o evangelho de Jesus Cristo”

Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde (Salmo 3:4

126 - BUSQUE AS ESCRITURAS COM UM CORAÇÃO HONESTO E PURO,. ACEITE A PALAVRA DE DEUS ,MESMO QUE ELA DISCORDE DE VOCÊ;
108 - NÃO TE ESQUEÇAS DA MINHA LEI, E NO TEU CORAÇÃO GUARDE OS MEUS MANDAMENTOS. ROM. 03:01!

105 - A PALAVRA DE DEUS PRODUZ BENÇÃOS, E MUITA PAZ PARA SUA VIDA. E NA VIDA DAQUELES QUE A OBEDECEM.

81 -EM VERDADE VOS DIGO, QUE AQUELE QUE CRER EM MIM E GUARDAR A MINHA LEI, FARÁ AS OBRAS QUE EU FAÇO E AINDA MAIORES JO. 14:12.

BUSQUE AS ESCRITURAS COM UM CORAÇÃO HONESTO E PURO

OS MISTÉRIOS DAS ESCRITURAS SAGRADAS

OLHE OS MISTÉRIOS DO SENHOR DEUS, AS ESCRITURAS INICIARAM A SER ESCRITAS EM TORNO DE 500 ANOS APÓS A CRIAÇÃO DO MUNDO, ESCRITO COM TINTA DA ÉPOCA, SEM A TECNOLOGIA DE HOJE, EM PEDRA, ARGILA, PERGAMINHO, EM CÔUROS, PAPIRO E GUARDADOS EM ROLOS, EM TÚNEIS SUBTERRÂNEO, HOUVE ALGUNS QUE FORAM ENCONTRADOS NO ANO 500 ANTES DE CRISTO NO MAR. NOS DIAS DE HOJE JÁ FORAM ENCONTRADOS ALGUMA COISA HISTÓRICA SAGRADA ESCONDIDA EM BAIXO DA TERRA ATRAVÉS DOS ARQUEÓLOGOS.

PORQUE A TINTA NÃO APAGOU? PORQUE OS PERGAMINHOS E CÔUROS NÃO APODRECERAM? NOS DIAS DE HOJE POUCAS FÁBRICAS DE CANÊTAS E DE TINTA, PRODUZEM TINTA QUE DURAM MUITO TEMPO, ALGUMAS DURAM APENAS UM A ANO. PORQUE OS ESCRITOS SAGRADOS NÃO APAGARAM? COM DURAÇÃO DE MILHARES E MILHARES DE ANOS?

É PORQUE O SENHOR DEUS TEM UM PROPÓSITO NA VIDA DE CADA UM DOS MORADORES DA TERRA, SÓMENTE ATRAVÉS DESTES ESCRITOS SAGRADOS, QUE PODERÍAMOS SABER SE DEUS EXISTE! POR ISTO QUE TUDO ISTO ACONTECEU MISTERIOSAMENTE. ´

PORQUE DEUS TEM MUITO INTERESSE QUE TODOS CONHEÇAM A ELE E O SEU PODER, A SUA GLÓRIA, E AS SUAS PALAVRAS. E POR ISTO TODA ESCRITURA É EXPRESSAMENTE ESCRITA SEM ERROS E SEM ENGANOS CONTRADIÇÕES, NINGUÉM SE ATREVERÁ MUDAR UM (TIL) E NEM UM (I) DESTA LEI ATÉ QUE VENHA O FIM. PORQUE DEUS NÃO TERÁ POR INOCENTE, AQUELE QUE NÃO ACREDITAR NAS ESCRITURAS SAGRADAS. POIS TUDO FOI FEITO INSPIRADO PELA SOBERANIA E O PODER DO ESPIRITO SANTO. E NÃO SENDO PELA VONTADE DE HOMEM NENHUM.

Vejam só, aquele povo que saíram do Egito através de Moisés, eram em torno de dois milhôes e novecentos, que atravessaram o mar vermelho, andaram durante 40 anos sem sofrer as intempéries do tempo no deserto, calor intenso durante ao dia, e muito frio durante a noite. Pois o Senhor Deus enviava uma nuvem densa durante ao dia para o sol não afligir o povo e a noite enviava calor, para diminuir o frio. E Deus os livravam dos animais bravios e cobras venenosas que há no deserto

Alimentaram de boa comida, vindo diretamente dos céus, (manjar). Beberam água o quanto foi necessário. Não precisaram de trocar as roupas, e nem de tomar banho, e nem ficaram com odôr fétido. As suas sandálias não gastaram, as suas roupas não rasgaram,. Vejam só como é grande e maravilhoso o poder do Senhor Deus!

Sabem porque isto tudo aconteceu? Pelo poder do Deus Eterno, e porque ele precisava que isto acontecesse. As escrituras foram editadas em espaços de muitos anos, durante vários séculos, e que foi preciso mais de 40 pessoas sábias para escrever em um espaço de muito tempo.

O Senhor Deus Escreveu a primeira lei em tábuas de pedra, porque ele sabia que estes mandamentos iriam valer até o último dia, por isto não poderia perder as características da escrita.

OS QUE OBSERVAM COM ATENÇÃO AS ESCRITURAS, VERDADEIRAMENTE SÃO ABENÇOADOS. LUC. 11: 2.

ONDE ESTIVER DOIS OU TRÊS EM MEU NOME, EU AI ESTOU NO MEIO DELES - MAT. 18:20.

Quando você ler sua Bíblia, hoje, lembre-se de que ela contém “o evangelho de Jesus Cristo”

Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde (Salmo 3:4

AS ESCRITURAS SAGRADAS

A Bíblia foi escrita num período muito longo, aproximadamente 1500 anos. São diversos autores, são mais de 40 homens ungidos pelo Espírito Santo, eram pessoas de todas as classes sociais, do humilde ao nobre. Desde a sua finalização, Já são quase 2 mil anos. Apesar dos milênios, continua na sua forma original. Com certeza, é a mão do Senhor na sua preservação.

É um livro especifico para o povo de Deus. O ímpio a encara como mais uma literatura e não dão a devida credibilidade às suas informações. Ela foi escrita para os eleitos! E para aceita-la é necessário crer integralmente em suas informações. É um Livro de Fé, para um povo de Fé.

Explicá-la e praticamente desnecessário. Entende-la, não depende de uma boa formação cultural, de sabedoria, ou mesmo dominar sua língua original. Na verdade apenas aceita-se seus princípios, sem questioná-los!
É a única fonte reveladora de Deus, Sua vontade e propósitos para Seus filhos. Aos que querem viver em comunhão com o Eterno, precisam conhecê-la e meditar em suas verdades.

A seguir forneço diversos textos, nos quais podemos ver, o que a Bíblia diz a seu próprio respeito. Medite.

A Bíblia tem sua origem no coração do Senhor e segundo o Espírito Santo foi revelada a homens puros:

É inspirada por Deus (2Tm 3.16)
e pelo Espírito Santo (At 1.16; Hb 3.7; 2Pe 1.21),
o Senhor Jesus mostrou sua eficácia ao citá-la diversas vezes ( Mt 4.4; Mc 12.10; Jo 7.42)
além de usá-la para ensinar seus seguidores (Lc 24.27).
Isto é o suficiente para jamais a colocarmos em dúvida. Na sua leitura constatamos que é chamada inúmeras vezes de Palavra de Deus e de Cristo (Tg 1.21; 1Pe 2.2; Lc 11.28; Hb 4.12; Cl 3.16).

São muitos os termos usados pelo Senhor para denominá-la, veja alguns:

Palavra da Verdade ( Tg 1.18);
Escrituras (Dn 10.21; Rm 1.2; 2Tm 3.15);
Livro do Senhor e da Lei ( Sl 40.7; Ap 22.19; Is 34.16; Ne 8.3; Gl 3.10);
Lei do Senhor (Sl 1.2; Is 30.9);
Espada (Ef 6.17);
Oráculos do Senhor (Rm 3.2; 1Pe 4.11).

Em seu conteúdo encontramos informações diversas, entre elas:

As promessas do evangelho (Rm 1.2);
Leis, Estatutos e Juízo (Dt 4.5,14; Ex 24.3,4);
Profecias (2Pe 1.19-21);

Testemunho a respeito de Cristo ( Jo 5.39; At 10.43; 18.28;1Co 15.3).
A Bíblia é auto-suficiente, ela se explica em suas próprias paginas, sendo desnecessária qualquer outra literatura para fazer-se entender. Ela é completa (Lc 16.29,31) e o suficiente para nos guiar sem erros (Pv 6.23; 2Pe 1.19) em direção à salvação pela fé (2Tm 3.15).

Os seus ensinamentos são descritos como:

Puros ( Sl 12.6; 119.140; Pv 30.5);
Eternos (Sl 119.160; Jo 17.17);
Perfeitos (Sl 19.7);
Preciosos ( Sl 19.10; Hb 4.12).
E foram escritos para nossa Instrução e Conhecimento (Rm 15.4) são direcionados a todos os homens (Rm 16.26), este porém, não devem subtrair ou adicionar nada ao seu conteúdo (Dt 4.2; 12.32).

A finalidade principal dos seus ensinamentos é:

Regenerar (Tg 1.18; 1Pe 1.28; Sl 19.7);
Vivificar (Sl 119.50,93);
Iluminar (Sl 119.130);
Santificar (Jo 17.17; Ef 5.26);
Produzir Fé (Jo 20.31);
Conceder Esperança ( Sl 119.49; Rm 15.4);
Levar à obediência (Dt 17.19,20);
Purificar (Jo 15.3; Ef 5.26; Sl 119.9);
Dá crescimento (1Pe 2.2);
Edificar (At 20.32; 1Ts 2.13);
Aconselhar (Sl 19.11; 1Co 10.11);
Consolar (Sl 119.82; Rm 15.4);
Alegrar (Sl 19.8; 119.111).

No entanto, estes ensinamentos serão verdadeiramente entendidos apenas por aqueles que se deixam envolver pelo Espírito do Senhor; os demais, que não possuem o Espírito não conseguem entende-la ou aceita-la (Jo 6.63; 2Co 3.6) e a sua ignorância os leva ao erro (Mt 22.29; At 13.27). O Senhor Jesus e o Espírito Santo, nos capacitam a entende-la e a aceitá-la sem questionamentos (Lc 24.45; Jo 16.13; 1Co 2.10,14). Os homens que foram transformados em novas criaturas devem observar seus ensinamentos e aceitá-los. É fonte de vida e crescimento na comunhão com o Eterno.

Ela é:

Padrão de Vida ( 1Pe 4.11);
Dignas de aceitação ( Jo 2.22);
Lida (Dt 17.19; 31.11-13; Ne 8.3; Is 34.16; Jr 36.6; At 13.15);
Conhecida (2Tm 3.15);
Palavra de Deus (1Ts 2.13);
Digna de Meditação diariamente (At 17.11);
Guardada no coração (Dt 6.6; 11.18);

Ensinada às crianças (Dt 6.7; 11.19; 2Tm 3.15);
Ensinada a todos (2Cr 17.7-9; Ne 8.7,8);
Sempre nos lábios (Dt 6.7);
Digna de obediência (Mt 7.24; Lc 11.28; Tg 1.22);
Usada contra os inimigos ( Mt 4.4,7,10; Ef 6.11,17).
Vivendo assim, as vitórias são certas.

É um dever do servo:

Amar ( Sl 119.97,113,159,167);
Sentir prazer em sua leitura (Sl 1.2);
Desejá-la (Sl 119.82);
Admira-la (Sl 119.161; Is 66.2);
guardá-la na mente (Sl 119.16);
Guardá-la no coração (Sl 119.11);

Esperar nela (Sl 119.74,81,147);
Meditar (Sl 1.2; 119.99,148);
Confiar (Sl 119.42);

obedecê-la ( Sl 119.67; Lc 8.21; Jo 17.6);
Clamar pelas suas promessas (Sl 119.25,28,41,76,169);
Os que a observam são abençoados (Lc 11.28; Tg 1.25).

Os homens que continuam a viver segundo a carne, impulsionados pelo maligno são inimigos da palavra e para estes os seus ensinamentos são nulos (Mc 7.9-13), rejeitados (Jr 8.9) e não obedecidos (Sl 119.158).

Amados irmãos, sem equívocos a Bíblia deve ser observada e seus ensinamentos praticados no dia-a-dia. A meditação em suas verdades nos aproxima e nos faz semelhantes ao Criador.

Elias R. de Oliveira
Fonte de pesquisa: Bíblia vida Nova

EVIDENCIAS A DOCUMENTAÇÃO DA BÍBLIA

Há atualmente muitos que têm a impressão de que as Bíblias que temos hoje em dia não são fiéis aos documentos originais. Além do mais, há alguns que ainda pensam que os seus vários livros não foram escritos quando esses próprios livros declaram ter sido escritos. Algumas pessoas pensam que os Evangelhos, por exemplo, não foram relatos de testemunhas oculares como declaram ser, mas são antes narrativas míticas escritas muito mais tarde de modo a estabelecer a doutrina dos cristãos.

Perseguindo este tipo de questão, não estamos tentando estabelecer se a Bíblia é inspirada, mas se é autêntica: se o texto é fiel ao original, e se os livros originais foram escritos quando eles declaram ter sido. Neste artigo, olharemos para algumas das evidências que podem nos ajudar a responder a este tipo de questão.

Para se entender a evidência para a Bíblia, é necessário ter-se uns poucos conhecimentos. Primeiro, sabemos que a Bíblia é uma coleção de livros escritos num período de alguns séculos por aproximadamente 40 diferentes autores. Estes livros são divididos em duas seções principais, que chamamos o Velho e o Novo Testamento. Há um período de centenas de anos entre a escrita do último livro do Velho Testamento e o primeiro livro do Novo Testamento.

Os estudiosos que se ocupam das questões relacionadas com a autenticidade da Bíblia aplicam a ela exatamente os mesmos testes que aplicam a todos os documentos antigos (ainda que tendam a aplicá-los um pouco mais rigorosamente a um livro que se declara ser inspirado por Deus).

Estes testes cobrem uma variedade de assuntos, incluindo tanto evidência interna quanto externa. Evidência interna é a que pode ser determinada olhando-se dentro das páginas dos próprios livros. Evidência externa inclui evidência arqueológica e científica, evidência histórica e cultural, e evidência do manuscrito, que é um documento escrito à mão.

Para nossos propósitos correntes, um manuscrito é um documento escrito antes do advento do processo de impressão mecânico (cerca de 1450 d.C.). Por causa das circunstâncias da escrita da Bíblia, o estudo da evidência do manuscrito é geralmente dividida em duas áreas separadas, uma para cada Testamento. No interesse do espaço disponível, examinaremos alguma evidência somente do Novo

Toda a escritura é divinamente inspirada através do Espirito Santo, é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça (com retidão). II Tim. 3:16 - Disse o Senhor Jesus: examinai as escrituras, pois elas de mim testificam, procurai nelas encontrar a vida Eterna! JO. 05: 39

OS QUE OBSERVAM COM ATENÇÃO AS ESCRITURAS, VERDADEIRAMENTE SÃO ABENÇOADOS. LUC. 11: 2.

ONDE ESTIVER DOIS OU TRÊS EM MEU NOME, EU AI ESTOU NO MEIO DELES - MAT. 18:20.

Quando você ler sua Bíblia, hoje, lembre-se de que ela contém “o evangelho de Jesus Cristo”

Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde (Salmo 3:4

126 - BUSQUE AS ESCRITURAS COM UM CORAÇÃO HONESTO E PURO,. ACEITE A PALAVRA DE DEUS ,MESMO QUE ELA DISCORDE DE VOCÊ;

108 - NÃO TE ESQUEÇAS DA MINHA LEI, E NO TEU CORAÇÃO GUARDE OS MEUS MANDAMENTOS. ROM. 03:01!

105 - A PALAVRA DE DEUS PRODUZ BENÇÃOS, E MUITA PAZ PARA SUA VIDA. E NA VIDA DAQUELES QUE A OBEDECEM.

81 - EM VERDADE VOS DIGO, QUE AQUELE QUE CRER EM MIM E GUARDAR A MINHA LEI, FARÁ AS OBRAS QUE EU FAÇO E AINDA MAIORES JO. 14:12.

Alimentaram de boa comida, vindo diretamente dos céus, (manjar). Beberam água o quanto foi necessário. Não precisaram de trocar as roupas, e nem de tomar banho, e nem ficaram com odôr fétido. As suas sandálias não gastaram, as suas roupas não rasgaram,. Vejam só como é grande e maravilhoso o poder do Senhor Deus!

Sabem porque isto tudo aconteceu? Pelo poder do Deus Eterno, e porque ele precisava que isto acontecesse. As escrituras foram editadas em espaços de muitos anos, durante vários séculos, e que foi preciso mais de 40 pessoas sábias para escrever em um espaço de muito tempo.

O Senhor Deus Escreveu a primeira lei em tábuas de pedra, porque ele sabia que estes mandamentos iriam valer até o último dia, por isto não poderia perder as características da escrita.

O LIVRO MAIS IMPORTANTE E O MAIS VENDIDO DO MUNDO (BÍBLIA)


A Origem Da Bíblia

Um dos aspectos mais maravilhosos deste Livro invulgar é como ele chegou às nossas mãos. Estudaremos a autoria, ou a inspiração da Bíblia e como ela foi conservada através dos séculos.

1. A Autoria Divina Da Bíblia

À medida que folheamos e lemos a Bíblia, nós podemos observar que do começo ao fim ela se apresenta como se tivesse realmente sua origem em Deus, fazendo esta afirmação ousada mais de 3.800 vezes em sua primeira divisão principal, o Velho Testamento (Levítico 19.1;

Isaías 1.10. e Ezequiel 1.1,3, etc.). A segunda divisão principal, o Novo Testamento, confirma a autoria Divina do Velho Testamento (Mateus 5.18; 2 Timóteo 3.16 e 1 Tessalonicenses 2.13), e também alega que os escritos nele contidos foram orientados pelo Espírito Santo de Deus (1 Coríntios 2.13 e 2 Pedro 1.21).

Ao fazer estas afirmações, a Bíblia afirma ser a história dos tratos de Deus com o homem e o registro da Vontade Divina para o ser humano. Um de seus principais propósitos é ensinar, repreender, corrigir e educar na justiça a fim de que "o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (2 Timóteo 3.16-17).

A Bíblia não foi escrita por Deus no sentido Dele ter redigido cada palavra da mesma, mas por ter sido unicamente Ele que orientou os escritores a fim de que o seu conteúdo fosse verídico. Isto leva a perguntar: "Quais são as evidências de que essas tão faladas afirmações da Bíblia são verdadeiras?" Damos a seguir algumas delas.

Ao estudar estas evidências é preciso entender que ninguém pode provar a Autoria Divina da Bíblia como se prova que 2+2=4. Em Sua sabedoria, Deus providenciou para que o homem O aceite e à Sua Palavra mediante a fé (Hebreus 11.6). "Andamos por fé e não pelo que vemos" (2 Coríntios 5.7). Os ateus e não-cristãos podem ridicularizar esse tipo de fé, mas eles também vivem pela fé.

A sua fé é que Deus não existe, ou que a Bíblia não é a Palavra de Deus. A questão é a seguinte: "Qual é a fé mais razoável? Que fé se baseia no peso da evidência: a dos cristãos ou a dos não-cristãos?" Verifiquemos algumas provas da autoria divina da Bíblia.

A. O Verdadeiro Retrato De Deus Na Bíblia

Como Criador. Existem muitas teorias estranhas sobre como surgiu o universo físico, a terra, o sol, as estrelas, os planetas e todas as formas de vida. A Bíblia dá entretanto a explicação mais razoável. Ela afirma que Deus criou o nosso universo (Gênesis 1.1-31; Atos 14.15-17 e Romanos 1.20).

Muitas outras correntes de pensamento nem sequer tentam dar uma explicação para a origem do universo, mostrando assim a extrema fragilidade de seus argumentos ao ignorar, ou confessar ignorância sobre esta questão básica da vida. Trata-se, todavia, de uma questão que não pode ser posta de lado. O começo do universo fica patenteado pelo fato de que ele terá um fim.

Os cientistas dizem que a terra está se desintegrando e suas riquezas estão se esgotando, que o sol está se queimando e que as estrelas estão desaparecendo dos céus. Alguma força, ou Alguém deve existir que tenha dado o impulso inicial a esses corpos celestes.

Se você entrasse subitamente num quarto vazio e visse um pião girando rápido no chão, que aos poucos tosse diminuindo a sua velocidade e depois parasse, o que concluiria? Que ele estivera sempre girando até você entrar? Não, a explicação mais razoável seria que alguém tivesse entrado no aposento antes de você chegar e feito girar o pião. Esta seria a sua conclusão

lógica mesmo que nada soubesse sobre esse alguém, ou quem iniciou sua vida. A única conclusão racional que podemos tirar com respeito à origem do universo é também esta. A Bíblia concorda com as teorias humanas no sentido de que o universo teve de originar-se de uma Grande Força, e a sinceridade e desejo da Bíblia de falar sobre este assunto testemunham o fato de que ela é a Palavra de Deus.

Como Arquiteto. A Bíblia também concorda com as mais aperfeiçoadas teorias humanas e com a melhor evidência possível, que a estrutura complexa do universo só pode ter sido projetada por um cérebro superior com um propósito definido, um Arquiteto Divino. (Ler de novo Gênesis 1.1-31 e Romanos 1.20 ) A ciência afirma que terra e o sol estão justamente na relação adequada para manter a vida.

Se a terra estivesse um pouco mais próxima do sol ficaria completamente queimada, e um pouco mais longe iria congelar-se. Por outro lado, se a terra não girasse com exata precisão, um lado queimaria com o calor do sol e o outro iria gelar.

Estas coisas aconteceram por acaso? Foi o acaso que estabeleceu todas as leis naturais? Apenas o acaso fez surgir as formas complexas de vida sobre a terra e a poderosa mente do homem? Seria da mesma forma "razoável" alguém dizer que (1) por simples acaso as matérias-primas se reuniram e formaram um relógio, e (2) por acaso, algum dia, o relógio irá reproduzir-se e pensar como um homem.

Não é muito mais sensato concordar com a Bíblia que foi Deus e não o acaso que criou nosso universo e deu-lhe essa tão extraordinária estrutura, de conformidade com os seus propósitos? As claras e belas verdades ensinadas na Bíblia a respeito de Deus como Criador e Arquiteto de nosso universo confirmam a sua inspiração.

B. Os Ensinamentos Verdadeiros Da Bíblia

A Bíblia já foi analisada por moralistas, psicólogos, educadores, sociólogos, teólogos, historiadores e cientistas, e em cada um destes campos de estudo foi considerada exata e de acordo com os melhores princípios neles contidos. Ela é com toda justiça o mais aperfeiçoado guia moral do mundo moderno.

Só em época recente a Psicologia, uma ciência moderna, "descobriu" princípios de saúde mental que a Bíblia vem ensinando há séculos. Uma quantidade enorme de livros se dedica à análise dos métodos de ensino usados por Jesus, o Mestre dos Mestres. Muitas outras religiões adotaram os conceitos Bíblicos a respeito da Natureza básica de Deus, do homem, do mundo, do bem e do mal, e da salvação.

De acordo com as melhores fontes da antigüidade, os pergaminhos antigos e as descobertas arqueológicas, a Bíblia é historicamente exata. Ela também concorda muito mais com os fatos da ciência moderna do que os mitos das civilizações do passado. Por exemplo, os cientistas modernos acham que a ordem da criação descrita em Gênesis 1 é exatamente a mesma revelada nas camadas da terra.

Como poderiam homens simples e sem cultura, que viveram de 1900 a 3400 anos atrás, escrever um tão maravilhoso trabalho, extraordinário e verdadeiro no que diz respeito á moral, psicologia, educação, sociologia, religião, história e ciência? O fato deste Livro proclamar de ponta a ponta ser a Palavra Inspirada de Deus é também extremamente significativo. Se é verdadeiro em tantos aspectos, poderia ser falso quanto à sua própria Natureza?

Poderia o maior guia moral do mundo ser também o maior mistificador da humanidade? Se fosse esse o caso a Bíblia não seria uma bênção, mas uma maldição para todos os que nela crêem, e que sacrificam pátria, família, fortuna e vida para seguir os seus preceitos. A própria verdade dos ensinamentos da Bíblia é com certeza uma forte evidência da sua inspiração.

C. Unidade E Consistência Da Bíblia

Deus não se contradiz nem é inconsistente. O mesmo se aplica à Bíblia. Embora escrita por cerca de 40 homens, num período de aproximadamente 1500 anos, a Bíblia é um Livro consistente. Reis, profetas, pastores. fazendeiros, pescadores, coletores de impostos, médicos, generais, homens ricos, pobres, com e sem cultura, escreveram os 66 Livros da Bíblia sobre os magníficos temas de Deus, do homem, da natureza, do nosso mundo futuro, do propósito da história, da moralidade e da salvação.

Ainda assim, seus escritos são completamente harmoniosos, o seu conteúdo se desenvolve de maneira homogênea, o que seria uma impossibilidade sem a orientação unificadora de Deus.

D. A Indestrutibilidade Da Bíblia

Jesus disse "Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão" (Marcos 13.31; ver também 1 Pedro 1.23-25) A Bíblia tem sido mais atacada do que qualquer outra obra que o mundo conhece. O imperador romano Deocleciano (301-304 d.C.), pensou que tinha destruído a Bíblia por meio de uma terrível perseguição. Entretanto, sua grandiosa tumba vem sendo ironicamente usada como igreja há mais de mil anos!

Voltaire, conhecido agnóstico francês, afirmou no século XVIII que no decorrer de cem anos a Bíblia seria um Livro esquecido. A Sociedade Bíblica de Genebra ocupa hoje a casa que foi dele e a Bíblia é o Livro mais vendido do mundo. Em 1981, a Academia Francesa de Ciência apresentou 51 "fatos" que supostamente refutavam a Bíblia, mas hoje não se considera verdadeiro nenhum desses fatos.

Essas foram algumas das tentativas para destruir a Bíblia. Ela já foi examinada, criticada e atacada severamente de todas as direções, mas o tempo continua a provar que cada golpe é injusto, falso e vão como disse Pedro "a Palavra do Senhor, porém, permanece eternamente" (1 Pedro 1.25)


E. Profecias Exatas Da Bíblia

As profecias da Bíblia referem-se principalmente a vinda de Cristo. Damos a seguir algumas delas. Note o significado dessas profecias. Quase todos os aspectos da vida de Cristo foram preditos muito antes de sua vinda.

Por exemplo, a profecia de Isaías 53 prediz no verso 2 a humanidade de Jesus, no verso 3 a Sua rejeição, nos versos 4 a 6 o Seu sacrifício pelos pecados da humanidade, nos versos 7 e 8 o Seu julgamento, nos versos 8 e 9 a Sua morte com os maus (os dois ladrões) e o Seu enterro com os ricos (no túmulo do homem rico, José de Arimatéia) e nos versos restantes do capítulo, a profecia é ainda ampliada. Como pôde Isaías pintar tão belo e tão completo quadro de Jesus no ano 700 antes de Cristo?

Este é apenas um exemplo da lista. Todas as profecias a respeito de Cristo são evidências fortes quanto à Inspiração da Bíblia, mesmo sem considerar o fato de que muitas outras profecias também fazem parte dela.

Profecias Sobre Cristo

Todas as profecias mencionadas abaixo foram feitas de 1.400 a.C. a 420 a.C., tendo sido cumpridas durante o século 1 d.C.

Onde são escritas
As Profecias
Onde são Cumpridas

Gênesis 49.10

Jeremias 23.5
Sua Ascendência

Da tribo de Judá

Da linhagem de Davi

Mateus 1.2-3

Mateus 1.6

Miquéias 5.2

Isaías 7.14
Seu Nascimento

Em Belém

De uma virgem

Mateus 2.1

Mateus 1.18-23

Isaías 40.3

Malaquias 4.5-6
Seu Precursor

Voz no deserto

Como Elias

Mateus 3.1-3

Mateus 17.10-13

Zacarias 9.9

Isaías 53.2

Isaías 53.3
Sua Humildade

Montara num jumento

Sem aparência

Sua rejeição

Mateus 21.1-9

Mateus 26.67-68

João 8.48, 9.34

Salmos 22.16

Isaías 53.9-12

Isaías 53.9

Salmos 22.18

Salmos 22.6-8

Isaías 53.4-6, 10-12
Sua Morte

Crucificação

Com os maus

Sepultado com os ricos

Deitam sorte sobre sua roupa

Desprezado

Sacrifício pelo pecado
João 16.16-19

Mateus 27.38

Mateus 27.57-60

João 19.23-24

Mateus 27.39-40

I Pedro 2.24-25

II Coríntios 5.21

Salmos 16.10
Sua Ressurreição
Atos 2.24-32

Daniel 2.31-44

Isaías 2.3

Isaías 9.6-7

Isaías 2.2-3
Seu Reino

Nos dias do 4º reino (Romano)

A começar em Jerusalém

Sobre o trono de Davi

Para todas as nações

Marcos 1.15

Colossenses 1.13

Lucas 24.46-47

Marcos 9.1

Atos 1.8, 2.5

Atos 2.30-36

Atos 10.35

Estudamos apenas algumas das evidências da Autoria Divina da Bíblia, mas existem muitas outras, tais como a atração universal exercida pela Bíblia, a sua singularidade, sua descrição perfeita do caráter e obra de Jesus, e o fato de Sua mensagem a respeito do Pai e de Cristo ser a única solução adequada para o problema do pecado. O peso cumulativo de toda a evidência da Autoria Divina da Bíblia é assombroso.

II. A Conservação Da Bíblia

A segunda parte deste estudo refere-se ao modo como a Bíblia chegou até nós, conservada cuidadosamente através dos séculos. O Velho Testamento, a primeira parte da Bíblia, começou a ser escrito cerca de 1400 a.C. em hebreu antigo. A última parte, o Novo Testamento, foi escrita no primeiro século d.C., em grego antigo.

Entretanto, séculos depois, você tem nas mãos uma cópia exata da Bíblia em sua própria língua, traduzida por especialistas em idiomas da antigüidade. Como podemos ter certeza de que a Bíblia de hoje contém a mesma Mensagem de Deus que os escritores Inspirados escreveram há mais de 1900 anos?

A. Manuscritos Antigos

Sabemos que a Bíblia que existe hoje foi conservada com toda exatidão porque temos cópias manuscritas da mesma nas línguas originais com mais de mil anos. Três dos mais famosos dentre esses documentos são: o Manuscrito Sinaítico, escrito em cerca de 340 d.C., hoje em Londres; o Manuscrito Vaticano, escrito em cerca de 350 d.C., que se encontra em Roma; e o Manuscrito Alexandrino, do século V, também atualmente em Londres. Existem outrossim três outros documentos datados do século V: Os Manuscritos de Efraemi, Beza e Washington.

Além disso, milhares de outros manuscritos antigos e pergaminhos Bíblicos nos idiomas hebreu e grego dão testemunho quanto à exatidão da Bíblia.

B. Traduções Antigas

São muitas as traduções antigas da Bíblia que confirmam a exatidão dos manuscritos e do texto Bíblico atual. Incluídas entre elas estão a Vulgata, uma tradução para o latim feita por Jerônimo em 405 d.C. e outras traduções em síríaco, egípcio, etíope e armênio, todas feitas entre o III e o VI séculos. Há ainda outras traduções e centenas de cópias antigas. A Bíblia poderia ser reproduzida hoje através dessas traduções que remontam quase ao tempo dos apóstolos.

C. Citações Antigas

Os escritos de ministros da igreja do I, II e III séculos podem ser lidos ainda hoje. Eles citam livremente a Bíblia e alguns, possivelmente, os escritos originais do Novo Testamento. Fontes acreditadas declaram que se o Novo Testamento fosse completamente destruído ou se perdesse, poderia ser reproduzido em sua totalidade através das citações feitas por esses primeiros escritores.

O fato dos manuscritos antigos, traduções e citações da Bíblia terem sido transmitidos de geração em geração através dos séculos, permitiu que ela chegasse até nós inalterada em sua essência. Como prova disso, foi recentemente encontrada uma cópia do Livro de Isaías, perto do Mar Morto, na Palestina, datando de 100 a.C.; entretanto, quando comparada com o texto do Livro de Isaías contido na Bíblia atual, ela é virtualmente idêntica ao mesmo. Assim, pela providência de Deus "a Palavra do Senhor permanece eternamente" (1 Pedro 1.25).

Conclusão

O estudo da origem da Bíblia é uma experiência emocionante. Vemos Deus como seu Divino Autor, conforme evidenciado pelo retrato fiel do próprio Deus. Estudamos também os seus ensinos verdadeiros, sua unidade e indestrutibilidade, e as profecias. Ela é a Mensagem Inspirada de Deus transmitida à alma do homem, cuidadosamente conservada para todas as gerações em milhares de manuscritos antigos, traduções e citações.

A Bíblia está agora em suas mãos; Comece a estudá-la! Vai ver que o seu conteúdo é ainda mais interessante e proveitoso do que o estudo da sua origem.

Fonte: Curso Bíblico "O que a Bíblia Diz" do Centro de Estudos Teológicos http://www.cet.org.br/

________________________________________________________________________________________

ARQUEOLOGIA BÍBLICA

A Natureza e o Propósito da Arqueologia Bíblica.

A palavra arqueologia vem de duas palavras gregas, archaios e logos, que significam literalmente “um estudo das coisas antigas”. No entanto, o termo se aplica, hoje, ao estudo de materiais escavados pertencentes a eras anteriores. A arqueologia bíblica pode ser definida como um exame de artefatos antigos outrora perdidos e hoje recuperados e que se relacionam ao estudo das Escrituras e à caracterização da vida nos tempos bíblicos.

A arqueologia é basicamente uma ciência. O conhecimento neste campo se obtém pela observação e estudo sistemáticos, e os fatos descobertos são avaliados e classificados num conjunto organizado de informações. A arqueologia é também uma ciência composta, pois busca auxílio em muitas outras ciências, tais como a química, a antropologia e a zoologia.

Naturalmente, alguns objetos de investigação arqueológica (tais como obeliscos, tempos egípcios e o Partenon em Atenas) jamais foram “perdidos”, mas talvez algum conhecimento de sua forma e/ou propósito originais, bem como o significado de inscrições neles encontradas, tenha se perdido.
Funções da Arqueologia Bíblica

A arqueologia auxilia-nos a compreender a Bíblia. Ela revela como era a vida nos tempos bíblicos, o que passagens obscuras da Bíblia realmente significam, e como as narrativas históricas e os contextos bíblicos devem ser entendidos. A Arqueoloia também ajuda a confirmar a exatidão de textos bíblicos e o conteúdo das Escrituras. Ela tem mostrado a falsidade de algumas teorias de interpretação da Bíblia.

Tem auxiliado a estabelecer a exatidão dos originais gregos e hebraicos e a demonstrar que o texto bíblico foi transmitido com um alto grau de exatidão. Tem confirmado também a exatidão de muitas passagens das Escrituras, como, por exemplo, afirmações sobre numerosos reis e toda a narrativa dos patriarcas. Não se deve ser dogmático, todavia, em declarações sobre as confirmações da arqueologia, pois ela também cria vários problemas para o estudante da Bíblia.

Por exemplo: relatos recuperados na Babilônia e na Suméria descrevendo a criação e o dilúvio de modo notavelmente semelhante ao relato bíblico deixaram perplexos os eruditos bíblicos. Há ainda o problema de interpretar o relacionamento entre os textos recuperados em Ras Shamra (uma localidade na Síria) e o Código Mosaico.

Pode-se, todavia, confiantemente crer que respostas a tais problemas virão com o tempo. Até o presente não houve um caso sequer em que a arqueologia tenha demonstrado definitiva e conclusivamente que a Bíblia estivesse errada!
Por Que Antigas Cidades e Civilizações Desapareceram

Sabemos que muitas civilizações e cidades antigas desapareceram como resultado do julgamento de Deus. A Bíblia está repleta de tais indicações. Algumas explicações naturais, todavia, também devem ser brevemente observadas.
As cidades eram geralmente construídas em lugares de fácil defesa, onde houvesse boa quantidade de água e próximo a rotas comerciais importantes. Tais lugares eram extremamente raros no Oriente Médio antigo.

Assim, se alguma catástrofe produzisse a destruição de uma cidade, a tendência era reconstruir na mesma localidade. Uma cidade podia ser amplamente destruída por um terremoto ou por uma invasão. Fome ou pestes podiam despovoar completamente uma cidade ou território. Nesta última circunstância, os habitantes poderiam concluir que os deuses haviam lançado sobre o local uma maldição, ficando assim temerosos de voltar.

Os locais de cidades abandonadas reduziam-se rapidamente a ruínas. E quando os antigos habitantes voltavam, ou novos moradores chegavam à região, o hábito normal era simplesmente aplainar as ruínas e construir uma nova cidade. Formava-se, assim, pequenos morros ou taludes, chamados de tell, com muitas camadas superpostas de habitação.

Às vezes, o suprimento de água se esgotava, rios mudavam de curso, vias comerciais eram redirecionadas ou os ventos da política sopravam noutra direção - o que resultava no permanente abandono de um local.
A Escavação de um Sítio Arqueológico

O arqueólogo bíblico pode ser dedicar à escavação de um sítio arqueológico por várias razões. Se o talude que ele for estudar reconhecidamente cobrir uma localidade bíblica, ele provavelmente procurará descobrir as camadas de ocupações relevantes à narrativa bíblica. Ele pode estar procurando uma cidade que se sabe ter existido mas ainda não foi positivamente identificada.

Talvez procure resolver dúvidas relacionadas à proposta identificação de um sítio arqueológico. Possivelmente estará procurando informações concernentes a personagens ou fatos da história bíblica que ajudarão a esclarecer a narrativa bíblica. Uma vez que o escavador tenha escolhido o local de sua busca, e tenha feito os acordos necessários (incluindo permissões governamentais, financiamento, equipamento e pessoal), ele estará pronto para começar a operação.

Uma exploração cuidadosa da superfície é normalmente realizada em primeiro lugar, visando saber o que for possível através de pedaços de cerâmica ou outros artefatos nela encontrados, verificar se certa configuração de solo denota a presença dos resto de alguma edificação, ou descobrir algo da história daquele local.

Faz-se, sem seguida, uma mapa do contorno do talude e escolhe-se o setor (ou setores) a ser (em) escavado (s) durante uma sessão de escavações. Esses setores são geralmente divididos em subsetores de um metro quadrado para facilitar a rotulação das descobertas.

A ARQUEOLOGIA E O TEXTO DA BÍBLIA

Embora a maioria das pessoas pense em grandes monumentos e peças de museu e em grandes feitos de reis antigos quando se faz menção da arqueologia bíblica, cresce o conhecimento de que inscrições e manuscritos também têm uma importante contribuição ao estudo da Bíblia. Embora no passado a maior parte do trabalho arqueológico estivesse voltada para a história bíblica, hoje ela se volta crescentemente para o texto da Bíblia.

O estudo intensivo de mais de 3.000 manuscritos do Novo Testamento (N.T.) grego, datados do segundo século da era cristão em diante, tem demonstrado que o N.T. foi notavelmente bem preservado em sua transmissão desde o terceiro século até agora. Nem uma doutrina foi pervertida. Westcott e Hort concluíram que apenas uma palavra em cada mil do N.T. em grego possui uma dúvida quanto à sua genuinidade.

Uma coisa é provar que o texto do N.T. foi notavelmente preservado a partir do segundo e terceiro séculos; coisa bem diferente é demonstrar que os evangelhos, por exemplo, não evoluíram até sua forma presente ao longo dos primeiros séculos da era cristã, ou que Cristo não foi gradativamente divinizado pela lenda cristã. Na virada do século XX uma nova ciência surgiu e ajudou a provar que nem os Evangelhos e nem a visão cristã de Cristo sofreram evoluções até chegarem à sua forma atual. B. P.

Grenfell e A. S. Hunt realizaram escavações no distrito de Fayun, no Egito (1896-1906), e descobriram grandes quantidades de papiros, dando início à ciência da papirologia. Os papiros, escritos numa espécie de papel grosseiro feito com as fibras de juncos do Egito, incluíam uma grande variedade de tópicos apresentados em várias línguas.

O número de fragmentos de manuscritos que contêm porções do N.T. chega hoje a 77 papiros. Esses fragmentos ajudam a confirmar o texto feral encontrado nos manuscritos maiores, feitos de pergaminho, datados do quarto século em diante, ajudando assim a forma uma ponte mais confiável entre os manuscritos mais recentes e os originais.

O impacto da papirologia sobre os estudos bíblicos foi fenomenal. Muitos desses papiros datam dos primeiros três séculos da era cristã. Assim, é possível estabelecer o desenvolvimento da gramática nesse período, e, com base no argumento da gramática histórica, datar a composição dos livros do N.T. no primeiro século da era cristã.

Na verdade, um fragmento do Evangelho de João encontrado no Egito pode ser paleograficamente datado de aproximadamente 125 AD! Descontado um certo tempo para o livro entrar em circulação, deve-se atribuir ao quarto Evangelho uma data próxima do fim do primeiro século - é exatamente isso que a tradição cristã conservadora tem atribuído a ele.

Ninguém duvida que os outros três Evangelhos são um pouco anteriores ao de João. Se os livros do N.T. foram produzidos durante o primeiro século, foram escrito bem próximo dos eventos que registram e não houve tempo de ocorrer qualquer desenvolvimento evolutivo. Todavia, a contribuição dessa massa de papiros de todo tipo não pára aí. Eles demonstram que o grego do N.T. não era um tipo de linguagem inventada pelos seus autores, como se pensava antes. Ao contrário, era, de modo geral, a língua do povo dos primeiros séculos da era cristã.

Menos de 50 palavras em todo o N.T. foram cunhadas pelo apóstolos. Além disso, os papiros demonstraram que a gramática do N.T. grego era de boa qualidade, se julgada pelos padrões gramaticais do primeiro século, não pelos do período clássico da língua grega. Além do mais, os papiros gregos não-bíblicos ajudaram a esclarecer o significado de palavras bíblicas cujas compreensão ainda era duvidosa, e lançaram nova luz sobre outras que já eram bem entendidas.

Até recentemente, o manuscrito hebraico do Antigo Testamento (A.T.) de tamanho considerável mais antigo era datado aproximadamente do ano 900 da era cristã, e o A.T. completo era cerca de um século mais recente. Então, no outono de 1948, os mundos religioso e acadêmico foram sacudidos com o anúncio de que um antigo manuscrito de Isaías fora encontrado numa caverna próxima à extremidade noroeste do mar Morto.

Desde então um total de 11 cavernas da região têm cedido ao mundo os seus tesouros de rolos e fragmentos. Dezenas de milhares de fragmentos de couro e alguns de papiro forma ali recuperado. Embora a maior parte do material seja extrabíblico, cerva de cem manuscritos (em sua maioria parciais) contêm porções das Escrituras. Até aqui, todos os livros do A.T., exceto Éster, estão representados nas descobertas. Como se poderia esperar, fragmentos dos livros mais freqüentemente citados no N.T. também são mais comuns em Qumran (o local das descobertas).

Esses livros são Deuteronômio, Isaías e Salmos. Os rolos de livros bíblicos que ficaram melhor preservados e têm maior extensão são dois de Isaías, um de Salmos e um de Levítico. O significado dos Manuscritos do Mar Morto é tremendo. Eles fizeram recuar em mais de mil anos a história do texto do A.T. (depois de muito debate, a data dos manuscritos de Qumran foi estabelecida como os primeiros séculos AC e AD).

Eles oferecem abundante material crítico para pesquisa no A.T., comparável ao de que já dispunham há muito tempo os estudiosos do N.T. Além disso, os Manuscritos do Mar Morto oferecem um referencial mais adequado para o N.T., demonstrando, por exemplo, que o Evangelho de João foi escrito dentro de um contexto essencialmente judaico, e não grego, como era freqüentemente postulado pelos estudiosos.

E ainda, ajudaram a confirma a exatidão do texto do A.T. A Septuaginta, comprovaram os Manuscritos do Mar Morto, é bem mais exata do que comumente se pensa. Por fim, os rolos de Qumran nos ofereceram novo material para auxiliar na determinação do sentido de certas palavras hebraicas.
Obs.:

A.T. = Antigo Testamento
N.T. = Novo Testamento

6 comentários:

  1. Isso é uma grande mentira, porque a na própria biblia, o as mensagens que o salvador e o criador fala esta nas escrituras e nunca fala da biblia, a biblia não foi inspirada no criador e sim nos pensamentos de Constantino e Jeronimo que adoravam o deus sol Mitra, a biblia é uma farsa e não é a palavra de deus por que ela é diferente das escrituras originais, até o novo testamento esta colocado de forma errada, ela esta no no nascimento do criador, quando na verdade testamento só é valido depois da morte da pessoa, nesse caso seria depois da morte do salvador, a biblia é uma farsa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde você pegou essa informação que contradiz a história? Pois o primeiro escrito do Novo Testamento foi feito no período de 45-50 d.C. que se chama 1º Tessalonicense, o livro de João, Mateus, Marcos e Lucas foram Escritos depois, o Novo testamento foi escrito depois da morte de Jesus e não quando Ele nasceu :D cerca de 45-95 d.C. ainda hoje as Escrituras no original estão preservadas de forma fidedignas e pelo fato de serem antigas são conservadas em um lugar com ambiente climatizado, iluminação ajustada para preserva as Escrituras porque elas estão muito frágeis e elas podem deteriorar e sem falar das 15.000 tábuas achadas em agila com escrita cuneiforme e com algumas tabuinhas em hebraico-arcaico

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. A palavra “cânon” vem do grego “kanóni” e do hebraico “qenéh” e significa régua ou cana de medir. Na teologia, é a lista dos livros bíblicos considerados, desde sempre, como inspirados por Deus.

      Quais os critérios usados para determinar se um livro era ou não inspirado? Quando surgiu a lista definitiva dos livros da Bíblia? Quem escolheu estes livros? São perguntas que queremos tratar neste texto.

      O Antigo Testamento já estava completamente canonizado pelos judeus até a primeira metade do século III e nesta lista os livros apócrifos nunca foram incluídos, o que mostra que desde os primórdios eles não eram aceitos, a ponto de, Jerônimo (347-420 A.D.), o erudito cristão, tradutor da Vulgata, os considerar como não inspirados.

      Para determinar se um livro era canônico, isto é, inspirado ou não, para o Novo Testamento, os antigos cristãos usavam os seguintes critérios:

      a) O autor deveria ser um apóstolo ou ser discípulo direto com um deles;

      b) O livro deveria ser aceito pela totalidade do Corpo de Cristo e não apenas por algumas congregações;

      c) O ensino apresentado no livro deveria estar de acordo com a verdadeira doutrina cristã;

      d) O livro deveria conter ensinos morais e espirituais que evidenciam a obra do Espírito Santo. Para um livro ser aceito precisava preencher TODOS estes requisitos, se faltasse um era desconsiderado.

      O concílio de Laodicéia (363 A.D.) já havia definido os 27 livros canônicos do Novo Testamento, mas desde o primeiro século, muitos deles são citados por diversos autores renomados, como tal (2Pe 3:15-16).

      Aqui é importante notar que os cristãos apenas reconheceram a obra do Espírito Santo sobre aqueles textos declarando-os canônicos, mas tais livros, como obra de Deus são inspirados em si mesmos e não foi a igreja que os fez assim, ela simplesmente reconheceu o que Deus já havia feito.

      Portanto, dizer que a igreja A, B ou C ou que o líder religioso A, B ou C fizeram o cânon bíblico é desonestidade histórica e teológica. A Bíblia só tem, de fato, um autor – Deus e é Ele quem autentica Sua obra (Mt 5:18), nenhum ser humano ou instituição podem fazê-lo e jamais o fizeram.

      Excluir
  2. Mas, que ateu!!!!! acredito que vc Wanksta e um menino ainda de no máximo 20 anos de idade se é que vc tem essa idade se for mais velho significa que ainda não amadureceu! Deus é soberano e faz do homem o que quer e como quer,ou seja ele muda os pensamentos do homem e até sua palavras, um bom exemplo dentro da própria bíblia é o profeta Balaão que quando ia amaldiçoar o povo de Deus acabou por abençoa-lo três vezes, pois o Senhor mudou suas palavras. Portanto a Bíblia tem completa inspiração divina apesar de ter sido escritas por homens fracos, falhos e errôneos como eu e vc, mas Deus usa o homem como ele quer ELE É DEUS!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raimundo,ele não esta errado você deveria analisar um pouco mais a história,e não acreditar nos contos que te falam nas Igrejas.

      Excluir