quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O CRISTÃO PODE OUVIR MÚSICAS NÃ0 CRISTÃS?

Segunda-feira, 08 de Fevereiro de 2010 - 14:23
O cristão pode escutar música secular?
O assunto é antigo, mas ainda gera polêmica e dúvidas dentro das igrejas

É impossível negar a influência da música na vida dos seres humanos. Ela acompanhou – e continua acompanhando – a história da humanidade e está presente em várias regiões do globo, em diferentes culturas e em todas as épocas. Segundo alguns pesquisadores, a sociedade sofre interferência da música na medida em que cada pessoa é capaz de trazê-la para dentro de si. Ela é capaz de atuar constantemente sobre o ser humano - acelerando ou retardando, regulando ou desregulando as batidas do coração, relaxando ou irritando os nervos, influindo na pressão sangüínea e no ritmo da respiração.

Dentro das igrejas, entretanto, uma dúvida tem pairado sobre a cabeça dos cristãos: pode-se ouvir músicas seculares? Ela edifica? O assunto é antigo, mas ainda gera debates e polêmica, principalmente entre os jovens. Evangélico há 10 anos e ministro, Igor Loyola afirma não escutar o trabalho de grupos seculares com frequência, mas não condena quem o faz.

Para ele, o importante é que o cristão seja seletivo no que diz respeito à letra e ao cantor. “Mensagens sobre morte, que explorem a sexualidade ou usem 'palavrões' e que menosprezem ou desrespeitem algum irmão não fazem bem à ninguém”, defende. “Devemos falar de amor, fé, esperança e encorajamento através das músicas que escutamos, também. Isso traz edificação para as vidas pessoal e espiritual”.

A mesma opinião tem Tiago Peres, de 17 anos. Nascido em um lar evangélico, Tiago é líder do Ministério de Música da Igreja que frequenta e faz do versículo de I Cor 6.12 sua máxima: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”. Na opinião dele, não é pecado ouvir música secular, mas é bom evitar e não se deixar levar pelo hábito, que pode virar um vício.

“Hoje temos músicas cristãs em todos os ritmos, e muitas bandas estão no mesmo patamar que grupos seculares no que diz respeito à qualidade. Não vejo necessidade de o cristão escutar canções que não edificam a vida dele quando a Bíblia diz que devemos nos santificar todos os dias”, defende, afirmando que também escuta bandas seculares, mas muito raramente e com muita cautela no que diz respeito à letra.

Outra questão que também á alvo de debates é a música estrangeira. A realidade é que muitos jovens de hoje são atraídos pelos trabalhos internacionais, e a maioria deles não sabe o que diz a letra. “Eu tive uma experiência com relação à esse assunto muito interessante”, lembra Tiago. “Uma pessoa presenteou um amigo meu, que também é levita, com uma camisa muito bonita. Eu até quis uma igual (risos). Quando li o que estava escrito, em inglês, vi que significava 'depósito de lixo'.

Mudei de opinião na mesma hora; a embalagem era linda, mas o conteúdo não era bom”.
E finaliza: “O diabo foi um anjo da música, tem conhecimento sobre o assunto e por isso produz tantas coisas que envolvem as pessoas. Mas nós devemos parar de deixar que ele tome o lugar que não é dele. A música é de Deus, foi Ele quem a fez. Que tal povoarmos o céu com a nossa adoração?”.

Voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário