quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

MENSAGENS DO MISS. RR SOARES

ABUNDANDO EM ESPERANÇA


“Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo” (Romanos 15.13).

O Senhor é Deus de esperança. Como Pai verdadeiro, Ele espera pela volta do filho pródigo que está desperdiçando sua vida, sua força e seu tempo nas vaidades do mundo. Visto que o Altíssimo nunca desiste nem Se dá por vencido, Ele anseia que os Seus voltem para casa, busquem Sua ajuda e fujam dos laços traiçoeiros do pecado.
Deus deseja que todos entendam que o mais importante é buscar e salvar o que se havia perdido, pois de nada adianta a alguém ganhar fortunas, ser aplaudido e viver na maior opulência, se o que terá na eternidade for a perdição (Marcos 8.36). Esperançoso, o Senhor Se esforça para que todos compreendam o valor de andar com Ele e ser dEle.

Possuir alguma esperança é bom, mas abundar nela é melhor. O desejo do Senhor é que sejamos completamente cheios de esperança, pois Ele sabe o bem que isso nos fará. A alma humana precisa ser envolvida nessa virtude, já que, sem ela, os dias tornam-se maus, e, com ela, nem sentimos a maldade que nos vem tirar a paz e da presença de Deus. Tendo a esperança presente de modo excedente, nenhum plano do diabo, por mais elaborado que seja, conseguirá sucesso.

O poder de um coração cheio de esperança é grande, por isso, Ele nos ensina os passos para que o nosso coração se encha dessa bendita virtude que habita o dEle. Deus não está falando da esperança normal, pois até quem está no erro a possui. Ele Se refere àquela que inunda Seu próprio coração. Com ela, os dias ficam melhores, os amigos surgem, as oportunidades se nos apresentam e passamos a vida a cantar, sem ver mal algum. Entretanto, na falta dela, tornamo-nos ásperos, mesquinhos, chegando a brigar por coisas de valor inexpressivo. O homem sem esperanças é frustrado, egoísta e sem afeição natural, pouco diferindo dos animais selvagens, pois é a esperança divina que nos faz meigos e gentis.

Para que tenhamos esse revestimento excelente de esperança, faz-se necessário estarmos cheios de alegria e paz. Para tal, temos de crer. Com esses dois elementos, obteremos a virtude do Espírito Santo, a qual fará o nosso coração abundar de esperança. No entanto, esse transbordamento não é automático. No início, o Santo Espírito pairou sobre as águas como a galinha paira sobre os ovos e, depois de algum tempo, nasceram “seus filhotes”. Do mesmo modo, não tendo nenhuma condenação, mas com o coração puro e alegre, a virtude do Senhor fará a obra em sua vida.

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares

-----------------------------------------------------------------------------------

VOCÊ NO SANTUÁRIO

“Para ver a tua fortaleza e a tua glória, como te vi no santuário” (Salmo 63.2).

Muitas pessoas, no intuito de aprenderem um pouco da ciência, fazem cursos longos e difíceis, chegam a passar noites acordadas e, por causa disso, ficam até doentes. Descobrir o que o homem já aprendeu é muito proveitoso, porém, buscar a sabedoria dAquele que criou todas as coisas é infinitamente melhor e mais recompensador. No entanto, são poucos que estão indo ao santuário para encontrar o Senhor! Deus tem um santuário onde podemos achá-lO – Sua Palavra. Ali, todos aqueles que O procuram encontram-nO.

Você tem ido ao santuário de Deus? Algumas vezes? Nunca? Se tem ido, como procede? Pouquíssimas pessoas tiram tempo para ler a Bíblia e meditar em Sua mensagem, mas os que fazem isso trazem uma luz que ajuda os outros e a si mesmos a viverem melhor.
No passado, os indivíduos ainda não tinham o Espírito do Senhor, portanto, não eram chamados de filhos de Deus, mas somente de servos (Gálatas 4.7), e, por isso, eles iam ao santuário físico. Hoje, temos o verdadeiro santuário, o qual é espiritual. Quem para lá vai encontra a Vida, não sai de mãos vazias, pois o Senhor Se dá a conhecer.

Era no santuário que Davi encontrava o Altíssimo e, para ele, o Senhor era o Deus forte. Quem se achega à Palavra de Deus também O encontra como o Supridor da sua necessidade. Se for cura, irá achá-lO como Jeová-Rafá (Êxodo 15.26); se provisão financeira e bens materiais, Ele será o El Shaddai (Gênesis 35.11); caso seja salvação para a alma, será Cristo Jesus, o Salvador. Quem não frequentar o esconderijo do Altíssimo nunca irá encontrá-lO.

O salmista foi ainda além no abrir do seu coração, mostrando que ele buscava de modo ansioso. Para ele, buscar o Senhor era questão de vida e morte. Ele estava determinado a encontrar o Refúgio, a Fortaleza e o Socorro de Israel. Para isso, não media esforços e fazia tudo o que podia para tê-lO ao seu lado. Hoje, quem se esforçar também não será confundido, pois haverá de encontrar Deus com a resposta do seu pedido.

Davi definiu sua procura pelo Senhor como de uma alma que tinha sede de Deus (Salmo 42.2; 63.1; 143.6). Para ele, o mais importante era achar o Comandante dos exércitos de Israel. Quando temos sede, fazemos qualquer coisa para irmos a uma fonte, não é verdade? Assim deve proceder quem, de fato, quer obter a resposta divina e achar Deus, que o fez. té o corpo do salmista almejava a presença divina. Para alguns, o corpo os faz buscar os lugares tenebrosos da terra para suprir seus apetites carnais.

No entanto, o homem de Deus é diferente, pois, sendo servo dEle, almeja, suspira e paga o preço que for necessário para zerar sua fome espiritual. Sem o Altíssimo, o salmista se sentia como terra seca, sem água; porém, ele buscou o Senhor, e, certamente, teve sua sede saciada. Faça o mesmo você também – o resultado é garantido! (João 6.35).

Em Cristo, com amor, R. R. Soares

____________________________________________________________________________________

MESMO SENTIMENTO

“Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus” (Romanos 15.5).

Tudo o que o Senhor tem nos pertence, porém, não devemos pensar somente no poder, na habilidade e em algumas das Suas virtudes as quais julgamos nos fazer bem. Há outras que nem imaginamos o que podem fazer por nós, mas devem ser buscadas e praticadas. No versículo citado, está escrito que o Senhor é Deus de paciência e consolação. Se Deus o é, também devemos ser como Ele. Se crermos, o Pai irá conceder-nos essas duas capacidades que são de suma importância para a nossa felicidade.

Com a paciência, faremos muitos terem os olhos abertos, ajudaremos outros a fugirem do pecado e buscarem a presença do Pai. Uma vez que a obra é dEle e nada acontece sem Sua participação, não é bom apressar-se e querer que as coisas ocorram rapidamente. A grávida espera pacientemente durante nove meses para ter um bebê forte e saudável, e o lavrador também aguarda tranquilamente pelo tempo da colheita.
O mesmo sentimento deve existir entre os filhos de Deus. É saudável quando um irmão respeita o outro, intercede por ele e demonstra confiança no fato de que o Senhor está no comando de tudo, crendo que, no momento certo, Ele fará a obra (Filipenses 1.6).

O Senhor não anda adiantado nem atrasado. O que acontece no mundo inteiro não é novo, e o nosso Deus já estava ciente de tudo. Ele sabia da violência que viria em nossos dias, da falta de respeito por algo alheio e pelas pessoas (2 Timóteo 3.1-7). Por isso, Ele nos ensina que, com paciência, venceremos os políticos corruptos, os indivíduos de má índole e levaremos muitos a usufruírem das bênçãos adquiridas por Jesus mediante Sua morte.

Consolar é colocar o amor em ação, e é disso que as pessoas precisam. Não precisamos de acusadores que se fazem juízes de tudo, os quais sempre põem o dedo em riste, mas não veem os próprios defeitos. Quem caiu necessita de quem o ajude a se levantar (Hebreus 12.12). Somos feitos servos de Deus para auxiliar os abatidos, os destruídos e os que não enxergam a saída. A consolação do Senhor é a única prova de amor que se pode dar aos perdidos. Jesus consolava, pondo um ponto final no sofrimento do próximo.

É preciso que tenhamos essas virtudes uns para com os outros (Efésios 4.32). Foi para isso que Ele nos mandou pregar a Boa Notícia. Este é o tempo de enxugar lágrimas, não de causar outras. Se você tem um espírito que só vê defeitos, abra seus olhos e se arrependa dos pecados ocultos em sua vida. O mau hábito de ver e conhecer os erros alheios só existe em quem tem o coração contaminado pelo pecado (Tito 1.15). Obedece ao Senhor quem ama seu inimigo, bendiz quem o maldiz, faz o bem a quem o odeia e ora pelos que o maltratam e caluniam (Romanos 12.9-21). Com paciência e consolação, cumpriremos o santo mandamento.

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares

_____________________________________________________________________________________

A MISSÃO DOS FORTES

“Mas nós que somos fortes devemos suportar as fraquezas dos fracos e não agradar a nós mesmos” (Romanos 15.1).

A fé que levanta tanta gente, fortalece e dá condições de vencer todas as batalhas não está funcionando para muitos. É incrível e soa paradoxal, porém, isso é verdade. Devemos manter-nos de sobreaviso para não termos surpresas desagradáveis. Não deveria ser assim, pois a Palavra que pregamos é dirigida a todos e, se crida, é capaz de fortalecer o mais débil. Além disso, o Evangelho é o poder de Deus (Romanos 1.16).

O versículo fala de suportar as fraquezas dos fracos. Ora, se há fracos, podemos esperar que eles tenham momentos em que estarão bastante debilitados. Muitos pastores solteiros, por exemplo, passam por um problema que aborrece: é comum algumas jovens achegarem-se a um deles e declarar que o Senhor lhes mostrou ser ele o escolhido para elas. Há casos até de senhoras casadas – e bem casadas – que procuram algum cristão e se declaram de igual modo. Isso é uma das fragilidades que temos de suportar.

O apóstolo não declara que devemos brigar com os débeis, mas temos de suportar a fraqueza deles, aconselhando-os com espírito cristão. Há casos em que homens e mulheres chegam até nós com propostas comerciais mirabolantes e garantem que foram inspirados pelo Senhor; alguns ficam chateados se não aceitamos suas sugestões.
A verdade é que, muitas vezes, alguns fracos tornam-se desagradáveis pela insistência com que nos procuram e tentam convencer-nos. Mesmo assim, a ordem é suportá-los em suas fraquezas, não apenas atendendo-os dignamente, mas assumindo a autoridade que nos é dada em Nome do Senhor para repreender, em nossas orações, o inimigo que os está usando.

Quando suportamos e intercedemos por eles, fazemos algo agradável a Deus. Essas pessoas, se alimentadas corretamente com o Pão dos Céus, haverão de se fortalecer e tornar-se bons cristãos. Não seria para isso que também fomos fortalecidos? Jesus nos garantiu que, ao fazermos o bem aos pequeninos que creem nEle, estávamos fazendo-o a Ele (Mateus 25.37-40).

Todas as vezes que podemos representar o Altíssimo, agindo em Nome dEle para libertar alguém de alguma opressão maligna, nós Lhe agradamos. Isso não se deve constituir em um fardo, onde o “forte” faz a obra reclamando, mas, sim, em uma oportunidade de servir ao Senhor. Sempre ajude alguém que o inimigo conseguiu enganar.

Cumprir todos os conselhos de Deus é uma das atitudes de quem foi escolhido para ser servo. Lembre-se sempre: quem não serve para servir não serve para ser servo. O servo não pode escolher onde e como quer servir, mas deve servir onde e para o que foi mandado

Em Cristo, com amoR

___________________________________________________________________________________

A MISSÃO DOS FORTES

“Mas nós que somos fortes devemos suportar as fraquezas dos fracos e não agradar a nós mesmos” (Romanos 15.1).

A fé que levanta tanta gente, fortalece e dá condições de vencer todas as batalhas não está funcionando para muitos. É incrível e soa paradoxal, porém, isso é verdade. Devemos manter-nos de sobreaviso para não termos surpresas desagradáveis. Não deveria ser assim, pois a Palavra que pregamos é dirigida a todos e, se crida, é capaz de fortalecer o mais débil. Além disso, o Evangelho é o poder de Deus (Romanos 1.16).

O versículo fala de suportar as fraquezas dos fracos. Ora, se há fracos, podemos esperar que eles tenham momentos em que estarão bastante debilitados. Muitos pastores solteiros, por exemplo, passam por um problema que aborrece: é comum algumas jovens achegarem-se a um deles e declarar que o Senhor lhes mostrou ser ele o escolhido para elas. Há casos até de senhoras casadas – e bem casadas – que procuram algum cristão e se declaram de igual modo. Isso é uma das fragilidades que temos de suportar.

O apóstolo não declara que devemos brigar com os débeis, mas temos de suportar a fraqueza deles, aconselhando-os com espírito cristão. Há casos em que homens e mulheres chegam até nós com propostas comerciais mirabolantes e garantem que foram inspirados pelo Senhor; alguns ficam chateados se não aceitamos suas sugestões.
A verdade é que, muitas vezes, alguns fracos tornam-se desagradáveis pela insistência com que nos procuram e tentam convencer-nos. Mesmo assim, a ordem é suportá-los em suas fraquezas, não apenas atendendo-os dignamente, mas assumindo a autoridade que nos é dada em Nome do Senhor para repreender, em nossas orações, o inimigo que os está usando.

Quando suportamos e intercedemos por eles, fazemos algo agradável a Deus. Essas pessoas, se alimentadas corretamente com o Pão dos Céus, haverão de se fortalecer e tornar-se bons cristãos. Não seria para isso que também fomos fortalecidos? Jesus nos garantiu que, ao fazermos o bem aos pequeninos que creem nEle, estávamos fazendo-o a Ele (Mateus 25.37-40).

Todas as vezes que podemos representar o Altíssimo, agindo em Nome dEle para libertar alguém de alguma opressão maligna, nós Lhe agradamos. Isso não se deve constituir em um fardo, onde o “forte” faz a obra reclamando, mas, sim, em uma oportunidade de servir ao Senhor. Sempre ajude alguém que o inimigo conseguiu enganar.
Cumprir todos os conselhos de Deus é uma das atitudes de quem foi escolhido para ser servo. Lembre-se sempre: quem não serve para servir não serve para ser servo. O servo não pode escolher onde e como quer servir, mas deve servir onde e para o que mandado

Em Cristo, com amor,
____________________________________________________________________________________

GLORIANDO-NOS NO SALVADOR


“De sorte que tenho glória em Jesus Cristo nas coisas que pertencem a Deus” (Romanos 15.17).

Como Criador e Senhor dos céus e da terra, o Altíssimo possui todas as coisas e dará a todas elas o fim que destinou, pois reina como Deus absoluto sobre tudo – nada escapa ao Seu poder. Tendo criado o homem para que este fosse como Ele sobre toda a Sua criação, Deus deu-lhe poder sobre o mundo material, porém, o âmbito espiritual está sob o domínio do Senhor (João 3.6-8). Contudo, quem nasce de novo a visão do Senhor cumprida em sua vida (João 3.3) e tem acesso àquilo que pertence a Ele.

Com a salvação operada por Jesus na cruz do Calvário, todos os que se convertem são transformados em filhos de Deus por adoção (Efésios 1.5); logo, são herdeiros do Pai, assim como Cristo. Em outras palavras, são co-herdeiros de todas as coisas que o Altíssimo possui (Romanos 8.17). A Jesus todo o poder, nos céus e na terra, foi concedido por Deus. Por sermos co-herdeiros com Ele, também podemos desfrutar dessa bênção. Quem está em Cristo tem garantido o mesmo privilégio que a Ele foi dado. Não temos de fazer por onde, mas, sim, crer no fato de que tudo o que a Palavra de Deus nos garante pertence-nos e está à nossa disposição. Afinal, diz a Palavra de Deus que fomos assentados em Cristo (Efésios 2.6).

Há muita gente receosa de ser destemida e reivindicar seu direito em Jesus, pensando que isso desagradará a Deus; porém, na verdade, Ele Se agrada de ver Seus filhos participando do que é dEle. Não temos de ficar acanhados, achando que, por causa de algum pecado cometido no passado, não temos essa graça. Ao contrário, mesmo que a nossa vida tenha sido uma das piores, quando aceitamos Jesus, fomos perdoados (2 Coríntios 5.17), pois não há condenação para quem está em Cristo (Romanos 8.1). Se não há condenação, o nosso acesso ao celeiro de Deus está liberado.

Ademais, a nossa participação na obra divina é uma dádiva que Ele nos concedeu. Deixar de crer no que Ele nos diz é perder completamente o melhor que foi planejado para nós. Em Sua infinita sabedoria, o Senhor sabia de tudo o que nos aconteceria nesta vida e programou para nós um relacionamento com Ele, o qual, sem dúvida, é de grande proveito.
Nas coisas materiais, temos a última palavra – essa glória Ele destinou a todos –, entretanto, somente os que nasceram de novo têm acesso e podem usufruir daquilo que pertence ao Pai. Como Paulo, devemos exclamar que temos glória nas coisas que são de Deus. Portanto, não deixe de desfrutar do plano divino. Tome posse de tudo o que lhe pertence e tenha glória em tudo o que o Senhor possui. O plano do Altíssimo, além de lindo, supre todas as suas necessidades. Então, viva vitoriosamente!

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
_____________________________________________________________________________________

GLORIANDO-NOS NO SALVADOR

“De sorte que tenho glória em Jesus Cristo nas coisas que pertencem a Deus” (Romanos 15.17).

Como Criador e Senhor dos céus e da terra, o Altíssimo possui todas as coisas e dará a todas elas o fim que destinou, pois reina como Deus absoluto sobre tudo – nada escapa ao Seu poder. Tendo criado o homem para que este fosse como Ele sobre toda a Sua criação, Deus deu-lhe poder sobre o mundo material, porém, o âmbito espiritual está sob o domínio do Senhor (João 3.6-8). Contudo, quem nasce de novo a visão do Senhor cumprida em sua vida (João 3.3) e tem acesso àquilo que pertence a Ele.

Com a salvação operada por Jesus na cruz do Calvário, todos os que se convertem são transformados em filhos de Deus por adoção (Efésios 1.5); logo, são herdeiros do Pai, assim como Cristo. Em outras palavras, são co-herdeiros de todas as coisas que o Altíssimo possui (Romanos 8.17). A Jesus todo o poder, nos céus e na terra, foi concedido por Deus. Por sermos co-herdeiros com Ele, também podemos desfrutar dessa bênção. Quem está em Cristo tem garantido o mesmo privilégio que a Ele foi dado. Não temos de fazer por onde, mas, sim, crer no fato de que tudo o que a Palavra de Deus nos garante pertence-nos e está à nossa disposição. Afinal, diz a Palavra de Deus que fomos assentados em Cristo (Efésios 2.6).

Há muita gente receosa de ser destemida e reivindicar seu direito em Jesus, pensando que isso desagradará a Deus; porém, na verdade, Ele Se agrada de ver Seus filhos participando do que é dEle. Não temos de ficar acanhados, achando que, por causa de algum pecado cometido no passado, não temos essa graça. Ao contrário, mesmo que a nossa vida tenha sido uma das piores, quando aceitamos Jesus, fomos perdoados (2 Coríntios 5.17), pois não há condenação para quem está em Cristo (Romanos 8.1). Se não há condenação, o nosso acesso ao celeiro de Deus está liberado.

Ademais, a nossa participação na obra divina é uma dádiva que Ele nos concedeu. Deixar de crer no que Ele nos diz é perder completamente o melhor que foi planejado para nós. Em Sua infinita sabedoria, o Senhor sabia de tudo o que nos aconteceria nesta vida e programou para nós um relacionamento com Ele, o qual, sem dúvida, é de grande proveito.

Nas coisas materiais, temos a última palavra – essa glória Ele destinou a todos –, entretanto, somente os que nasceram de novo têm acesso e podem usufruir daquilo que pertence ao Pai. Como Paulo, devemos exclamar que temos glória nas coisas que são de Deus. Portanto, não deixe de desfrutar do plano divino. Tome posse de tudo o que lhe pertence e tenha glória em tudo o que o Senhor possui. O plano do Altíssimo, além de lindo, supre todas as suas necessidades. Então, viva vitoriosamente!

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares

__________________________________________________________________________________

O MODO CERTO DE PREGAR O EVANGELHO


“Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos” (1 Coríntios 1.23).

Nos dias de Paulo, como hoje, havia muita gente com invencionices espirituais. Cada um, cuidando do seu sucesso, pregava o que desejava. A mente humana é a mesma e, em nossos dias, vemos pessoas criarem os preceitos mais absurdos, afirmando serem esses os ensinamentos que Deus lhes deu para transmitir. Não temos de nos enganar, pois sabemos como deve ser a obra que o Senhor nos chamou para realizar.

Se há uma coisa boa para cada um dos filhos de Deus fazer é fugir do engano religioso. O diabo, sabendo que não pode impedir o progresso da obra do Altíssimo e que as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja de Jesus, faz com que pessoas, até mesmo bem intencionadas, criem doutrinas equivocadas e saiam por esse mundo afora a pregar seus ensinos. No entanto, que mensagem Jesus ordenou que transmitíssemos? A de que Ele foi crucificado e morreu pelos nossos pecados – isso inclui a cura de enfermidades e a solução dos problemas. É preciso que preguemos a mensagem do Cristo crucificado, para que possamos levar o povo a participar do Reino de Deus, que se acercou de todos com a vitória de Jesus sobre as forças das trevas em Sua morte de cruz.

As pessoas necessitam conhecer o poder da mensagem correta, pois não há outro meio de conseguirem ter fé em Deus. Ora, está escrito que, sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11.6). Em outras palavras: o Senhor só pode agir na vida dos sofredores se eles entenderem por que Ele opera. Pregando outra mensagem, levaremos o povo de Deus por caminhos que nunca conseguirão agradar ao Senhor.
Os religiosos se escandalizam com a simplicidade do Evangelho. Durante séculos, o maligno conseguiu fazer com que os pregadores trocassem o ensino simples das Escrituras por algo complicado que nunca ajudou nem ajudará a quem quer que seja. Apenas o Evangelho, no poder do Espírito Santo, conduzirá os cativos à liberdade. O Altíssimo opera somente onde há fé, a qual vem por ouvir a Palavra, e não por dar ouvidos às coisas mirabolantes e sofisticadas que alguém ou um grupo inventa
(Romanos 10.17; Efésios 4.13,14).

Os sábios acham loucura quando afirmamos que o Senhor intervém em nossa vida e opera milagres. Contudo, isso é o que a Palavra de Deus registra. No passado, Ele assim operou. Jesus prometeu que quem cresse nEle também faria as obras que Ele realizava (João 14.12). Então, não precisamos ter receio em afirmar que Deus estava em Cristo e, por estarmos nEle, Ele também está em nós (2 Coríntios 5.19,20). Afinal, o Evangelho é o poder de Deus (Romanos 1.16).

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares

___________________________________________________________________________________

NÃO PERCA O SEU GALARDÃO


“Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão” (1 Coríntios 3.14).

Todas as obras que fazemos serão provadas, por isso, é bom ficarmos apercebidos. No Grande Dia, não importarão quão grandes coisas alguém considere que fez para o Senhor, mas, sim, o tipo de obra e material usado para sua realização. Deixar que o inimigo o engane, fazendo você acreditar somente na importância dos resultados, fará você ver que tudo o que fez foi desperdício, porque os fins não justificam os meios.

O Senhor é santo, e todos os Seus servos também devem ser como Ele (1 Pedro 1.16), por isso, esforce-se para não usar nenhuma ferramenta do maligno na consecução da obra de Deus. Ela deve ser feita conforme o modelo deixado por Jesus, o qual garantiu que a fazia como o Pai havia instruído (João 15.15). Visto que o Mestre demonstrou o modo correto de cumprir as ordens divinas, nenhum obreiro tem a desculpa de que não sabia como executá-las. A obra do Senhor tem de ser realizada de acordo com as orientações obtidas pela leitura bíblica e por escutar a pregação da Palavra de Deus (2 Timóteo 3.16,17).

Não é errado a pessoa desejar as coisas materiais, mas só depois de ter buscado o Reino de Deus e a sua justiça (Mateus 6.33). O servo de Deus nunca deve deixar-se envolver por algo que possa embaraçá-lo (2 Timóteo 2.4). Com honestidade e fidelidade à Palavra, construímos obras, as quais, sendo passadas pelo fogo, permanecerão. No entanto, as que forem realizadas com mentiras ou outras ferramentas infernais hão de se queimar. Também as obras fúteis não resistirão à grande prova.

Uma vez sabedores de que nossos feitos serão provados no fogo de Deus, por que trabalhar à toa ou enganar-se? O Senhor, que é justo, não permitirá que Seus servos utilizem algo que provenha do inimigo no serviço divino. Meu irmão, quem se deixa levar pelas aparências cai em tentação. Não faça algo apenas para não ficar mal diante dos outros ou ser aplaudido, pois isso é engano, e a pessoa que usa esse artifício esforça-se em vão.

Se as nossas obras se queimarem, sofreremos prejuízo. Assim como quem é decente e não quer ter problema com a Justiça não usa dinheiro falso, o servo de Deus deve esforçar-se para não sofrer perda alguma no Dia da prova. É melhor ter feito pouco, mas que passará na provação, do que ter feito muito e ver seu trabalho desfazer-se.

Não use recursos falsos, mas faça a obra com as armas da justiça (Efésios 6.10-18).
Deus o levantou para ser a alegria dEle. Então, agrade-Lhe no Grande Dia. O Altíssimo teve prazer ao chamar Saul para ser o primeiro rei de Israel, mas, quando este prevaricou, o prazer do Senhor tornou-se um arrependimento. Que da sua vida não seja escrito nada semelhante a isso é a minha oração. Diga: “Amém!”.

Em Cristo, com amor, R. R. Soares
_____________________________________________________________________________________

NÃO SE ASSOCIEM COM OS IMPUROS

“Já por carta vos tenho escrito que não vos associeis com os que se prostituem” (1 Coríntios 5.9).

Ninguém se prostitui por acaso. A pessoa que caiu em qualquer pecado foi vencida pelo inimigo. Quem se prostitui está afastado de Deus e, assim, continuará até que se arrependa verdadeiramente, confesse o pecado e obtenha o perdão do Senhor. Caso não se arrependa, estará para sempre no suplício eterno. A prostituição em todas as suas formas é uma vitória do diabo na vida de quem se dá a isso.

A Palavra nos adverte que Satanás anda ao nosso derredor, procurando a quem possa tragar (1 Pedro 5.8), e, para atingir seu objetivo, ele envia as tentações. Caso a pessoa não as rejeite, ele dará ordens aos demônios para que invadam aquela vida. Debaixo do envolvimento satânico, o indivíduo cauteriza seu coração e já não vê mais nada de errado em usar seu corpo como “deseja”. No entanto, a verdade é que esse desejo é uma forma de o diabo dominar aquela vida. Quem se entrega a qualquer pecado torna-se servo daquela transgressão e, por extensão, do maligno.

Os demônios usam e abusam daquelas vidas que se colocam debaixo das ações deles. Já vi santos de Deus tornarem-se escravos dos piores espíritos malignos. Como servos do mal, não têm mais vontade própria, perdem o poder, a compostura, e julgam normal o que praticam. O diabo é um mau patrão, pois trata aqueles que o seguem como verdadeiros escravos em seus desejos mais nocivos.

O mais triste é constatar que essas pessoas não somente desonram o próprio corpo, mas também provarão a segunda morte. Como ministros da reconciliação de Deus com os homens, temos de nos esforçar, consagrando-nos ao Senhor, meditando na Palavra dEle, a fim de recebermos uma diretriz para ajudar os perdidos. Com a inspiração divina, teremos condições de levar a libertação para os infelizes que caíram nas teias de Satanás.

Todos nós, filhos de Deus, precisamos aprender que as nossas vestes têm de estar limpas em todo o tempo (Eclesiastes 9.8). O maligno não cessa de andar ao nosso redor, por isso, se perceber que estamos manchados pelo pecado, ele entrará em nossa vida. Então, não podemos dar a ele nenhuma possibilidade de se tornar nosso senhor. A natureza dele é má e, portanto, fará um inferno na vida de quem lhe der oportunidade. O certo é não ceder às tentações.

A Palavra de Deus é clara: não se associe com quem vive na prostituição (leia 1 Coríntios 5.9-11). Caso se una a alguém que esteja nessa situação, você estará em rebeldia, e sua vida não mais será a mesma. Você pode anunciar-lhe o plano de Deus e interceder junto ao Pai para que essa pessoa volte para o Caminho, mas jamais se associe a ela, a qual tem o diabo como senhor. Ela poderá ser usada pelo inimigo para lhe causar algum mal terrível. Quem obedece à Palavra prova que ama o Senhor (João 14.21)

Em Cristo, com amor, R. R. Soares

_____________________________________________________________________________________

NÃO CAUSE ESCÂNDALOS


“Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos” (1 Coríntios 8.9).

Somos livres para não pecar. Todas as coisas são puras, lícitas, mas nem todas devem ser praticadas (1 Coríntios 6.12); desse modo, o que é permitido, se causar algum escândalo, tem de ser evitado. Seu testemunho precisa ser maior do que qualquer prazer que você possa extrair, se isso causar dano à fé que algum fraco tenha, pois devemos viver para agradar ao Senhor.

É promessa de Jesus que, se deixarmos algo por amor a Ele, receberemos cem vezes mais (Marcos 10.29,30). Ora, do que mais necessitamos nesta vida, se temos a presença de Deus? Aprenda a viver contente com o que o Pai lhe concede. Se for fartura, glória a Deus; se for escassez, glória a Ele também, pois, com o Altíssimo, sempre estaremos bem, e isso é o que importa (Filipenses 4.11-13).

Paulo estava escrevendo sobre comida sacrificada a ídolos, mas sua advertência serve para outros assuntos também. Embora saibamos que, em Cristo, somos livres em tudo, alguns ainda não entendem completamente a Palavra de Deus e, por isso, poderão tropeçar. Assim, o melhor a fazer é aceitar a orientação apostólica e não se envolver em nada que possa causar prejuízo por causa do desvio de alguém.
Pela Palavra do Senhor, a nossa liberdade termina onde passa a ofender a alguém débil na fé (Romanos 14), e esses limites devem ser respeitados; por isso, examine a sua liberdade.

A orientação é para ser seguida à risca: não seja responsável pelo desvio de algum filho do Senhor (Lucas 17.1,2), mas lute para em tudo glorificar o Nome do Pai e cumprir a missão que lhe foi destinada. Não seja parecido com a criança manhosa que chora por qualquer brinquedo que lhe é negado. O importante é não estar em oposição ao plano de Deus nem causar dano a uma vida que Ele esteja levantando.
Que ninguém se escandalize com seu modo de ser, as palavras que você profere, os casos que conta, as decisões que toma ou deixa de tomar (1 Timóteo 4.12). Tudo o que fizer, meu irmão, faça como um sacrifício de louvor ao Senhor, pois é preferível perder algo a ver uma pessoa se perder por causa daquilo. Deus tem muito mais para lhe dar; você não necessita de nada que ofenda alguém.

Tenha cuidado para que os fracos não sejam expostos à extensão da liberdade que você tem em Cristo. Isso vale para todas as coisas, porém, especialmente, para as espirituais. O melhor é lutar com o Senhor para que Ele fortaleça aqueles que, no momento, não têm capacidade para ver você desfrutar do seu entendimento no Senhor. Com o passar do tempo, tendo-se fortificado, essa pessoa já não será mais um impedimento; no entanto, que fique claro que sua liberdade no bom Pastor jamais será uma licença para pecar.

Em Cristo, com amor, R. R. Soares

____________________________________________________________________________________

RECEBENDO E ENSINANDO


“Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão” (1 Coríntios 11.23).

Jesus continua entregando revelações aos Seus, as quais devem ser anotadas e obedecidas. Ele jamais falaria algo que não fosse de extrema utilidade para nós. Sem os ensinamentos do Senhor, vivemos longe das bênçãos, mas, com as recomendações dEle, obtemos vitórias. Dar atenção ao que lhe é ministrado é o segredo que fará de você alguém muito bem-sucedido.

As lições que recebemos do Altíssimo devem ser entregues a quem Ele nos orientar. Somente aquelas de ordem pessoal devem ficar entre Ele e você. Tudo o que for útil para o sucesso ou a libertação de alguma pessoa não deve ser colocado debaixo da mesa, mas, sim, no velador, pois a lâmpada é acessa para iluminar todos. É fato que uma simples conversa espiritual é mais edificante do que muitos sermões sem a devida unção. Ademais, ser usado pelo Pai nos traz uma recompensa.

Por outro lado, se alguém recebe uma revelação do Senhor para ser transmitida aos demais, mas não a cumpre, ele se faz culpado pelos erros advindos da falta de entendimento. É fato que há revelações pessoais, porém, existem outras que devem ser compartilhadas com toda a congregação. Se a igreja fosse, de fato, um organismo vivo, ela seria mais atuante e abençoada; afinal, o Cabeça da Igreja a alimenta por intermédio dos Seus membros. Em vez de promovermos encontros para comentar a vida alheia, devemos comunicar uns aos outros sobre o que temos aprendido com o Senhor. Certamente, isso será uma bênção para todos.

Uma das instruções da revelação de Paulo é que, em tudo, tem de haver ordem e decência. Ele falava da Santa Ceia, mas, nos evangelhos, vemos que, quando o Senhor foi multiplicar os pães e peixes, Ele mandou que todos se sentassem em ranchos de 50 ou 100, antes que Ele operasse o milagre de alimentá-los (Lucas 9.10-17). Pela Sua orientação, vemos que organização é um item necessário em tudo o que Ele realiza.
Eu era menino, com idade entre sete e nove anos, e, lendo o livro do profeta Daniel, entendi sobre a recompensa que aguarda aquele que a muitos ensina a justiça. Na mesma hora, orei pedindo a Deus aquela bênção. Sei que me espera na eternidade uma grande recompensa. Agora, quem também quiser participar dela deve apenas cumprir o que a Palavra orienta.

Um fato que todos precisam conhecer é que quem omite revelação ajuda o inimigo. Faça qualquer coisa na vida, mas nunca colabore com o diabo em seu plano maligno de levar vidas à destruição eterna. Pense grande e, todas as vezes que aprender algo na Palavra de Deus, compartilhe com o maior número possível de pessoas. Vale a pena!

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares

_____________________________________________________________________________________

O SENHOR COMO A SUA FORÇA

“Tira-me da rede que para mim esconderam, pois tu és a minha força”
(Salmo 31.4).

Quem aceita Deus como Senhor de sua vida descobre o quanto Ele pode fazer em seu favor. Basta ouvir a voz dEle e, se for preciso, clamar-Lhe de acordo com aquilo que Ele Se revelou ser. O Altíssimo é Aquele que cura (Êxodo 15.26), supre as nossas necessidades (Salmo 23.1; 34.9), perdoa os nossos pecados (Salmo 78.38; Isaías 43.25), é a nossa força (Salmo 28.7; 31.4) e concede uma infinidade de outras bênçãos.

Não podemos clamar por aquilo que não sabemos que Ele é por nós. No entanto, sendo abençoados com as revelações dEle, nós O temos à disposição. Então, havendo necessidade, podemos invocá-lO, e Ele atuará em nossa vida. O Altíssimo vê bem mais longe do que nós e enxerga o problema quando o inimigo ainda está nos planos iniciais, por isso, coloca-Se à nossa frente.

Sempre esteja atento ao ler a Bíblia e ao ouvir a pregação da Palavra, pois, nesses momentos, o Senhor Se revela a nós. Para Abraão, Ele Se deu a conhecer como o Todo-Poderoso. Então, com 318 escravos nascidos em casa, o patriarca foi no encalço dos quatros reis que haviam vencido os reis de Sodoma e Gomorra, mais os das cidades circunvizinhas, e os venceu (Gênesis 14). Para Davi, Deus Se revelou como sua força, além de outras especialidades. Então, o salmista podia clamar-Lhe como tal e O tinha agindo em seu benefício.

Os inimigos de Davi não sabiam disso e armaram laços para o pastor de Israel. De início, parecia que aquilo funcionaria, porém, Davi, ao perceber que estava em apuros e descobrir que era por causa das ciladas armadas em segredo, lembrou-se de que o Senhor já Se tinha prontificado a ajudá-lo e clamou. Todos aqueles que rogam a Deus com fé, firmados naquilo que Ele Se mostrou ser para eles, terão o Senhor lutando ao seu lado.

Será de muito proveito se, todas as vezes que a Palavra lhe for iluminada, você não A deixar passar despercebida, mas agarrar a revelação e dela não abrir mão. Dessa maneira, ao surgir qualquer luta, você conseguirá que o Pai lute em seu favor.
Pelo modo que o salmista orou, ele estava fraco e precisava de alguém que o tirasse da rede que o prendia. Então, lembrando-se do que o Senhor já lhe havia dito, o amado rei orou. Em seu clamor, ele afirmou que Deus era a sua força; então, foi atendido no que pediu e creu. Isso foi registrado para que qualquer pessoa também tivesse o Pai ao lado, operando em seu favor. Contudo, preste atenção: se a pessoa for negligente e não der a menor importância ao que lhe é revelado, ela clamará, mas não será atendida. Por isso, tome cuidado!

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares

----------------------------------------------------------------------------------

O SENHOR NOS OBSERVA

“O SENHOR olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens” (Salmo 33.13).

Deus tem uma morada – o mundo espiritual, a esfera da perfeição, onde tudo funciona como Ele planejou. De lá, Ele olha e nos observa, vê os mínimos detalhes, o nosso pensamento, as aspirações do nosso coração, os planos e as decisões ocultas que temos tomado. Nada lhe é encoberto, pois, por ser Deus, Ele contempla todos da mesma maneira a todo o momento e jamais haverá alguma coisa que irá surpreendê-lO.

Ele percebe quando estamos em perigo, observa as armadilhas que o inimigo está armando para nos tirar da Sua presença, como, por exemplo, a quantidade de vírus que nos ataca. O Altíssimo tanto conhece a capacidade deles quanto sabe como podem ser exterminados. Contudo, se orarmos e nos submetermos à Sua Palavra, teremos o Senhor operando em nosso favor. Como Varão de guerra, com um simples mover do Seu Espírito, a obra necessária é feita. Por que não se dar mais a este Ser tão especial?

A maioria das pessoas ainda não se libertou das crendices religiosas. Eu falo das que foram iluminadas pelo Evangelho, mas não deixaram de ser místicas. O fanatismo pode nascer no coração de qualquer um e é um grande impedimento para o Altíssimo agir. O indivíduo, por exemplo, imagina algo em seu coração e passa a confessar que aquilo lhe foi revelado pelo Senhor, quando, na verdade, não o foi. Meu irmão, isso é tão falso quanto a mentira que o diabo conta.

Quem deseja ser vencedor precisa entender que o que está escrito é a Verdade. O Senhor, que é nosso Pai, vê tudo; Ele sabe o que precisa ser feito para que nos libertemos de um ataque demoníaco, o qual nos está causando muito mal. Assim, Ele abre a Palavra para nós. No entanto, nesse momento, quem se dá ao fanatismo não quer nem pensar no que lhe está sendo mostrado e se põe a clamar para que Deus o atenda do jeito que acha que tem de ser. Resultado: o Altíssimo fica impossibilitado de operar.

O Senhor não utiliza certos planos porque é zeloso pelo que acha ser certo. Na verdade, Ele não acha, mas sabe o que é certo. Quem não se dobra à Sua sabedoria e não aceita Sua operação fica sem a bênção. É triste ver inúmeros bons cristãos sofrendo. Se essas pessoas abrissem mão do que pensam ser correto e assumissem o que a Palavra lhes ministra, veriam, em um piscar de olhos, a chegada da solução tão desejada!

Ninguém deve complicar o que Deus simplificou. Basta meditar em Sua Palavra e aprender a Sua vontade e, calma, mas firmemente, clamar a Ele pelo cumprimento de Seus planos. Agora mesmo, seja liberto do seu mal! Se, porventura, prejudicou alguém, não esconda nada dele nem do Senhor. Deixe sua oferta – a sua oração – diante do altar e reconcilie-se com essa pessoa (Mateus 5.23,24). Desse modo, Ele fará o que prometeu!

Em Cristo, com amor, R. R. Soares

_____________________________________________________________________________________

DOMINE-SE

“E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível” (1 Coríntios 9.25).

Estamos engajados em uma luta muito maior do que a dos profissionais do ringue. Eles não sobem à lona sem antes se terem preparado bem – do treino diário de várias horas à abstinência de certos alimentos. No entanto, parece que não cremos, ou não aprendemos que estamos em uma guerra aberta contra as forças das trevas. Elas são terríveis e estão determinadas a acabar com a nossa vida.

Você se tem preparado? Lutador despreparado é sinônimo de lutador derrotado. Você, de fato, crê que foi alistado para essa guerra? Ela é contra os principados, as potestades, os príncipes das trevas deste século e as hostes espirituais da maldade (Efésios 6.12). Isso não lhe interessa? Quem assim pensa, quando menos espera, é atingido por um dardo mortal que traz uma doença, um problema no lar, nas finanças ou em outras áreas. Não adianta “jogar a toalha”, pois inimigo não descansará até que tenha você nas sujas mãos dele.

Como é triste ver os soldados de Cristo feridos! Eles foram chamados pelo Rei para O representarem e, por certo tempo, até que o fizeram. Entretanto, por falta de preparação, o inimigo enviou uma pessoa charmosa, uma verdadeira Dalila, como a da história de Sansão (Juízes 16), e eles, deixando-se levar pela paixão, caíram. Agora, o que resta é a vergonha e algum filho bastardo. Outros se envolveram em falcatruas e vivem subornando os agentes da lei para não serem presos.

A nossa luta é real e contínua. Precisamos estar aos pés de Cristo, sempre em comunhão com o Senhor para sermos vitoriosos. Cada cristão tem de chegar à conclusão de que não é exceção; não há quem não tenha de lutar contra essas forças malignas, e quem não se preparar cairá na batalha. Temos de procurar apresentar-nos a Deus preparados, como obreiros que não têm do que se envergonhar e manejam bem a Espada do Espírito (2 Timóteo 2.15). Afinal, fomos convocados para lutar e vencer, vencer e vencer.

Se você é um desses feridos, o Senhor pode curar as suas chagas. Se você não fizer nada a partir de agora, ficará nas mãos do adversário. Isso é errar mais do que tem permitido. Agora que tomou conhecimento do porquê dos fatos ruins que lhe acontecem, não terá mais desculpas. Tudo o que tem a fazer é arrepender-se do que o maligno já o usou para fazer e emendar o seu fracasso.
Como Pedro, grite para o Senhor que você está afundando (Mateus 15.22,33). Então,

Ele estenderá a mão e irá resgatá-lo, como fez, por exemplo, com Davi, que continuou a ser uma bênção depois que se arrependeu do seu pecado com Bate-Seba (2 Samuel 11.3ss). Invoque o Senhor Deus da santidade, e Ele lhe perdoará agora mesmo!

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares

_____________________________________________________________________________________

A NOSSA LUTA É CONTÍNUA

“E, por isso, também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu” (2 Coríntios 5.2).

Enquanto estivermos neste mundo, não teremos a paz completa. Só mesmo quando formos revestidos da nossa habitação celestial estaremos para sempre livres das lutas que travamos contra o pecado e as forças das trevas. Cristo já nos tinha avisado de que teríamos aflições no mundo, mas isso não nos deve desanimar, pois Ele venceu o mundo (João 16.33). Agindo por fé e usando a autoridade que nos foi conferida no Nome do Senhor, venceremos também.

Não é coisa fácil nem agradável ser assediado pelas tentações. O inferno é cruel e usa todos os meios para nos tirar da santa presença do Pai. Essa luta foi travada por todos os santos de Deus; até Jesus foi tentado em tudo.
Uma vez que o diabo e seus anjos forem lançados no lago, o qual arderá por toda a eternidade com fogo e enxofre, os santos de Deus serão revestidos da incorruptibilidade e, então, não terão mais problemas com o inimigo, pois estarão livres dele e de suas mentiras para sempre. No entanto, hoje, quando surgem as tentações, elas devem ser tratadas segundo a orientação das Escrituras a fim de que não nos atinjam. O Senhor sabe guardar os que Lhe pertencem.

Ninguém deve desanimar ao ser tentado, pois isso não é pecado. Deve, sim, ir a Deus e confessar o que sentiu com a tentação. Se tiver dado algum lugar a ela, precisa pedir o perdão do Senhor e, em seguida, repreender o diabo, que, se for resistido em Nome de Jesus, fugirá (Tiago 4.7). Assim fez Cristo quando, tanto no deserto quanto em outras ocasiões, Satanás dirigiu-se a Ele para tentá-lO. O Mestre não pecou por ter sido tentado, mas nos mostrou como agir frente a qualquer situação como essa: repreender o diabo, usando a Palavra de Deus.

Em tempo de tentação, que é obra-prima do diabo, tema o Senhor. O maligno usa toda a sua capacidade, nunca joga “leve”. Só mesmo contando com a ajuda dos Céus, alguém consegue passar pelas armadilhas do mal, sem errar. Por isso, na oração do Pai-Nosso, Jesus nos ensinou a pedir a Deus que nos livrasse das tentações.
Pouco adianta contar a outras pessoas que se está sendo tentado. Se o fato cair no conhecimento do povo, sempre haverá alguém para dizer que você sucumbiu. Graças a Deus que, quando formos revestidos da nossa eterna habitação, isso não mais nos ocorrerá.

O segredo é ficar firme nas promessas divinas e não ceder a nenhuma delas. Quando surgirem, devem ser repreendidas de pronto. Quem se deixar levar pela tentação sofrerá um severo dano em sua fé e em seu relacionamento com Deus.

Em Cristo, com amor, R. R. Soares

____________________________________________________________________________________

TEMOS DE SER SEPARADOS

“Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei” (2 Coríntios 6.17).

O pecado cometido por Adão fez um estrago muito grande no plano de Deus. Por um ato insano e deliberado, o ser criado à imagem e semelhança do Senhor (Gênesis 1.26) passou a ser dirigido pelo inimigo em uma invencionice maligna sem tamanho. Ele perdeu o respeito por si mesmo, passou a cultuar a criatura, entregou-se a paixões infames, tornou-se nulo em seu próprio raciocínio e teve o coração obscurecido.
A vinda de Jesus ao mundo pôs um ponto final nesse estado miserável do homem. Cristo sofreu o que teríamos de padecer e nos libertou das forças das trevas. Essa é a mensagem que temos de dar a todos. Não houve um que não fosse afetado pela morte – a natureza de Satanás. Não há, em lugar algum, um só que não tenha sido feito escravo do diabo (Romanos 5.12).

Ao pregarmos a Boa Notícia, o Evangelho, levamos libertação aos perdidos. Então, quem se encontra na idolatria, na feitiçaria e nos mais diversos descaminhos da vida, ao crer no que Jesus fez por ele, é liberto. Entretanto, há um perigo que ronda os filhos de Deus: apesar de já terem sido remidos pelo sangue de Cristo, são tentados a voltar às praticas antigas – e muitos retornam!
Existem indivíduos que mantêm o nome de cristãos, mas desenvolvem uma espécie de ritual que em nada agrada a Deus. Eles até usam o nome de cristão e se esforçam para parecer um, porém, cada vez mais se distanciam da Verdade.

Seu culto é um emaranhado de coisas esquisitas que não encontram respaldo nas Escrituras e, portanto, não têm nenhum valor diante do Senhor; ao contrário, são repugnantes para Ele.
O versículo estudado nos orienta a manter distância dessas pessoas. Diz a Palavra que não pode haver comunhão entre a luz e as trevas (2 Coríntios 6.14). Só devemos aproximar-nos delas para lhes dar o recado do Senhor. Não podemos ter comunhão com elas, aceitar convites para suas festas nem banquetear com elas, tampouco concordar com suas práticas. O Evangelho nos orienta a sair do meio delas, apartar-nos, não tocar em suas imundícias para, então, sermos recebidos por Deus.

Quem serve ao Altíssimo precisa ter a atitude bíblica e jamais agir como um político que quer agradar a todos. Isso não quer dizer que não poderemos cumprimentar os perdidos, ou ser gentis com eles e estender-lhes a mão. Temos, sim, de deixar claro que suas práticas são condenadas pelas Escrituras e devem arrepender-se, a menos que não se importem com a perdição de suas almas. Faça a sua parte em obediência ao Senhor!

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
__________________________________________________________________________________

ASSIM É O HOMEM NATURAL


“A sua garganta é um sepulcro aberto; com a língua tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo de seus lábios” (Romanos 3.13).

Não há remédio para o homem natural, a não ser que se converta, pois o veneno do pecado entrou no ser humano e fez dele um ser perigosíssimo. O versículo que vamos estudar fornece o retrato de todos os que ainda não se converteram e, portanto, não têm o temor de Deus. Não é por acaso que existem tantos filhos ilegítimos, tanta gente amargurada e oprimida pelo mundo. É com esse tipo de pessoa que temos de conviver. É assim que somos sem a graça de Deus, mas Ele nos gerou de novo para uma viva esperança (1 Pedro 1.3).

A nossa missão é levar o Remédio que transforma essas vidas errantes e erradas em novas criaturas. Ao nos dar a imagem exata do que é o perdido, o Senhor não nos está amedrontando, mas avisando-nos de que é esse tipo de pessoa que Ele quer salvar. Então, estando de sobreaviso, temos uma meta: fazer desses indivíduos filhos de Deus. No entanto, ao mesmo tempo, não devemos vacilar nem colocar neles a nossa esperança ou confiança, porque não deixarão de ser ímpios, a menos que provem do novo nascimento.

A mensagem que precisamos anunciar-lhes não deve ser a de condenação, mas de esperança, amor e fé. Ora, todos eles serão inúteis para Deus, se não fizermos deles novos convertidos. Caso isso não aconteça, chegará o dia em que serão lançados no lago de fogo e enxofre que arderá por toda a eternidade. A sentença deles já está lavrada, porém, muitos de nós poderemos ser incluídos na mesma condenação. Estaremos na mesma situação se não fizermos nada para salvá-los. Também, se cometermos os mesmos erros, sofreremos a mesma sentença. Não é porque fomos salvos, que, agora, temos licença para pecar. Ao contrário, quem foi iluminado, mas voltou ao pecado, terá mais rigor em sua prestação de contas (2 Pedro 2.20-22).

O cristão que diz temer o Senhor e é conhecedor da posição espiritual dos perdidos, mas, mesmo assim, resolve associar-se a um deles em uma aventura comercial ou casamento corre um risco muito grande, pois é esse tipo de gente que ele terá como parceiro. Sem dúvida, quem assim faz está encomendando muitos dissabores e sofrimentos, já que a pessoa a qual não dá crédito às advertências do Senhor, um dia, com remorso, dor e muita angústia, haverá de reconhecer quão tola foi.

Os filhos de Deus têm de ser mais do que sensatos: precisam ser obedientes. Nada foi escrito por acaso, mas por um ato de amor do Pai. Essa é a condição de seus filhos, seu cônjuge, seus amigos e as demais pessoas que ainda não nasceram de novo. Por isso, faça o esforço necessário para anunciar o Evangelho a todos!

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
_____________________________________________________________________________________

LIVRANDO-SE DAS PAIXÕES DA CARNE


“Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências” (Romanos 6.12).

Não é pequeno o número de filhos de Deus que vivem com problemas em relação aos desejos desenfreados da carne. Apesar de terem nascido de novo, a carne está tão forte no interior deles, que, às vezes, eles caem em transgressões mentais ou físicas. Quando isso acontece, sentem-se os mais miseráveis, ficam chateados, deprimidos, confessam e prometem a Deus que não voltarão ao erro. Contudo, ao se depararem com mais uma tentação, eles escorregam e se sujam.

O que se passa com essas vidas? Elas não se libertaram do reino das trevas? Não foram transportadas para o reino da luz? Ou será que o Evangelho não é o poder do Senhor? Espero que este estudo ajude muitos filhos de Deus a não se deixarem levar mais pelos enganos do inimigo. Na verdade, basta só uma atitude para que o cristão fique livre de práticas malignas.
O versículo citado declara que temos de impedir que a iniquidade reine em nosso corpo mortal, e essa é uma decisão que precisamos tomar! No início, por estar há tanto tempo sujeitando-se aos “encantos” do pecado, o cristão terá um pouco de dificuldade para se acertar. Entretanto, se ele tomar a atitude de não permitir que a transgressão reine em seu corpo e permanecer firme nessa posição, ele perceberá que os desejos desenfreados já não o dominam mais. Quem resistir ao diabo verá que ele fugirá (Tiago 4.7).

O vício do pecado é como qualquer outro. Quem fuma, por exemplo, sente o quanto se tornou escravo do cigarro quando tenta deixá-lo. O mesmo acontece com quem usa drogas, mente ou faz qualquer outra coisa errada. Até mesmo um alimento consumido todos os dias torna-se senhor da nossa vontade. Na falta dele, alguns fazem qualquer coisa para consegui-lo. Assim também ocorre com aquele que está preso ao pecado, o qual não quer perder seus súditos. A iniquidade faz nascer uma paixão enlouquecedora no coração dos seus servos, e esse sentimento faccioso se sobrepõe à razão e ao bom senso, levando pessoas maduras a agirem de modo completamente oposto à Palavra de Deus.

Se você estiver vivendo desse modo, pegue, agora, a orientação do Senhor. Entre em oração, confesse a Ele seu erro, peça-Lhe o perdão e repreenda o inimigo. Se você se tornar senhor sobre a transgressão, ela não mais o dominará. Lembre-se de que o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna (Romanos 6.23). Tome posse dela agora mesmo!

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares

___________________________________________________________________________________

CUIDE DE SEUS PÉS


“E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém!” (Romanos 16.20).

Em sua despedida, na carta aos Romanos, o apóstolo Paulo afirmou que Deus não tardaria em esmagar Satanás debaixo dos pés dos nossos irmãos. Será que isso ocorreria com eles somente, ou pode suceder com todos nós? A Bíblia fala muito sobre os pés daqueles que fazem a vontade de Deus. Há um mistério sobre esses membros do nosso corpo que estão em contato com o chão. Mas, creio eu, que isso tem sentido figurado.

Quando falou com Josué sobre Canaã, o Senhor disse que daria aos filhos de Israel a terra onde aquele Seu servo colocasse a planta dos pés (Josué 1.3). Josué, então, teria somente de pisar, e o terreno seria do povo de Deus. Aquela promessa era símbolo da que foi feita para nós em João 14.13, na qual Jesus declarou que aquilo que pedíssemos – determinássemos, tomássemos posse, exigíssemos – Ele iria conceder-nos. Então, Josué deveria tomar posse daquela terra, colocando seu pé, sua declaração, e a terra ser-lhe-ia dada.

Isaías falou de como os pés dos que anunciam as Boas-Novas são formosos (52.7). Isso quer dizer que, ao levarmos o Evangelho aos perdidos, nada nos impedirá de assumir aquele grupo de pessoas para Deus. Os nossos pés – a nossa decisão – fazem com que muita gente saia das trevas para a luz. Por toda a vida, o diabo tem dominado nações, oprimindo seus moradores, fazendo com que sofram suas maldades. No entanto, quando alguém enviado por Deus vai até eles, esse servo do Senhor esmaga a capacidade do inimigo de mantê-los sob o domínio do mal. Afinal, as portas do inferno não resistem ao avanço da Igreja do Senhor Jesus (Mateus 16.18).

Os irmãos de Roma sofriam uma opressão muito grande. Então, o apóstolo declarou-lhes que o Deus de paz, em breve, esmagaria Satanás debaixo dos pés deles. Se estivessem doentes, o Deus da cura, Jeová Rafá, iria sará-los; se passassem por problemas financeiros, o El Shaddai – o Senhor mais do que suficiente – dar-lhes-ia ampla suficiência, esmagando o maligno debaixo da decisão deles de obedecerem à Santa Palavra.

Qual é o seu problema? Descubra nas Escrituras o que Deus tem prometido fazer e, então, clame por isso, na certeza de que o Senhor que lhe fez tal promessa logo esmagará Satanás debaixo dos seus pés. O modo como o Altíssimo Se revela a você é a maneira pela qual você deve ter fé nEle. Se for cura, o Senhor será para você o Deus da cura; caso tenha outra necessidade, Ele também irá supri-la.

O Pai não tarda em cumprir o que promete. Quando entendemos Sua Palavra, Ele age rapidamente. Se a revelação chegou ao seu entendimento, o Senhor já está preparado para realizá-la. Neste momento, Deus está pronto para esmagar Satanás debaixo dos seus pés. Então, clame, e Ele fará isso!

Em Cristo, com amor, R. R. Soares

__________________________________________________________________________________

QUE LOUVOR VOCÊ RECEBERÁ?

“Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas e manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá de Deus o louvor” (1 Coríntios 4,5).

Quantas informações esse versículo nos fornece. Todas elas são de muita importância para nós. Vamos examinar cada uma e verificar o que o Senhor nos está dando a conhecer. É bom sempre saber a vontade de Deus e o que Ele promete fazer, pois, mais cedo ou mais tarde, o que Seus lábios prometeram acontecerão. Agora, é bom não fazer o que Ele proíbe; o melhor é obedecer ao que Ele ordena e levar a sério Suas advertências.

1ª - Nada julgueis antes de tempo. O Senhor nos proibiu de emitir qualquer julgamento. Paulo disse que haveria um tempo em que julgaríamos os anjos (1 Coríntios 6.3), mas disso eu não entendo. Porém, quando a Palavra nos é aberta, está na hora de dar a ordem, emitindo o julgamento da derrota do mal. O tempo é a revelação do Evangelho. Tendo o Senhor falado, Ele irá confirmar Sua palavra.
2ª - Até que o Senhor venha. Um dia, Jesus virá buscar-nos; no entanto, quando agimos com fé, Ele já nos vem socorrer.

Quando sentimos em nosso coração que escutamos a voz de Deus – a Palavra nos é aberta –, é o momento certo de assumir o que nos pertence. Então, podemos julgar de acordo com o que nos foi revelado. Naquele momento, o que falamos se cumpre.
3ª – O qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas. A revelação da Palavra de Deus sempre traz à luz o que as trevas têm feito em nós ou na vida de outras pessoas. É preciso sempre estar ligado no Senhor para entender o que Ele diz. Por meio de Sua manifestação – a qual ocorre com a leitura da Palavra, a meditação nas Escrituras ou por ouvir a pregação do Evangelho –, o que estiver oculto e for difícil de ser resolvido será trazido à luz.

4ª - Manifestará os desígnios dos corações. A visita do Senhor Jesus à nossa vida manifesta os desígnios do nosso coração, bem como do das pessoas ao redor. Como é bom estar sempre ligado e em comunhão com o nosso Deus!
5ª - Cada um receberá de Deus o louvor. O galardão do Senhor é certo. Ele haverá de retribuir todos os que agiram segundo Suas orientações, pois estes colaboraram com

Ele na concretização da Sua vontade. Porém, isso não acontecerá somente na eternidade. Hoje mesmo, Deus recompensa todos aqueles que assumem Suas promessas. Ele cura, liberta, faz prosperar e dá solução aos problemas. Se o salário do pecado é a morte, a obediência à Palavra de Deus é a vida (Romanos 6.23). Quem crê e faz o que Ele manda experimenta Seu favor. O Altíssimo nunca despede alguém de mãos vazias!

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares

________________________________________________________________________________

A NOSSA AÇÃO MAIS IMPORTANTE

“A circuncisão é nada, e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus” (1 Coríntios 7.19).

Uma das coisas mais importantes que podemos fazer é guardar os mandamentos. Quem o faz agrada a Deus, prova que O ama e é amado tanto por Jesus quanto pelo Pai (João 14.21). Deixar de observar as ordens divinas é desprezar o Senhor e comprometer-se com o inimigo. As ordenanças do Altíssimo nos são dadas como parte do plano divino para nossa vida e a do próximo, por isso, não existe nada mais correto a se fazer do que ser um fiel cumpridor da Palavra de Deus.

A circuncisão foi estabelecida pelo Senhor como prova do pacto do homem com Ele. Era tão importante que Abraão circuncidou Ismael, seu filho com Agar, bem como os servos que tinham nascido em sua casa e os que ele havia comprado a dinheiro (Gênesis 17.23). Para Abraão, em sua casa, não podia haver ninguém que não estivesse em aliança com Deus.
Houve um incidente na vida de Moisés em que o Senhor quase o matou. Zípora, esposa desse servo de Deus, ao ver a situação aflitiva do marido, correu e cortou a carne do prepúcio do seu filho e lançou-a aos pés dele, e, então, o Senhor deixou Moisés viver (Êxodo 4.24-26).

No Antigo Testamento, a circuncisão era física, feita somente nos do sexo masculino. Servia como símbolo da verdadeira circuncisão que seria feita em nosso coração, pelo próprio Deus, na ocasião de nosso batismo nas águas, tanto nos homens quanto nas mulheres. Ela é a marca de que somos propriedade divina. Assim como a intervenção corporal era sinal de que alguém era hebreu, a que é feita em nosso coração também nos identifica perante o mundo espiritual como pertencentes ao povo de Deus.

No entanto, apesar de sua importância ser grande, Paulo diz que tanto a circuncisão quanto a incircuncisão nada são diante da obrigação de guardarmos os mandamentos do Senhor – os comuns, registrados na Bíblia, e os pessoais, aqueles que Deus fala ao nosso coração. Sem dúvida, o que mais agrada ao Pai é que guardemos Suas ordenanças.
Não observar as ordens do Altíssimo é como uma declaração de que Ele não é tão importante para nós quanto dizemos. Honrar somente de boca é fácil, mas essa honraria o Senhor não recebe. Ele disse, por intermédio do profeta Malaquias, que o filho honra o pai, e o servo, ao Senhor.

Se Ele é Pai, onde está a honra dEle; se é Senhor, onde está o respeito que Lhe é devido? (Malaquias 1.6).
Da próxima vez que alguma tentação vier, pergunte a si mesmo: é certo fazer o que Deus proíbe? Ou será que, se você o fizer, estará dizendo que não O honra nem O respeita? Pense nisso, meu irmão!

Em Cristo, com amor, R. R. Soares

_____________________________________________________________________________________

O QUE VOCÊ TEM VISTO?


“A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz” (Mateus 6.22).

O ser humano é composto por três partes – espírito, a nossa verdadeira pessoa; a alma, a nossa mente e memória, e o corpo, a parte física. O espírito tem na Palavra de Deus a sua lâmpada (Salmo 119.105). Com Ela, somos iluminados e transformamos nossa maneira de pensar. Já o corpo tem nos olhos a sua lâmpada; se eles forem bons, todo o corpo será luminoso.

Podemos fazer os olhos serem bons ou maus. Quando alguma coisa errada nos chama a atenção, devemos tirar o foco daquilo. Porém, se gostarmos do pecaminoso e o observarmos, o corpo pagará a conta. Caso vivamos com sabedoria, esquivando-nos das coisas ruins, escolhendo os amigos, os lugares para frequentar, que comida ingerir e o que deve ocupar o nosso pensamento, nosso corpo agradecerá.
Um sentimento mau que tenhamos contra alguém, o qual, talvez, seja mesmo errado, prejudica o funcionamento do nosso físico. As situações ruins são tão perniciosas, que não convém dar a elas um minuto sequer de atenção. Em todos os momentos, mesmo contra a nossa vontade, temos de nos doutrinar a obedecermos aos mandamentos divinos, pois somente eles farão bem. Qualquer sentimento proibido causará um mal tremendo à nossa saúde.

As pessoas que serviram a Deus e venceram descobriram o segredo de viver bem. Ninguém que fosse mesquinho, vingativo, invejoso ou tivesse outro defeito semelhante em sua personalidade logrou sucesso na vida espiritual. Veja o invejoso Saul: apesar de ter sido escolhido pelo Senhor para ser o primeiro rei de Israel e ter reinado por 40 anos, encheu-se de inveja de Davi e procurou matá-lo (1 Samuel 8-31). Se tivesse sido sábio, Saul teria apoiado o escolhido de Deus e, assim, teria desfrutado de um final bem feliz.

O mesmo se pode dizer de Judas Iscariotes, o qual teve o privilégio de fazer parte do grupo de 12 apóstolos de Jesus. Foi escolhido a dedo pelo Rei do Universo para compor a equipe mais privilegiada do mundo, contudo, primeiro, deixou o demônio do roubo possuí-lo (João 12.6) e, depois, vendeu-se ao espírito da traição (Mateus 26.47-49). Que final infeliz!

O rei Davi deve ter sido um pai exemplar, pois conhecia a Palavra de Deus como, talvez, nenhum de nós a conhece. Seus filhos, provavelmente, receberam, de sua boca e seu procedimento, o melhor ensino. No entanto, um deles deixou-se levar pelo demônio da sensualidade e forçou a própria irmã, pagando com a vida o ato insano que cometeu (2 Samuel 13). Esforce-se para que seus olhos sejam sempre bons, e todo seu corpo será luminoso.

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
___________________________________________________________________________________

QUEM TEM AUTORIDADE MANDA


“Pois também eu sou homem sob autoridade e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu criado: faze isto, e ele o faz” (Mateus 8.9).

A resposta que o centurião romano deu a Jesus é profunda, apesar de muito simples. Ela fez com que o Mestre Se maravilhasse com a sabedoria espiritual daquele capitão. Não foi sua mente sábia que o fez perceber um dos mais importantes fatos, mas, sim, o Pai celestial, o qual lhe ensinou os princípios que devem nortear uma vida de fé.

O povo de Deus sempre sofreu por falta de sabedoria (Oseias 4.6). Não é possível que a Palavra tenha descrito o sofrimento de Cristo na cruz, com detalhes, e informado de que Ele estava substituindo o ser humano ali, mas, ainda assim, o povo do Senhor viva oprimido, passando por todo tipo de ataque do inimigo, enquanto clama desesperadamente pela cura que nunca vem. Alguma coisa deve estar errada.
O erro não é do Senhor, mas, sim, nosso, pois nem sempre damos crédito ao que nos é pregado. Lemos as Escrituras, mas não ousamos crer no que Elas afirmam. Se algum mal nos ataca, logo entramos em oração – ou no que chamamos de intercessão – e começamos a culpar o Pai. Nesse momento, citamos a Palavra de Deus e Lhe perguntamos por que

Ela não é cumprida; só nos falta chamá-lO de mentiroso.
A falta de conhecimento faz errar, sofrer e acusar Aquele que jamais poderia ser acusado de omissão ou irresponsabilidade. O que diz respeito à vida já nos foi dado. As Escrituras ensinam o que fazer em todos os momentos, mas não damos a Elas o verdadeiro lugar em nossa vida. Por isso, quando precisamos ser firmes por já termos sido iluminados, acabamos vacilando.

O centurião não hesitou, mas declarou o que havia aprendido. Para ele, quem tem autoridade não precisa ir nem pedir, mas mandar. Ele afirmou que bastaria uma só palavra e seu servo seria sarado. Sim! É essa declaração que está faltando em sua boca. Você deve guardar as palavras ociosas, duvidosas e irresponsáveis e nunca mais usá-las, contudo, deve empregar a Palavra da fé com convicção.

Quem é enviado por alguém o representa na proporção da ordenança que recebeu. O centurião observou que Jesus não podia expulsar demônios se o Pai não estivesse por trás de tudo aquilo. Ele concluiu que Cristo fora enviado para uma guerra contra o império do mal e, então, com uma palavra – uma declaração –, Seus servos fariam a obra como acontecia com ele, quando falava em nome do Império Romano.
E você? Não aprendeu que, em Nome de Jesus, tem o mesmo ministério do Filho de Deus? Levante-se e repreenda o mal que o ataca e creia que sua ordem será cumprida!

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
_____________________________________________________________________________________

A PRONTIDÃO DO SENHOR


“E Jesus, levantando-se, seguiu-o, e os seus discípulos também” (Mateus 9.19).

Quando atendeu ao pedido de Jairo, um dos chefes da sinagoga, Jesus nos ensinou que devemos estar sempre prontos às solicitações que nos fazem. Jairo não era um dos seguidores do Mestre, mas, por causa de um fato grave em sua casa, ele foi até o Senhor pedir a intervenção dEle. O Salvador não entrou em discussão se aquele homem cria nEle ou não, pois, ao procurá-lO, Jairo já estava demonstrando sua fé. Além disso, o Mestre não perguntou sobre a vida passada dele, pois, quando uma pessoa procura Deus, Ele mesmo a traz para perto de Si, e, se ela acreditar, Ele lhe perdoa.

Aquele pai desesperado pediu por sua filha, a qual estava à morte. O Senhor, de pronto, deixou tudo o que estava fazendo e foi com ele. Essa prontidão do nosso Salvador é algo marcante: não podemos deixar de atender a qualquer um que nos procure. Nenhum compromisso é importante demais para que digamos à pessoa que ela chegou tarde ou nós iremos ajudá-la depois. Como Jesus era dirigido pelo Santo Espírito, sentiu em Seu coração que aquela era a hora, e foi com o pai angustiado.

Que caminhada linda teremos ao lado de pessoas sofridas que buscarem nosso auxílio! Mas, diferente do Senhor, muitas vezes, temos algo mais importante a fazer, o qual não dará ao Pai a verdadeira glória nem levará a um milagre – que não somente salvará uma vida, uma família, mas também fará com que tantos quantos dele ouvirem deem glórias a Deus. Deveríamos fazer da nossa vida e do nosso tempo algo que produzisse louvor ao Senhor em todo momento. Se deixarmos e permitirmos, o Santo Espírito irá usar-nos.

Deus tem um plano para a humanidade. Para isso, fomos eleitos a fim de fazê-lo funcionar. Se formos obedientes, veremos o Pai usar-nos para Sua glória. Tantas benesses acontecerão, que, se contadas de antemão, ninguém acreditará. Em Sua sabedoria, Deus, que me preparou para estar aqui lhe escrevendo, também tem muitas coisas boas preparadas para você cumprir, as quais lhe farão bem e dar-lhe-ão um lucro tremendo na eternidade. Por isso, não deixe de realizar o que Ele lhe tem destinado. Os planos do Altíssimo para sua vida são muito grandes e maravilhosos!

Jesus afirmou: E o servo que soube a vontade do seu senhor e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites (Lucas 12.47). Não quero saber de punições, mas, sim, de galardão, da divina recompensa. Nesse dia, quero estar de pé diante do Senhor e, mesmo sabendo que só fiz o que foi mandado, e, ainda assim, não como deveria, sei que Deus me olhará nos olhos e dirá que, porque fui fiel no pouco, sobre o muito Ele me colocará. Ele ainda dirá que sou um servo bom e fiel, e, portanto, posso entrar em Sua alegria (Mateus 25.21). Para seu bem e sua felicidade, esteja sempre pronto para servir a Deus.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
___________________________________________________________________________________

FUJA DAS MENTIRAS DO DIABO

“E bem-aventurado é aquele que se não escandalizar em mim” (Mateus 11.6).

Há muitas pessoas que pensam estar servindo ao Senhor Deus, mas ficarão chocadas com a sentença que não esperam receber no Grande Dia. Elas não imitam o Mestre; antes, fazem outras coisas as quais pensam ser mais produtivas para o Reino de Deus. Não temos de fazer a nossa vontade, mas, sim, a dAquele que nos chamou e nos deu o exemplo de como Sua obra deve ser feita. Nos dias do ministério terreno de Jesus, não houve um único discípulo que não tenha sido revestido de poder, enviado a curar os enfermos e a expulsar os demônios enquanto pregava o Reino de Deus.

João Batista enviou dois dos seus discípulos para perguntar ao Mestre se Ele era quem eles esperavam ou deveriam aguardar outro. O ministério de João era diferente – ele pregava contra o pecado, batizava as pessoas, mas não falava sobre libertação. A Graça de Deus ainda não havia sido enviada, e a Verdade não estava sendo executada por completo. Elas vieram com Jesus. Diante dos discípulos de João, o Salvador curou muitos cegos, aleijados, demais sofredores, e disse que deveriam relatar tais feitos ao profeta (Mateus 11.1-5). Em seguida, Ele deu a declaração que, aparentemente, nada tinha a ver com o que João mandou perguntar: E bem-aventurado é aquele que se não escandalizar em mim (Mateus 11.6).

Muitos serão mal sucedidos por não aceitarem que, hoje, o ministério de Cristo inclui a libertação dos oprimidos e a cura dos enfermos. Eles nem imaginam que isso seja um golpe do diabo contra a vida deles, pois, assim, sofrerão uma reprimenda do Senhor no Grande Dia, se é que não serão impedidos de entrar no Reino preparado para os justos desde a fundação do mundo.

Um servo do Senhor não pode ter vontade própria e fazer só o que lhe agrada. É preciso que ele entenda o plano divino e o cumpra; assim, estará fazendo a plena vontade do Pai. Se existisse outro meio melhor de realizar a obra do Altíssimo, Ele mesmo o teria revelado. O Senhor, além de sábio, é amor (1 João 4.16), por isso, mostrou como Seu amor pode ser revelado aos perdidos e como eles entrarão no Reino de Deus. Fazer diferente do que nos foi ensinado irá levar-nos a dar conta das almas que se perderam por causa da nossa desídia.

Nunca desobedeça à ordem divina. O Senhor, além de ser amor, também é onisciente (Salmo 147.5; Romanos 11.33). O que Ele fez diante dos discípulos de João não foi por acaso; foi uma lição para todos os demais seguidores. Dessa maneira devem portar-se todos aqueles que forem enviados por Ele. Se os oprimidos por espíritos imundos não forem libertos, jamais se converterão nem se tornarão filhos de Deus. Sem a manifestação da Graça divina – o poder divino movendo-se em nosso favor –, não haverá obra de Deus. Ele nunca fez nem fará “carinho” ou acordo com os demônios. Ele simplesmente os expulsa. Faça, então, como foi ordenado e seja muito bem sucedido!

Em Cristo, com amor, R. R. Soares

_____________________________________________________________________________________

AGRACIADOS PELO SENHOR JESUS


“Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Mateus 11.27).

Essa declaração do Senhor é de uma importância sem tamanho, principalmente para quem é membro do Corpo de Cristo e se interessa pela salvação dos perdidos. Jesus nos dá a entender que há um mistério na conversão; portanto, é bom aprendermos do Senhor para que tenhamos sucesso em fazer a obra divina, pois pode ser que estejamos trabalhando em vão. Não é bom desperdiçar tempo, tampouco contribuir para o engano de outros.

Não há nada que não tenha sido entregue a Jesus, o nosso Comandante. Em João 6.44, Cristo disse que ninguém pode ir a Ele se não for trazido pelo Pai. Temos, então, de pedir ao Altíssimo que leve os pecadores às nossas reuniões e lhes abra o entendimento para que vejam a necessidade da salvação e entreguem-se ao Salvador. Até aqueles obreiros que trabalham na seara divina devem ser enviados por Deus. Se a obra é dEle, ela deve ter Seu total envolvimento.

Eu nunca tinha observado que ninguém – ninguém mesmo – conhece o Filho; apenas o Pai tem esse poder. Acabei de aprender isso e estou boquiaberto, meu irmão. Confesso que jamais havia pensado nisso, mas a verdade é que o Filho de Deus jamais foi conhecido por quem quer que fosse. Se essa declaração inclui os anjos, não sei. No entanto, a palavra que Ele usa é ninguém. Somente o Pai teve esse prazer. Do mesmo modo, não há quem conheça o Pai, senão o Filho. Meu Deus!

O Senhor e Seu Filho nunca Se deram a conhecer a nenhuma das Suas criaturas; somente os dois Se conhecem mutuamente. Sei que Jesus declarou que os anjos dos pequeninos viam a face do Pai (Mateus 18.10), mas, talvez, era só o que podiam vislumbrar. Isso é além do que jamais ouvi! Entretanto, agora, Ele disse que, na eternidade, conheceremos o Altíssimo como dEle somos conhecidos (1 Coríntios 13.12).

Há pessoas a quem será dado o prazer de conhecer o Pai, mas é Jesus quem decidirá a quem fará isso. Na pregação da Palavra, na leitura bíblica e na meditação dessas verdades, aos poucos, tomamos conhecimento de Deus, tanto do Pai como do Filho.
Por vezes, julgamos que já temos bastante luz. Então, alguns, achando-se importantes, sábios e privilegiados, passam a desprezar os outros. Coitado dos soberbos, pois o que estavam aprendendo cessa, e o que lhes resta é um coração vaidoso, o qual precisa, urgentemente, converter-se e voltar aos pés do Salvador.

Quem se dá à vaidade, sem dúvida, não tem conhecimento dAquele que é manso e humilde de coração (Mateus 11.29). Sua alma vive atribulada, seus caminhos são sinistros, e o mal está sempre presente em sua vida. Como fomos agraciados em conhecer o Salvador, o qual é manso e humilde de coração, não é verdade? Pois assim será quem aprender de Jesus! Portanto, meu irmão, busque-O agora mesmo!

Em Cristo, com amor R. R. Soares

__________________________________________________________________________________

TIRE OS ESPINHOS!

“E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera” (Mateus 13.22).

A Palavra do Senhor vem até o nosso coração com um propósito específico: o de fazermos a vontade dEle. Ela traz consigo o poder necessário para realizarmos as determinações do Pai, mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e outros atrativos podem sufocá-lA, tornando-A infrutífera. Porém, a Palavra não nos abandonará, mas ficará ao nosso lado e, no Grande Dia, fará com que sejamos conhecidos. Então, é melhor cooperarmos com o Evangelho e tirarmos os espinhos que não nos deixam produzir frutos!

Os cuidados do mundo guerreiam contra a vontade do Senhor. No entanto, mesmo sabendo que a nossa estada nesta terra é curtíssima – embora tenhamos aqui a oportunidade de nos preparar para a eternidade –, parece que muitos não pensam assim; ao contrário, vivem como se tudo fosse acabar quando morrerem. Na verdade, para aqueles que cumprirem os mandamentos divinos, será justamente quando partirem daqui que a verdadeira vida começará, pois estarão eternamente com o Senhor. Por outro lado, quem não seguir as orientações de Deus estará para sempre perdido e em grande sofrimento.

A sedução das riquezas é outro fator que impede muita gente de cooperar com o Senhor e ver Sua Palavra produzir o propósito para que foi mandada. Quanto mais se ganha, mais se quer ganhar. Contudo, isso não acontece com a maioria das pessoas em relação à obra divina. Se fazem algo para o Senhor, muitas logo descobrem um meio de descansar – até cruzam os braços e nada mais realizam.

No entanto, seria melhor tomarem a atitude oposta: tendo o suficiente para viverem aqui, deveriam ficar satisfeitas; tendo sido usadas pelo Altíssimo para salvar algum perdido ou fazer outro trabalho para Ele, teriam de se esforçar a fim de continuarem sendo instrumentos dEle, afortunando-se para a vida eterna.

Há também outras ambições que cooperam para que a Palavra não cumpra Sua missão. Muitos indivíduos, apesar de terem conseguido uma formação superior, continuam a dedicar seu escasso e precioso tempo apenas em adquirir mais conhecimento sobre a educação secular, só que, para ficarem aos pés do Senhor e assimilarem as verdades eternas, dizem não encontrar tempo. Ora, tudo o que aprendemos aqui cessará com a nossa morte, mas o que recebemos do Pai continuará conosco eternamente. É bom obter o Alimento que perdurará para sempre.

Há um grupo de pessoas que, por exemplo, gasta grande parte do seu tempo preparando-se para fazer turismo em algum lugar do planeta. Elas trabalham duro, economizam e, nas férias, vão aos mais distantes rincões – e não há nada de errado em visitar lugares interessantes e diferentes. Todavia, em relação à obra de Deus, nada fazem; nunca se aventuram em uma viagem missionária para falar de Jesus. Meu irmão, é preciso tirarmos esses espinhos para que provemos a boa vontade do Senhor. Quem tem ouvidos para ouvir ouça o que o Espírito diz!

Em Cristo, com amor R. R. Soares

_____________________________________________________________________________________

SIGA AS ORDENS DO SENHOR


“E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco e fossem adiante, para a outra banda, enquanto despedia a multidão” (Mateus 14.22).

Se algum empregador dá ordens a seu empregado e este não lhe obedece, aquele fica furioso. Da mesma forma, quem não acata o que o Senhor lhe diz deixa o Altíssimo aborrecido. Ora, Deus é infinitamente sábio, e, quando nos manda fazer algo, é porque aquilo precisa ser feito por nós. Logo, deixar de atender aos Seus mandamentos é errar em todos os sentidos.

Como Pai amoroso e perfeito, o Todo-Poderoso jamais nos mandaria fazer algo que não fosse o melhor para nós. Além disso, se fosse algo difícil de executar, perigoso ou que pudesse trazer-nos algum dano, Ele mesmo o faria. Contudo, ao contrário, o que Ele pede que realizemos sempre redundará em benefício para nós, ainda que venham as tempestades. Portanto, você não tem o direito de desobedecer a Deus!

Meu irmão, não discuta com o Senhor. Se Ele mandar que você “entre no barco”, entre. Seja o destino que for, é lá que você deve estar, pois encontrará o melhor e evitará o pior. O Altíssimo, quando nos atribui um ministério, concede-nos também as ferramentas de que necessitamos para realizá-lo. Ele pode até permitir que passemos por uma prova, mas virá socorrer-nos, andando no meio da tempestade, sobre as águas. Independentemente do que o inimigo tentar fazer à sua vida durante a travessia, o Senhor verá tudo e, no momento certo, ajudar você. Como as pessoas seriam felizes e bem-sucedidas se vivessem as revelações da Palavra de Deus!

Vivemos em um tempo em que muitos buscam resultados imediatos. Se, por exemplo, um casal está passando por uma provação, acha que o melhor a fazer é divorciar-se. Então, os cônjuges fecham os olhos para a Palavra – pois as advertências bíblicas não lhes fazem mais sentido –, não aceitam conselhos, deixam-se levar pelo demônio da sensualidade e assinam o divórcio. A partir de então, em uma nova aventura amorosa, consideram que descobriram a felicidade, no entanto, um dia, acordam e veem que agiram com pura infantilidade.

Só que já será tarde demais; com a vida totalmente desestruturada, caminham a passos largos para enfrentar o julgamento eterno.Nunca pare de obedecer ao Senhor. Se Ele o colocou em determinada família, empresa, ou em um grupo específico de pessoas, dê-lhes o testemunho da verdade sem se impacientar com a tempestade que, porventura, esteja levantando-se. No momento certo, o Pai irá livrá-lo do ataque do inimigo, pois Ele sabe o que está fazendo, e, sem dúvida, a vontade divina é o melhor que você pode experimentar.Em vez de fazer como os discípulos, que enxergaram fantasmas

à sua volta (Mateus 14.26), veja o Filho de Deus (v. 33)! Firme-se em Sua infalível Palavra e continue na missão que lhe foi outorgada por Deus. Os ministérios são diferentes, mas o que importa é ser bem-sucedido na tarefa que o Altíssimo concede. Quando terminar de despedir as multidões e de orar, Ele virá ao seu encontro. Então, não deixe o medo tomar conta do seu coração, porque, se isso ocorrer, você verá um fantasma aproximando-se, e não o Senhor.
Em Cristo, com amor,R. R. Soares
_____________________________________________________________________________________

ATOS DESNECESSÁRIOS E PERIGOSOS

“E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso” (Mateus 16.22).

Nesta passagem, o Senhor havia elogiado Pedro por sua resposta brilhante, na qual revelou crer que Jesus é o Mestre, o Filho de Deus. Contudo, Ele o advertiu do seguinte fato: não foi por meio de seu intelecto que o discípulo entendeu que Cristo era o Senhor, mas, sim, pela revelação do Pai, que está nos Céus. No entanto, meu irmão, em vez de meditar no que ouviu de Jesus, Pedro se deixou levar pelo inimigo e, pasme, logo a seguir, quando o Salvador falava do que Lhe sucederia, achou-se no direito de repreendê-lO.

Esse episódio nos ensina a termos cuidado para não cairmos em erro semelhante, achando falta em Deus. É bom verificarmos a fonte daquilo que ouvimos, certificando-nos desta questão: o que sentimos vem do Altíssimo ou não? Ora, essa resposta vem ao nosso coração por meio da pregação da santa Palavra, afinal, o que vem do Céu tem de estar de acordo com o que dizem as Escrituras. Na verdade, nem tudo aquilo que ocorre em nosso coração vem do Senhor. Um erro muito comum, por exemplo, é não prestarmos atenção ao que sentimos e, então, logo entregarmos a “mensagem” como se ela fosse da parte do Senhor. Isso é perigoso, pois, se não vem dEle, vem do inimigo, direta ou indiretamente.

Outra lição é que alguém pode até ser usado pelo Todo-Poderoso de modo espetacular, mas, se não vigiar, será levado pelas artimanhas do maligno, que, aproveitando um momento de vacilação, entra com suas desculpas esfarrapadas ou mesmo uma inspiração produzida nos porões mais profundos e sujos do inferno. No caso que estamos estudando, o apóstolo chegou a “dar-Lhe” uma lição de moral, sem se dar conta do que estava fazendo. Às vezes, agimos de forma parecida, não é verdade?

O que ocorreu não foi um ato simples, sem maiores consequências, mas uma entrada do diabo para levar o discípulo a atrapalhar o plano divino. Quem não vigia, em uma conversa descompromissada, pode ser usado pelo adversário para tirar uma pessoa da vontade de Deus, dando-lhe conselhos que nada têm a ver com o Altíssimo. Isso é coisa séria! Se você não tem uma palavra da parte do Pai, o certo é ficar calado.

Jamais profira algo que não seja o que Ele lhe deu para entregar a alguém.
Pense neste exemplo: imaginemos que certa pessoa tenha caído em pecado, e o Senhor a está disciplinando. Ela sente que errou e começa a confessar sua transgressão. Então, ao nos encontrar, ela diz que sente a mão divina pesando sobre sua vida (Salmo 32.4).

Sem pensar, dizemos a ela que isso é pura bobagem; basta reconhecer que pecou e pedir o perdão de Deus, pois, assim, tudo acabará. Ela afirma que já fez isso – mas, na verdade, não como deveria fazer. Então, nós a convencemos a acreditar que tudo já está resolvido, e o melhor agora é tirar esse pensamento da cabeça. Ela, por sua vez, acredita e resolve não mais abrir seu coração para o Senhor. Quem é o responsável pela sua atitude? Quem terá de prestar conta por tal ato? Pense nisso!

Em Cristo, com amor R. R. Soares
_____________________________________________________________________________________

A QUESTÃO DO DIVÓRCIO

“Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério” (Mateus 19.9).

Há muitas situações que não foram planejadas por Deus, mas ocorrem em nosso meio. Uma delas é o divórcio, que, diga-se de passagem, é muito utilizado hoje em dia, mas não deveria. Agora, eis a pergunta: é pecado ou não se divorciar? A resposta é sim e não, pois depende dos motivos que levam uma pessoa a sair do compromisso assumido diante do Senhor.

É importante você ler os versículos anteriores ao citado para ter uma visão do assunto. De qualquer forma, seria bom que ninguém tivesse necessidade de utilizar essa abertura que o Mestre permitiu, isto é, essa situação em que o divórcio pode ocorrer. Em caso de prostituição, fica claro que a parte inocente pode lançar mão desse instituto, pois, como alguém pode ficar preso a outro que não respeita o voto matrimonial e é useiro e vezeiro na infidelidade?

Se o Mestre não tivesse dito: Não sendo por causa de prostituição, o divórcio jamais poderia ocorrer. No entanto, ao proferir tal frase excludente, Ele mostrou que, somente nesse caso, a pessoa traída pode separar-se. Se não tiver ocorrido uma infidelidade, quem se casar com alguém divorciado comete adultério.
O ato de ser infiel ao cônjuge é o pior de todos que alguém pode cometer. Ela peca contra a sua metade, pois os dois são uma só carne. No livro de Provérbios 6, do versículo 32 ao 36, está muito claro o que acontecerá com aquele que se torna infiel. Lembro-me da primeira vez que li esses versículos. Eu era rapazinho e fiquei impressionado com a revelação e, mesmo sem entender direito sobre este ato, fiz uma oração, dizendo: “Pai, eu não quero isso na minha vida. Nunca deixe isso acontecer comigo”.

O mundo que jaz no maligno (1 João 5.19) brinca com esse ato tão baixo e sujo. Os perdidos abusam da pessoa traída, chamando-a de “chifruda”, como se ela tivesse culpa pelo erro da outra parte. Quem é infiel deveria receber tais adjetivos qualificativos, pois não se guardou e violou a presença de Deus que era forte na tentação. Tenho certeza de que o Santo Espírito fez de tudo para que esse passo desastroso não fosse dado. A pessoa infiel tremia desde o primeiro olhar maligno, mas foi cedendo e, um dia, mesmo os Céus gritando para que não fizesse aquilo, ela o fez. Quem se fizer surdo para o alerta celestial pagará um preço alto!

Havendo infidelidade, se o amor não conseguir superar a traição, pelo que o texto declara, pode haver o divórcio. Contudo, o melhor é que haja arrependimento, e o perdão seja dado!

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
___________________________________________________________________________________

A MORTE DA FIGUEIRA

“E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis” (Mateus 21.22).

Tenho pregado inúmeras vezes sobre este assunto: Jesus matou uma figueira. Uma vez, em uma reunião no Japão, um nissei – brasileiro filho de japoneses – que lá vivia há muito tempo ficou bravo e disse que Jesus não era de Deus. Todos olharam para ele. Então, perguntei-lhe: “Por que você diz isso?”, ao que ele respondeu: “Porque Ele matou a árvore”. Naquele momento, resolvi ministrar sobre esse tema, e, depois, aquele rapaz concordou que o

Mestre havia agido de forma correta.
Depois de explicar a todos o que fizera, o Mestre disse que, se estivermos em oração, receberemos tudo o que pedirmos. No entanto, Ele estava ou não em oração quando deu a ordem a qual fez com que a figueira secasse? Aparentemente, não, pois Ele estava procurando figos para comer. Como a figueira negou-Lhe seu fruto, Jesus deu a ordem, e a figueira morreu.

Jesus é o Criador de todas as coisas e também daquela árvore. Por isso, ela era obrigada a reconhecê-lO e produzir um fruto para Ele, porém, ela negou isso ao Mestre. Apesar de as Escrituras afirmarem que não era tempo de figos, se a figueira se predispusesse a dar ao Senhor um de seus frutos, ela seria tomada pelo poder de Deus. Assim, ela teria tido a satisfação não só de alimentar Seu Criador, mas também de ser útil nas mãos do Altíssimo para produzir o fruto mais saboroso jamais encontrado em qualquer outra árvore.

Devemos ter essa predisposição sempre. Se o Senhor nos procurar para darmos um fruto a Ele, ou nos enviar para fazer uma obra, não poderemos dizer não. Confessar inabilidades diante de uma chamada dos Céus é errar duplamente, pois Deus jamais nos enviaria sem ir conosco. Então, com a presença dEle, podemos realizar o que Ele nos ordena. Sempre seremos somente um vaso em Suas mãos, pois Ele é quem faz a obra – e a faz como Lhe agrada.

Quando estou diante de milhares de pessoas, não preciso temer nem achar que os milagres não ocorrerão. Ao contrário, se o Pai me enviou a tal lugar, posso estar seguro de que Ele chegou ali bem antes de mim e fará o que prometeu. Então, estando em oração, tudo o que eu pedir – determinar, estabelecer, decretar ou exigir –, orando, verei realizado. Deus é cumpridor de todas as Suas promessas (Deuteronômio 7.9; Josué 23.14; João 14.13).

Em oração, estamos em comunhão com o Senhor. Se houver algo que precise ser acertado, Ele mesmo nos dirá e acertará, pois a obra é dEle. Nós somos dEle e fomos enviados por Ele para estarmos em determinado lugar em Seu Nome; por isso, não há o que temer. Ao contrário, crendo, devemos determinar que o mal saia e os milagres aconteçam. Ao falarmos em Seu Nome, o mesmo poder que atuou no momento em que Jesus deu a ordem à figueira entrará em operação.

Em Cristo, com amor, R. R. Soares
_________________________________________________________________________________

UMA AMEAÇA À FÉ GENUÍNA

“Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns que não ensinem outra doutrina, nem se deem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora” (1 Timóteo 1.3,4).

Paulo se preocupava com a entrada dos agentes do inimigo na Igreja. Ora, não podemos ser ingênuos nas questões espirituais, pois os agentes descritos pelo apóstolo estavam ensinando outra doutrina ao povo de Deus e inventando histórias mirabolantes.

A sabedoria humana não tem peso espiritual, visto que a edificação dos filhos do Altíssimo vem pela fé.
A Bíblia adverte que, apesar de o Senhor e Seus servos só terem plantado trigo, durante o crescimento do que foi semeado, também haverá joio no trigal (Mateus 13.24-30). O inimigo tem logrado êxito em introduzir seus enviados no meio do povo de Deus. Eles têm conseguido fazer com que muitos desistam da fé, e, por causa disso, sem dúvida, pagarão caro pelo que fazem.

Só temos uma doutrina a ensinar na Igreja: a bíblica, a qual nos é ministrada diretamente pelo Santo Espírito ao lermos as Escrituras ou ouvirmos a pregação da Palavra.
Na verdade, nem todos os que disseminam ensinos estranhos são agentes do diabo – alguns o fazem por pura ingenuidade –, mas isso não lhes tira a culpa e eles também serão responsabilizados pela loucura que trazem aos genuínos servos do Senhor. Não dá para entender o quanto são ousados no erro. Parece que não acreditam que, um dia, até as intenções dos corações serão reveladas.

Por que inventam e propagam ensinamentos que contradizem o Evangelho? Eles não conhecem a advertência de que ninguém pode edificar outro fundamento? Não entendem que estão criando confusão na obra de Deus? Jesus admoestou que quem, por qualquer propósito, fizer um dos Seus pequeninos se desviar, teria feito melhor se, antes disso, tivesse atado um grande peso ao pescoço e se atirado ao mar (Mateus 18.6). Ai de quem desvia uma só pessoa do caminho de Deus! Há muito louco que sequer pensa no que lhe acontecerá.

Normalmente, essas doutrinas surgem após “milagres especiais” terem sido anunciados; mas, se esses “milagres” forem examinados à luz da Verdade, nenhum se confirmará. Esses “profissionais do erro” levam muita gente a acreditar neles. Entretanto, tudo o que afirmam é pura invencionice deles e, portanto, não passa de uma mentira. Alguns citam casos de pessoas que sofreram muito, foram martirizadas, tiveram encontros com Deus ou receberam visitas de anjos. Quase sempre, o que afirmam é mentira e não tem peso espiritual positivo.
O povo de Deus é edificado pela fé proporcionada ao ouvir a Palavra de Deus (Romanos

10.17). Sem ela, a obra divina não é feita. Se a Igreja deixar de pregar a Palavra e começar a usar as técnicas persuasivas da Comunicação, das vãs filosofias ou da abordagem do ser humano a partir das máximas do marketing, restará somente um “mar de bobeiras”, crentes sem a autoridade do Pai e pura obra do adversário. A Igreja é edificada pela fé no que o Senhor fala!

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
____________________________________________________________________________________

CONFORTO E PROTEÇÃO EM TODOS OS MOMENTOS

“Mas fiel é o Senhor, que vos confortará e guardará do maligno” (2 Tessalonicenses 3.3).

O maligno anda à nossa volta, mas não devemos ficar impressionados com o bramido dele, pois o Senhor é fiel, conforta-nos e nos guarda. O que, então, precisamos temer?
A Palavra de Deus declara que o diabo anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar (1 Pedro 5.8). Entretanto, não devemos ter medo dele, pois, se ele pudesse nos fazer qualquer mal, o Senhor não teria permitido que ele tivesse tal capacidade. Basta que fiquemos firmes na fé para que as investidas do inimigo não sejam percebidas. Saiba que o diabo só consegue tragar aquele que não está na fé e não guarda a sua posição.

Não temos de ficar abalados com o bramido de Satanás, porque ele sabe que isso é tudo o que ele pode fazer com quem vive aos pés do Senhor. Afinal, há um muro de fogo ao nosso redor, envolvendo-nos completamente. Esse muro é o próprio Deus, o qual garante que mal algum nos sucederá e nenhuma praga chegará à nossa tenda (Salmo 91.10). Então, sejamos sóbrios, vigiemos e não demos brecha ao inimigo.

Deus jamais deixará de ser fiel. Todos os Seus filhos que pelejarem pela fé e não derem abertura alguma ao inimigo testemunharão que o Todo-Poderoso cumpre, completamente e exatamente, o que prometeu. Ainda que os Céus e a Terra passem, todas as promessas e declarações do Senhor haverão de se cumprir; pois, só há uma coisa imutável na vida – a Palavra do nosso Deus (Lucas 21.33).

O termo traduzido por conforta também pode assumir o significado de confirma. Isso quer dizer que, nas batalhas contra os ataques do maligno, o Senhor irá nos confirmar como povo dEle e nos ajudar a vencer todas elas. Se, no momento, você estiver passando por alguma dificuldade ou provação, não confesse o que o adversário quer ouvir, pois as palavras negativas dão-lhe força para continuar o ataque. Declare apenas o que o Senhor tem falado nas Escrituras e, assim, você vencerá as investidas malignas.

Não é necessário ouvir mais nada a respeito do que o Altíssimo pode fazer por nós; basta essa afirmação de que Ele nos irá guardar do maligno. Quando uma luta começar a surgir em sua vida, lembre-se de que o Senhor irá protegê-lo. Então, enfrente o maligno na certeza de que o Guarda de Israel é o seu abrigo. Nenhuma seta do diabo ultrapassará a proteção de Deus para atingir você. Se parece que algo já o afligiu, levante-se em fé e repreenda esse mal. Nenhuma mentira do inimigo há de prevalecer.

Quem vive a Palavra não deve temer ameaça alguma do diabo, pois está guardado pelo Senhor. Agora, se o cristão temer – declarar que não confia no que o Criador tem dito –, Satanás poderá afligi-lo. Ao sentir qualquer ataque do maligno, entre em oração e peça ao Senhor que lhe perdoe por ter deixado o adversário enganá-lo, e, com voz firme e confiante, repreenda-o e ordene que ele e o seu mal saiam da sua vida. Afinal, Aquele que é fiel guarda você!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
_________________________________________________________________________________
Mensagem enviada em: 30/03/2010

NÃO PERCA AS OPORTUNIDADES

“Porque vós mesmos, irmãos, bem sabeis que a nossa entrada para convosco não foi vã” (1 Tessalonicenses 2.1).

Deus sabe para onde o leva. Ele planeja coisas boas para você, por isso, esteja sempre na presença divina. Não se impressione com as obras do inimigo nem desperdice nenhuma oportunidade que o Pai preparou para sua vida, pois sua recompensa será eterna.

O Senhor enviou Paulo aos tessalonicenses para que Seu propósito eterno fosse realizado. Da mesma forma, Ele nos leva para onde deseja que a obra seja feita. Não desperdice as oportunidades! Se o convidarem para uma festa de casamento ou outra qualquer, prepare-se e vá, pois os convidados talvez fiquem sem o vinho (João 2.1-11), ou surgir outra necessidade que você possa suprir. O convite pode ser para um lanche em uma casa em que a sogra do anfitrião esteja com febre (Marcos 1.29-31).

Não se esqueça ainda de que o principal da cidade pode ter uma filha moribunda (Lucas 8.40-42, 49-56). Atenda, portanto, aos convites.
Procure apresentar-se a Deus preparado, para que Ele possa encaminhar-lhe para onde houver necessidade, ainda que as pessoas daquele lugar nem saibam que você tem condições de realizar algo em favor delas. Meu irmão, somos transformadores de situações. Para onde o Senhor conduzir você, sempre haverá uma obra a ser feita. Para isso, esteja em comunhão, e você fará o que Deus planejou com o sucesso que Ele já determinou.

Não há coisa melhor do que estar na presença divina. Se Filipe não estivesse “respirando” a presença do Senhor, ele não teria ouvido que o Altíssimo queria que fosse para a banda Sul de Gaza, a qual estava deserta (Atos 8.26-40). Se Ananias, o discípulo de Damasco, não estivesse orando a Deus, ele teria perdido a oportunidade de ser enviado à rua chamada Direita, onde Saulo de Tarso, que havia ficado cego, orava (Atos 9). Então, em seu “currículo”, não teria sido escrito que foi ele quem impôs as mãos sobre o futuro apóstolo Paulo.

Quem serve a Deus não pode impressionar-se com as obras do inimigo. Da pior maneira possível, o diabo estraga a saúde das pessoas, a moral, as finanças e a família. Se alguém foi levado a você, ou você foi enviado a alguém para ajudá-lo, é porque, em Nome do Senhor Jesus, você tem a solução para os problemas daquela pessoa.

Esteja sempre preparado para não desperdiçar as chances. A quem é fiel no pouco, um dia, ser-lhe-ão confiadas coisas maiores (Mateus 25.21,23). Testemunhar ao motorista do táxi, dar uma palavra a quem viaja ao seu lado no ônibus ou no trem, fazer uma oração por alguém na fila do açougue ou do banco redundarão em uma maravilhosa bênção. Perde muito quem só sonha em fazer algo grande para o Altíssimo. Por ser o Pai celeste Aquele que escolhe, prepara e envia, por que não aceitar todos os desafios que Ele apresenta?

Quem servir fielmente ao Mestre será recompensado pelos séculos dos séculos. A pessoa, por exemplo, que falou acerca de Jesus para a mulher do fluxo de sangue (Lucas 8.43-48), apesar de seu nome não ter sido mencionado nas Escrituras, será galardoada pelo Senhor da seara. Não se deixe enganar pelo inimigo, pois Deus sabe por que o comissionou. Assim, obedeça a Ele!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
_____________________________________________________________________________________
Mensagem enviada em: 29/03/2010


HÁ UMA RECOMPENSA PARA OS SERVOS

“Porque quero que saibais quão grande combate tenho por vós, e pelos que estão em Laodiceia, e por quantos não viram o meu rosto em carne” (Colossenses 2.1).

O que é ser servo de Deus? É cumprir fielmente o que o Senhor ordena. Por isso, devemos tomar conta dos nossos irmãos e combater o mal com todas as nossas forças. O que acontece a qualquer um deles deve ser motivo de oração. Intercedendo por eles, seremos recompensados!

Apesar de Jesus ter dito que não nos chamaria de servos, porque sabemos o que Ele faz (João 15.15), a verdade é que nós o somos. Ele dirá para uns que eles foram servos bons e fiéis, e a outros, que foram maus servos (Mateus 25.14-30). Ele ainda falou do servo inútil, o qual só fez o que lhe foi mandado, mas não o chamou de servo mau ou infiel. Temos de ficar atentos ao menor mover dos lábios do nosso Mestre e partir para cumprir a Sua vontade.

Quem é verdadeiro servo de Deus não tem qualquer outra prioridade na vida a não ser obedecer ao Pai. Para muita gente o que interessa é a casa própria, o automóvel, a boa mobília, mesa farta, as boas roupas e os recursos no banco. Mas, para quem sabe que foi escolhido como servo do Altíssimo, o que mais importa é cumprir o plano divino, pois tem ciência de que Ele cuida do resto. Como você tem vivido? O que tem falado em suas orações? O que mais o preocupa? Será que, verdadeiramente, você é servo de Deus?

Caim, o homicida de seu irmão, respondeu de modo mau ao Senhor quando foi perguntado por Abel, dizendo que não era seu guarda (Gênesis 4.9). Sim, todos nós somos guardas dos nossos irmãos, tanto os que descendem de nossos pais quanto aqueles que nasceram na família de Deus. Por esse motivo, temos de batalhar em favor deles, ainda que alguns nem tenham visto o nosso rosto, ou nunca o verão.
A nossa luta não pode ser somente o uso de algumas palavras, mas deve ser um combate de gigantes. Temos de usar toda a nossa capacidade em Deus e não podemos brincar de orar por quem quer que seja, ou daremos conta da nossa desídia. Se o Senhor lhe mostra que alguém está prestes a cair em algum erro, não deixe para depois: imediatamente, assuma seu lugar de servo e batalhe até a vitória ser dada àquela pessoa.

Ao tomarmos conhecimento de alguma coisa ruim que está acontecendo ou poderá suceder com um irmão em Cristo, devemos prontamente entrar em guerra em seu favor. A nossa oração pode muito no Senhor. Ele jamais nos daria uma missão para cumprirmos apenas se achássemos que devemos obedecer, não é verdade?
O Senhor Jesus disse que quem desse – ainda que fosse – um copo de água fria a algum dos seus irmãos, por mais pequeninos que fossem, seria recompensado (Mateus 10.42). Imagine o quanto receberemos se dermos nosso tempo e nossa fé em favor de alguém que precisa de ajuda.

Ele haverá de nos recompensar por tudo o que fizermos em benefício de qualquer um que pertença ao Seu Corpo. Não deixe de assumir seu lugar em Cristo! Batalhe com firmeza em favor de todos os que Ele lhe tem revelado!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
________________________________________________________________________________
Mensagem enviada em: 28/03/2010

VIVEM ENTRE NÓS

“O fim deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles é para confusão deles mesmos, que só pensam nas coisas terrenas” (Filipenses 3.19).

De quem Paulo está falando? É incrível, mas há pessoas que provaram da graça de Deus e se deram ao inimigo. Isso mostra que elas não procuraram imitar os exemplos bíblicos nem pensar naquilo que se relaciona a Deus. Saiba que o fim de todos os ímpios é a perdição, pois eles só pensam em si mesmos e em agradar ao mestre deles – o diabo.

Nos dias do apóstolo Paulo, havia indivíduos que se deixaram levar pelo maligno e, pelos seus procedimentos, excluíram-se do plano da salvação. O mesmo diabo que agia naqueles dias também atua hoje: ele tem conseguido fazer com que muita gente se influencie pelos maus exemplos, e alguns até creem em doutrinas que negam a santidade e o temor a Deus. Embora sabendo das advertências dadas pelo próprio Senhor Jesus de que Ele mesmo julgará os vivos e os mortos de acordo com suas obras, eles não se corrigem (Salmo 9.8; 2 Timóteo 4.1).

Veja bem, tais pessoas provaram da graça divina, e muitas delas tiveram um bom começo, em que, aparentemente, seriam bênçãos para o povo de Deus. No entanto, bastou o sucesso aparecer, e, em alguns casos, surgir a oportunidade de se destacar, que logo deixaram as recomendações das Escrituras e passaram a cultuar seu próprio ego e suas concupiscências. Agindo assim, elas estão caminhando a passos largos para a perdição.

Não haverá desculpas no Dia do Julgamento Final, pois temos os exemplos bíblicos para seguir. Se você não quer perder-se eternamente, fuja dessas pessoas e não pratique o que elas ensinam e fazem. A igreja sempre sofreu com esses loucos, e quem deu ouvido a eles pagou um preço caro pela desobediência. Seja quem for que lhe trouxer outro “evangelho”, não aceite, pois ele, com sua doutrina, já está amaldiçoado. Quem é servo de Deus tem de pensar no Senhor e no que Ele manda fazer.

Não imite aqueles que só pensam em satisfazer seus desejos desenfreados.
Os ímpios nunca se deram bem e nunca se darão. No Dia Final, todos aqueles que se tiverem afastado do Senhor ouvirão do Mestre a ordem de marcharem para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Infelizmente, também haverá seres humanos nessa caminhada para a chama eterna. Por isso, não olhe para o que eles produzem nem para o show que promovem. O único que nos deve motivar é o Espírito Santo.

Não importa se Ele nos colocou na vanguarda ou na retaguarda; temos de cumprir a missão que nos foi outorgada. Quanto aos que se entregam ao inimigo, o sucesso que conseguem será mais um fator para a própria condenação.
O segredo é permanecer servo de Deus até o fim. que se separa do Senhor busca o próprio interesse e se insurge contra a verdadeira sabedoria. Pense em tudo o que a Bíblia manda fazer e não se deixe levar pelas tentações, pois elas são cheias de engano e contêm a capacidade do diabo para nos tragar. Já o que vem do Altíssimo possui o poder do Senhor para nos fazer fiéis e felizes.

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
_____________________________________________________________________________________
Mensagem enviada em: 27/03/2010

COMO FOSTES CHAMADOS

“Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados” (Efésios 4.1).

Você se lembra de como era a sua vida no momento em que foi chamado? Deus não olhou para as suas falhas, mas mostrou-lhe o que desejava que você fizesse e o tipo de pessoa que fosse. O Senhor não mudou de planos, por isso, volte a realizar o que Ele lhe mostrou! Esse é o modo digno de cumprir a vontade do Pai.

Sem dúvida, não tínhamos valor algum no momento da nossa chamada. No entanto, foi o amor de Deus que nos levou até Jesus. Ele nos escolheu, lavou nossas culpas e nos limpou completamente de toda contaminação espiritual. Também nos vestiu de dignidade, e, assim, novos sonhos passaram a fazer parte da nossa vida. Os primeiros dias da nossa caminhada com o Pai foram maravilhosos, pois nunca havíamos sentido que pudéssemos ser amados e abençoados daquele modo.

Não foi alguma virtude nossa que fez o Senhor nos escolher, mas, sim, Seu bondoso coração que O levou a nos dar tal medida do Seu amor e Sua misericórdia. Ele sequer olhou para as nossas falhas, mas nos perdoou por completo e nos revestiu com o Seu Santo Espírito. Então, passamos a ter comunhão com Ele e a exercer autoridade sobre todo o reino do inimigo.

Naqueles dias, você sentia que o Altíssimo tinha um plano maravilhoso para você cumprir, não é verdade? Ele também lhe revelava o tipo de pessoa que desejava que você fosse. Mas, como acontece com muitos irmãos, você não vigiou. Então, o maligno entrou em cena e, com sutileza, tirou-o da presença divina. Hoje você se afunda em pecado e, o pior, crê que o Todo-Poderoso não Se importa com o erro que você está cometendo.

ra, o nosso Deus não muda (Tiago 1.17). Por que, então, deixar o diabo enganar você? Se continuar assim, não terá desculpas no Juízo. Todo o trabalho que o Senhor teve para abrir os seus olhos e fazer de você alguém na vida terá sido em vão? Ele não sabia o que fazia quando Se dirigiu a você por meio de hinos, mensagens, testemunhos e de tantas outras maneiras?

Pare de dar ouvidos ao diabo e volte a cumprir o plano divino. Não vale a pena correr o risco de se perder por toda a eternidade. Um novo amor, a desonestidade, as práticas erradas e tudo o que o inimigo lhe trouxer será somente para tirá-lo do maravilhoso propósito do Pai. Então, tome a melhor decisão: peça ao Senhor que lhe perdoe e volte a ser um verdadeiro servo de Deus nesse mundo sujo e perdido.

É assim que Ele quer vê-lo. Não permaneça caído; tire “a pata” do diabo que tem pairado sobre suas costas, curvando-o a cada dia. Quem não viver do modo digno, como foi chamado, irá perder-se para sempre; porém os que fizerem a vontade divina haverão de estar ao lado de Jesus pelos séculos. Em Sua inesgotável sabedoria, Ele tem preparado muita coisa boa para você desfrutar para sempre.

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
________________________________________________________________________________


POR OBEDIÊNCIA

“Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito. E subi por uma revelação e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios e particularmente aos que estavam em estima, para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão” (Gálatas 2.1,2).

Como você tem obedecido aos mandamentos divinos? Há quanto tempo não presta conta do seu serviço no Evangelho? Deus não lhe tem falado sobre isso? Talvez, você esteja correndo, andando ou engatinhando em vão. Afinal, todos nós somos salvos para servir. Não há quem possa isentar-se da inclusão feita pelo Senhor.

Algo preocupante é a falta de conhecimento das obrigações que pesam sobre nós. Isso acontece com a maioria dos membros do Corpo de Cristo. Há muita gente enganando-se, pensando ter sido chamada para pertencer à obra de Deus somente para usufruir das bênçãos – e o pior é que muitos nem estão participando com sucesso. Cuidado, pois o inimigo tem mantido o povo do Senhor na maior ignorância espiritual.

Falando claramente: algum dia, já pensou que terá de prestar conta do que lhe foi ordenado a fazer por Deus? Ou acha que foi você quem O escolheu e, por isso, não precisa produzir frutos? Se pensa desse modo, é uma pena. Veja bem: não somente as promessas do Todo-Poderoso têm em nós o endereço certo, mas também todos os mandamentos registrados nas Escrituras. Ai de nós se não cumprirmos as nossas responsabilidades da melhor maneira. Sobre os nossos ombros pesa a obrigação de levar as Boas-Novas a toda criatura.

Se o Senhor não lhe tem falado sobre esse assunto de importantíssima relevância, então Ele o tem tratado como bastardo, e não como filho. Como você pode dizer-se membro do Corpo de Cristo e não fazer nada pelo Seu funcionamento? Seria você um órgão morto? Ora, se algum dos membros do seu corpo estiver morto, seco ou improdutivo, ele contaminará o resto do organismo e terá de ser extirpado, não é verdade? Deus deixará que algum membro do Seu Corpo contamine o resto?

Muitas pessoas estão engatinhando, andando ou correndo de maneira improdutiva na fé, porque não aprenderam que foram salvas para, dentre outras coisas, cumprir os mandamentos do Senhor da Igreja. Quem vive como se tudo aqui fosse acabar com a morte, sem dúvida, não tem o menor entendimento do que significa a salvação para a qual foi chamado.

Ninguém pode excluir-se do plano de Deus. Quem o fizer, no último Dia, com tristeza, verá que foi enganado pelo inimigo. A fascinação das riquezas, os cuidados da vida e a ambição de outras coisas (Marcos 4.19) têm feito indivíduos omitirem-se no cumprimento do dever e, por isso, milhões de pessoas estão caminhando para a destruição eterna.

Procure os líderes que o Pai colocou em Sua obra e exponha o que você tem feito. Eles poderão ser usados para lhe acrescentar novas e produtivas instruções.

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
___________________________________________________________________________________
Mensagem enviada em: 25/03


CRESÇA E RECEBA MAIS

“E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo” (1 Coríntios 3.1).

Paulo poderia ter dado mais aos irmãos de Corinto. Da mesma forma, a nossa visão estreita faz com que o Senhor fique impossibilitado de nos conceder mais. No entanto, se formos sábios, alegraremos o coração do Pai (Provérbios 23.15). Para isso, é necessário que cresçamos para a vida adulta da fé e não frustremos o Altíssimo, pois há muito mais nos aguardando.

A visita do apóstolo poderia ter sido mais útil para o crescimento daqueles irmãos, porém, infelizmente, eles estavam “na carne”. Por esse motivo, o maravilhoso entendimento que o Espírito Santo tinha dado a Paulo não lhes pôde ser transmitido, e ele teve de falar das coisas simples de Deus. O mesmo ocorrerá conosco se não amadurecermos no âmbito espiritual. Devemos lembrar que o princípio bíblico é dar mais a quem tem mais (Lucas 12.48).

Temos de reconhecer que aquilo que ocorria na Igreja de Corinto tem acontecido em nossas igrejas. Mesmo pessoas cultas, com curso superior, reputadas como sábias, não têm atentado para esse fato. Tristemente, o que mais tem interessado a muitos é saber que alguém orará pelos enfermos, sacudirá ou desafiará o povo a dar uma oferta maior, prometendo que, os que assim fizerem, prosperarão. Quando o indivíduo se desenvolve espiritualmente, ele deixa os assuntos de “menino” e passa a viver no mais alto nível.

Ora, o coração de qualquer pai se alegra com o filho quando este se torna sábio em diversas áreas da vida. Isso também acontece com Deus, que é o nosso verdadeiro Pai. Assim, se formos sábios, faremos o coração dEle alegrar-Se. Ao descobrir seus direitos em Cristo, o servo do Senhor aprende que o Senhor é bom e jamais nega nenhum dos Seus bens aos que andam no caminho da justiça (Salmo 84.11). Tendo o Altíssimo alegre conosco, bastará uma fé simples para tomarmos posse do que nos pertence.

Não fique “mendigando” bênçãos; cresça espiritualmente, e você desfrutará de todas as promessas divinas. Tudo o que o Senhor promete já está cumprido da parte dEle. Se há falta de operação de Deus na vida de qualquer um dos Seus filhos, é sinal de que tal pessoa ainda vive segundo a carne. Por outro lado, ao progredir espiritualmente, o servo de Deus começa a desfrutar da vida abundante que foi verdadeiramente trazida por Jesus (João 10.10). Como você tem vivido? Não é hora de crescer e assumir seu lugar em Cristo?

Se você não crescer na fé, o Senhor ficará frustrado com o seu modo de servir a Ele. Os heróis da fé possuíam uma intrepidez que assustava até os inimigos. Davi, ainda menino fisicamente, mas adulto na presença de Deus, não pestanejou nem ficou orando para que sentisse o momento certo de enfrentar o gigante. Tão logo o grandalhão apareceu, ele correu ao seu encontro (1 Samuel 17). É desse modo que o Pai quer vê-lo! Da parte do Altíssimo há muito mais esperando por você do que já experimentou. Cresça e receba isso!

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
___________________________________________________________________________________
Mensagem enviada em: 24/03/2010

PENSE BEM!

“Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus” (1 Coríntios 2.12).

A Bíblia declara que não recebemos o espírito do mundo, mas que fomos cheios do Espírito proveniente de Deus. Ora, há um propósito divino ao nos dar o Seu Espírito – o qual, como todas as outras bênçãos divinas, é concedido gratuitamente a nós. Não devemos desperdiçar aquilo que o Pai nos oferece, mas nos esforçar para conhecermos o que nos foi dado.

O Todo-Poderoso jamais nos daria o espírito de dúvida, confusão ou inspiração para a realização de obras ruins. Além disso, os filhos do Altíssimo não podem ser negativos, pois esse não é o espírito que lhes foi concedido, bem como não devem ser maus nem aceitar os infortúnios. Ora, somos diferentes, pois recebemos o Espírito de Deus, que nos fortalece para vivermos de modo agradável ao Senhor.
Quando o homem pecou, tornou-se vazio, cheio de brechas; afinal, Deus não mais ocupou seu coração. Na verdade, nem dinheiro, fama e uma boa família conseguem preencher o espaço deixado pelo Senhor. Somente com a volta dEle ao nosso espírito é que somos realizados.

Após recebermos a salvação, o Senhor nos preenche com Seu Santo Espírito – e, ao fazer isso, Ele tem em mente mais do que pensamos: quer que sejamos capacitados para fazermos a Sua vontade. Ao nos batizar com o Espírito Santo, por exemplo, Deus tem como propósito o nosso crescimento espiritual, por isso, deu-nos o Seu Espírito para que, por Ele, conheçamos o que nos foi dado gratuitamente em Jesus. Meu irmão, a nossa salvação é mais do que uma mudança de religião; ela significa que fomos tirados do império das trevas e transportados para o Reino do Senhor, a fim de reinarmos em vida (Colossenses 1.13).

A vinda do Espírito Santo nos enche de poder, para fazermos a Sua obra, e de entendimento, a fim de que desfrutemos de tudo o que, de graça, foi-nos proporcionado em Seu Filho amado. Agora, depende de nós acreditarmos ou não no que nos foi ofertado. Para isso, é preciso que nos esforcemos para termos o conhecimento do que nos pertence em Jesus. Não somos somente míseros pecadores perdoados, mas, sim, filhos amados por adoção, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo

(Romanos 8.17). Todas as coisas nos foram dadas em Seu Filho, e não devemos desperdiçar tempo nem entendimento; ao contrário, precisamos buscar do Altíssimo a revelação que nos fará mais que vencedores em tudo (v. 37).
Preste atenção: as coisas que provêm de Deus não nos custam nada; portanto, não precisamos fazer por onde a fim de recebê-las – tão somente temos de aceitá-las, crendo na santa Palavra. O entendimento religioso de que é preciso fazer promessas, sacrifícios e penitências para merecer algo não é bíblico e, por isso, deve ser descartado por ser uma negação da revelação divina.

É importante não esbanjarmos nada de que nos foi dado gratuitamente. Não é porque não nos custou nada que não devemos buscar, receber e desfrutar a bênção celeste, pois, para que tivéssemos tudo isso e, assim, pudéssemos fazer a vontade de Deus, Seu filho amado foi à cruz do Calvário e, lá, pagou um preço demasiadamente alto. Faça esse sacrifício valer em sua vida!

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
_____________________________________________________________________________________

CHAMADOS SANTOS

“À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” (1 Coríntios 1.2).

Que responsabilidade! Somos todos chamados de santos – e não podemos desmentir a Palavra do Senhor. Para isso, o segredo é invocarmos o Nome de Jesus e não deixarmos que tirem a coroa da nossa cabeça. Sem santidade, estaremos perdidos!

O nosso papel diante de todas as pessoas é de extrema importância. O Senhor não nos salvou para que continuemos no erro do passado, mas nos deu uma vida nova, fazendo com que as atitudes que cometíamos e nos distanciavam dEle fossem tiradas de nós. Portanto, meu irmão, se o inimigo vier tentá-lo a voltar às antigas transgressões, tome uma posição firme na fé, repreenda-o e marche na posição de alguém que foi santificado para anunciar as virtudes dAquele que o salvou.

Assumir a sua identidade de santo é obrigação sua. Se você deixar o velho homem voltar e passar a fazer o que é contrário à santidade, estará, em outras palavras, desmentindo o Senhor, o qual afirma que quem está em Cristo é nova criatura (2 Coríntios 5.17). Nunca deixe o inimigo usá-lo nos seus maus propósitos. Seja sempre aquele que o Altíssimo amou e recriou para torná-lo vencedor sobre todas as coisas (Romanos 8.37).

Aqueles que ouvem a mensagem do Evangelho são chamados para pertencer ao povo do Senhor. De fato, a obra da recriação foi realizada em favor de todas as pessoas – e não há uma sequer que não tenha direito a essa bênção. No entanto, muitos desperdiçarão a sua oportunidade e continuarão no pecado, mas, um dia, irão arrepender-se! Só que, tristemente, verão que o fizeram era tarde demais. Meu irmão, não dê ao espírito da loucura o prazer de levá-lo à ruína. Lute, esforce-se e não saia do plano da salvação!

Basta invocar o Nome de Jesus para que você seja alcançado pela misericórdia divina. Em Cristo, somos salvos, pois temos o perdão completo dos pecados e somos recriados para uma viva esperança. Não há nada que precisamos fazer para merecer tal condição, a não ser cumprir o que as Escrituras nos ensinam. Quem se decide por Cristo já venceu todos os poderes infernais.

Meu irmão, o diabo irá empenhar-se para levá-lo de volta ao “chiqueiro”, mas não deixe que isso aconteça! Tome conta da sua nova posição espiritual, sendo forte e resistindo a qualquer tentação, pois, agindo assim, o adversário fugirá da sua vida (Tiago 4.7). Deus colocou a coroa da santidade em sua cabeça; não deixe que a tirem de você. Para isso, basta perseverar até o fim, e você será salvo!

Os que desistem do Caminho santo amargarão tristeza e remorso – e, para eles, será tarde demais. Então, se a tentação estiver forte, precisaremos sair imediatamente de onde o inimigo estiver tentando-nos e entrar em oração. A nossa batalha maior na vida deve ser a da santidade, pois, sem ela, ninguém verá o Senhor (Hebreus 12.14).

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
___________________________________________________________________________________
Mensagem enviada em: 22/03/2010

EXEMPLO A SER SEGUIDO

“E bem sei que, indo ter convosco, chegarei com a plenitude da bênção do evangelho de Cristo” (Romanos 15.29).

Eis um bom cuidado que devemos ter: estar bem espiritualmente, cheios da plenitude da bênção, pois isso fará um grande bem para todos, inclusive para nós mesmos. Portanto, vivamos transbordando da unção divina.

Na passagem bíblica que lemos, podemos ver que o apóstolo Paulo se preparou para que, indo ao encontro dos irmãos de Roma, estivesse na plenitude da bênção de Cristo. Que bom seria se os que viessem ao nosso encontro tivessem o mesmo propósito! Vivendo nesse mundo repleto de tanta coisa ruim – que, infelizmente, contamina-nos muitas vezes –, a visita de alguém pleno de todas as bênçãos celestes nos seria muito favorável!

Tanto salvos quanto perdidos precisam de uma pessoa que viva na plenitude da dispensação de Cristo. A tentação vem sobre todos, até mesmo sobre os mais santificados. Porém, quando estamos diante de um indivíduo que respira a presença do Senhor, uma palavra inspirada que ele der será capaz de nos tirar do abismo e nos levar para longe da queda. Além disso, os que estiverem doentes, cheios de problemas ou tentados a deixar o Caminho, terão os olhos abertos e se firmarão na fé.

Sendo membros do Corpo de Cristo (1 Coríntios 12.12-31), somos também membros uns dos outros. Então, se alguém cair, sofreremos prejuízo; mas, se algum caído se levantar na fé, obteremos um lucro enorme. Quem hoje está abatido pode ser uma bênção para nós amanhã.

Não é certo agir como Caim, o qual disse ao Senhor que não era o responsável pela guarda de seu irmão Abel (Gênesis 4.9). Ora, não podemos esquecer-nos de que fomos colocados no Reino do Senhor para servirmos a Ele. Ficar dizendo “aleluias” o dia inteiro, por exemplo, julgando que isso é servir a Deus, é um grande erro. Nós prestamos serviço ao Senhor quando obedecemos às Suas ordenanças. O Mestre disse aos Seus discípulos que eles deveriam dar de comer aos que estavam com Ele, os quais, até aquela hora, não haviam provado nada. Meu irmão, temos um mundo para ser alimentado com o Pão da Vida.

Nós, cristãos, caímos quando estamos sem o poder divino, mas, cheios da plenitude da bênção, ajudaremos os irmãos a não darem um testemunho negativo da virtude de Jesus. Afinal, nós e todos os demais salvos somos cartas vivas escritas pelo Senhor, as quais os perdidos lerão para que conheçam a vontade de Deus para eles (2 Coríntios 3.3).

Meu irmão, seja você quem for, não viva sem transbordar a unção do Senhor, pois você ou algum dos seus poderá precisar da ajuda divina. O socorro de Deus não provém de maneira mística, mas, sim, por intermédio dos Seus filhos, os quais vivem na Sua presença e desfrutam da totalidade das Suas dádivas.

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
__________________________________________________________________________________
Mensagem enviada em: 21/03/2010

O LIMITE NO AGRADAR AO PRÓXIMO

“Portanto, cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação” (Romanos 15.2).

Sempre é preciso observar bem o que diz a Palavra de Deus. Há muita gente concordando com erros enquanto pensa estar obedecendo ao Senhor. Quem “entende” o pecado de alguém se faz tanto culpado quanto o que cometeu a transgressão. Nesse caso, repreendê-lo de forma sincera, franca e contundente vale muito.

Em todas as nossas decisões e respostas, devemos obedecer ao que diz a Palavra do Senhor. Se formos sinceros e pedirmos a direção divina, o Espírito Santo irá guiar-nos na palavra certa em cada circunstância. Meu irmão, nenhum ensinamento do Livro Santo foi dado por acaso. Por meio dele, o Senhor nos dirige em todas as nossas atitudes. Portanto, para quem quiser agradar a Deus, nunca faltará orientação.

O que muitas pessoas estão fazendo, julgando estar agradando ao Pai, na verdade alegra o diabo, pois, estando o cônjuge, os filhos, parentes e amigos na prática de algum pecado, elas pensam que devem ser condescendentes com os erros deles e não repreendê-los. Ora, isso é o que o inimigo mais deseja. Porém, quando repreendemos alguém por justo motivo, da parte de Deus isso se torna como um ato de misericórdia para a pessoa ofendida, que, se tiver juízo, jamais irá rejeitá-lo. O próprio apóstolo Paulo precisou repreender Pedro, mas sem desrespeitá-lo (Gálatas 2.11).

Somente o que for bom para a edificação deve ser permitido. Portanto, ter um filho na homossexualidade, nas drogas, no crime ou em qualquer outra prática condenada pela Escritura – e dizer a ele que entende tal situação e, talvez, um dia, ele se converta – são atitudes que dão ao diabo o direito de continuar usando aquela pessoa. Meu irmão, a Bíblia Sagrada declara que até nossos familiares e amigos, se preciso for, têm de ser deixados por causa do Evangelho (Mateus 10.37; Lucas 14.26).

Portanto, mesmo que percamos a amizade de uma pessoa, temos de mostrar-lhe que não concordamos com a sua atitude, pois isso irá levá-la ao inferno.
Ao usarmos as Escrituras para mostrarmos a alguém seu erro, no mesmo instante, ele sentirá que está fazendo o que Satanás deseja para levá-lo à destruição. Ao ver o preço que pagará pela sua desobediência ao Senhor, ele pode arrepender-se e conseguir o perdão e a misericórdia do Altíssimo. Se formos sinceros, francos e contundentes, estaremos fazendo a melhor obra em favor de quem está no engano.

O pior que se pode fazer é compreender o erro de alguém. Segundo a Palavra de Deus, quem vir a transgressão ou tomar conhecimento dela, mas deixar de denunciá-la, terá a mesma condenação reservada a quem praticou o pecado (Levítico 5.1). Nunca se faça culpado do erro alheio, ainda que isso lhe custe caro. Não compensa viver da iniquidade de quem quer que seja.

Por amor ao Evangelho e a Jesus, vale a pena sofrer qualquer prejuízo. O Senhor disse que quem deixar amigos, bens, familiares, ou qualquer outra coisa por Ele receberá muito mais como recompensa eterna.

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
___________________________________________________________________________________

SEIS NÃOS

“Andemos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja” (Romanos 13.13).

Libertados do império das trevas, temos de andar na luz. Assim, há seis coisas que precisamos observar e não praticar a fim de que vivamos a santidade do Senhor, para a qual fomos chamados: glutonarias, bebedeiras, desonestidades, dissoluções, contendas e inveja.

No momento em que aceitamos Jesus como Salvador, finda-se o governo do império das trevas sobre a nossa vida. O que o apóstolo Paulo escreveu nesse versículo é de fundamental importância para que andemos honestamente com o nosso Deus. Sendo filhos do dia, e não da noite, faz-se necessário que cuidemos dos nossos procedimentos para que o Pai seja glorificado em nós.

O apóstolo não escreveu isso com base em seus caprichos, mas dirigido pelo Altíssimo. Ele enumera seis coisas que podem atrapalhar a nossa caminhada no novo e vivo Caminho. Se forem observadas, andaremos em santidade.
GLUTONARIAS. O progresso da ciência, a industrialização e a melhoria financeira do país trouxeram benefícios e malefícios para a sociedade. No afã de ganhar mais, têm-se desenvolvido componentes químicos que tornam as pessoas dependentes. A industrialização alimentícia tem criado um grande contingente de “viciados” em guloseimas.

A consequência é desastrosa: obesos, diabéticos, cancerosos etc.
BEBEDEIRAS. Nem todos os entorpecentes são proibidos. Muito comum hoje, na hora da refeição, em comemorações e encontros familiares, é provar um uísque, uma “cervejinha”, dentre outras bebidas. Resultado: o número de viciados é enorme. Os acidentes de trânsito, por exemplo, ocorridos por causa desses entorpecentes têm ceifado e mutilado vidas. Além disso, todo o tipo de transgressão é praticada.
DESONESTIDADES. Muitos indivíduos cometem esse tipo de pecado, que abrange desde roubo, furto, apropriação indébita, pagamento de salário inferior ao serviço prestado, propagação de boatos, até o adultério, que é uma forma perversa de fazer a parte traída sofrer, além de destruir a felicidade de muitos.

DISSOLUÇÕES. Uma vida dissoluta é desregrada, na qual há falta de freio moral em várias áreas, como, por exemplo, o chamado excesso na intimidade conjugal, nos divertimentos, bem como a falta de respeito com a Palavra de Deus.
CONTENDAS. Os nascidos de novo jamais deveriam contender. Mesmo sendo agredidos, não devemos abrir a boca para denunciar erros de quem nos agride. O servo de Deus, em hipótese alguma, deve usar a força de argumentos, ou mesmo da física, para se defender, ou fazer valer seus direitos. Entregar tudo ao justo Juiz é o melhor remédio.

INVEJA. Na versão Almeida e Atualizada da Bíblia, essa palavra também é traduzida por ciúmes. O cônjuge enciumado está dizendo, em outras palavras, que não crê no amor e no respeito mútuo, porém o ciúme jamais impediu ou impedirá uma traição. Quem inveja o sucesso de outrem, por exemplo, está declarando a mesma coisa. O triste é que, muitas vezes, a inveja ocorre dentro da obra do Senhor, impedindo o progresso dela.

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
_____________________________________________________________________________________
Mensagem enviada em: 19/03/2010

Mensagem

“Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo, para não abusar do meu poder no evangelho” (1 Coríntios 9.18).

Quem trabalha o faz para receber um salário. Aquele que planta tem em mente a colheita. A pessoa que prega o Evangelho deve fazê-lo pensando na recompensa do Senhor. Devemos entesourar para a vida eterna (Mateus 6.19,20). Nunca cobre nem aceite pagamento algum pelo que você fizer em Nome de Deus. Siga a orientação de Paulo: não abuse do seu poder no Evangelho (Mateus 10.8).

Todo o nosso trabalho no Evangelho terá uma recompensa. Os que forem chamados para servir ao Altíssimo na última hora receberão o mesmo pagamento dos que já estão no campo desde o início (Mateus 20.1-16). O Senhor paga como Lhe apraz, e isso, sem dúvida, é o melhor. Devemos olhar com esperança para o prêmio que receberemos dEle. No entanto, temos de militar segundo as Suas direções, ou, então, haveremos de pagar pelo prejuízo que causarmos, isto é, pelas vidas que, por nosso mau exemplo, irão perder-se.

A nossa obra no Senhor se assemelha ao que o lavrador faz em sua seara. Ao plantar a genuína e imperecível Semente, tenha em vista uma colheita maior do que a plantação. Deus dá o crescimento desde que a sementeira e a rega tenham sido feitas no tempo certo. Davi se entusiasmou ao saber da recompensa que Saul daria a quem vencesse o gigante (1 Samuel 17). O que nos está prometido também deve alegrar a nossa alma. Uma coisa é certa: o Senhor não deixará que escarneçam dEle – ceifaremos o que semearmos (Gálatas 6.7).

Não é errado fixar os olhos na recompensa. Foi o próprio Jesus quem prometeu a devolução multiplicada de 30, 60 e 100 vezes (Mateus 13.23; Marcos 4.20). Por que não desejar e não reivindicar o que foi prometido? É claro que Lhe servimos em amor. Contudo, agimos como o agricultor: ele ama a terra, porque ela lhe dá o sustento. Não há algo de errado em esperar que o que semeamos com lágrimas nos seja devolvido a ponto de voltarmos com alegria com os nossos feixes (Salmo 126.5,6).

O segredo é guardar tesouros espirituais para a eternidade. Lá, não haverá obra alguma, mas, sim, a recompensa do que fizemos aqui na Terra, em nosso serviço a Deus. Os que têm outras coisas mais importantes para buscar irão se envergonhar e desesperar ao ver que nada lhes foi dado. Cuidado com o que você faz com os talentos que lhe foram entregues (Mateus 25.14-30)!

Uma coisa muito ilógica é feita por muitos obreiros do Senhor. Como Geazi, eles colocam os olhos na recompensa que algum “general da Síria” possa dar-lhes (2 Reis 5.20ss). Há quem chegue ao absurdo de cobrar para cumprir a missão que lhe foi confiada. Em minha opinião, o cristão não deve nem buscar direitos autorais pelas músicas que possa compor ou gravar. Se as gravadoras lhes pagarem, tudo bem.
O servo de Deus deve ser movido pela oportunidade de fazer algo que redunde em louvor ao Senhor. Em hipótese alguma, busque recompensa dos homens, cobre ou aceite pagamento pelo que fizer em Nome do Senhor. Não abuse do seu poder no Evangelho.

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
_____________________________________________________________________________________
Mensagem enviada em: 18/0

CUIDADO COM A SOBERBA E SEUS PARENTES

“Ouvimos da soberba de Moabe, a soberbíssima, e da sua altivez, e da sua soberba, e do seu furor; a sua jactância é vã” (Isaías 16.6).

A soberba é sinal da queda iminente do homem. Portanto, ninguém deve orgulhar-se de qualquer atributo ou bem que possua, tampouco trazer glória para si; jactar-se do que lhe é feito apenas irá levá-lo ao precipício.

Quando Deus estava destruindo Sodoma, a curiosa e rebelde mulher de Ló, contrariando a orientação do anjo do Senhor, olhou para trás e, com isso, transformou-se em uma estátua de sal (Gênesis 19.26). Então, as duas filhas de Ló – pensando que ele, sem a esposa, jamais aumentaria sua descendência – bolaram um plano e o executaram: elas o embebedaram com vinho, e a mais velha deitou-se com seu pai; no dia seguinte, voltaram a embriagá-lo, e a mais nova também se deitou com ele. Cada uma deu à luz um filho: Moabe, nascido da primogênita, o qual posteriormente viria a ser o pai dos moabitas, e Ben-Ami, nascido da caçula, que seria o pai dos amonitas (v. 30-38).

Provavelmente, os moabitas nem existiriam. Porém, a partir daquele incesto, o povo de Moabe foi constituído, o qual levou muitas dores aos filhos de Israel e diversos aborrecimentos ao Senhor. A terra em que viviam era próspera – e, para quem não tem juízo, a prosperidade se torna um grande laço. Então, acreditando serem especiais, deixaram-se levar pela soberba e arrogância, pelo orgulho e furor.

Ora, precisamos estar atentos, pois a história se repete sempre e em todos os lugares. Muita gente, ao prosperar, esquece-se da sua origem e de que, um dia, prestará contas do que fez com o que foi colocado em suas mãos; então, passa a viver no desperdício, luxo e pecado. Na realidade, a prosperidade, para muitos que não sabem lidar com ela, pode reverter-se em algo ruim. É preciso ter nascido de novo para não deixar a glória subir à cabeça.

Jamais se deixe levar pelo orgulho. O que você possui, a função que exerce ou qualquer atributo físico, mental ou espiritual, com o qual tenha sido revestido, são obras do Senhor, e a Ele deve ser dada a glória. Não há nada seu que não tenha vindo de Deus. Por isso, seja sábio, reconheça isso e não discrimine quem quer que seja. Se a soberba subir ao seu coração, tenha certeza de que a sua queda já começou.

A humildade agrada ao Altíssimo. Por sinal, somente os humildes – os que seguirem as verdades contidas na Palavra do Senhor e não se curvarem diante de nenhuma mentira do inimigo – verão que vale a pena ser uma pessoa de Deus em qualquer situação. Por outro lado, a soberba faz o indivíduo achar que pode mentir, roubar, adulterar ou tomar qualquer outra atitude errada sem que nenhuma pena tenha de sofrer. O fim do soberbo é ser totalmente iludido por ela e tornar-se alguém triste demais.

Bom é vigiar, então, se algum sentimento orgulhoso começar a subir à sua cabeça, rejeite-o. A beleza exterior ou interior, os dons que o Senhor lhe concede, as portas que se abrem, enfim, todos os sucessos que você tem obtido são atos de Deus, e só Ele deve ser glorificado. Portanto, falar de si e gabar-se do que conseguiu são atitudes que lhe farão um grande mal. Foi isso que ocorreu com Herodes, por exemplo, que não deu glórias ao Altíssimo e acabou sendo comido por bichos (Atos 12.21-23).

Meu irmão, o capitulo 16 do livro de Isaías foi escrito como um lamento para os moabitas e um aviso para nós: Deus quer que sejamos humildes, para recebermos dEle bênçãos ainda maiores e usar-nos ainda mais.

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
____________________________________________________________________________________
Mensagem enviada em: 17/03/2010

DIVINA COMPARAÇÃO

“Melhor é o pobre que anda na sua sinceridade do que o perverso de lábios e tolo” (Provérbios 19.1).

Os verdadeiros sábios nem sempre são os mais bem-sucedidos materialmente, mas, ainda assim, não são tolos. Já os que agem com perversidade nos lábios são levados ao maior dos enganos, que é afastar-se do Pai. Eis, nesse versículo, uma lição da qual não se deve esquecer: o Senhor afirma que o pobre que anda na sua sinceridade é o Seu preferido.

Aquele que tiver respeito pela Palavra do Senhor nem sempre será o mais próspero materialmente. Obviamente, por saber que há limites estabelecidos pelo Altíssimo, ele deixa de estender a mão à desonestidade, não se envolve com falcatruas e, por isso, com frequência, perde muito. Mas Deus – que é todo sabedoria e, um dia, dará destino a todos – diz que prefere essa pessoa ao perverso de lábios.

O Senhor declara que o que fala perversamente, mesmo tendo sido considerado por muitos como sábio e vencedor, perde na escolha do Pai – isso porque o importante não é como o homem é reconhecido pelos demais, mas, sim, o que o Criador fala sobre ele. O Altíssimo diz que tolo é o que mente, engana, bajula – o que usa lábios mentirosos. Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? (Marcos 8.36). Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? (Mateus 16.26). Ora, somos seres eternos e, se tivermos juízo, jamais entraremos em algo que nos possa tirar da felicidade eterna, a qual está reservada aos que se esforçarem para não se contaminar.

O maior engano é alguém agir de modo sujo para prosperar, obter vantagens ou usufruir de prazeres proibidos. Parece que a humanidade ficou louca! Nunca se viu tanta gente envolvendo-se em adultério como atualmente. De fato, é grande o número dos que se estão deixando levar pela mentira do diabo e, por isso, têm perdido o respeito pelo mandamento bíblico. Alguns até consideram que o caso deles é diferente, achando que o Todo-Poderoso não irá castigá-los. No entanto, são tolos, pois fazem uso da perversidade, a qual os leva ao maior dos enganos – distanciar-se do Pai.

Diferente do homem, que considera vencedor e digno de honra quem usa as melhores roupas, mora nos melhores lugares e ocupa as mais respeitadas posições na sociedade, Deus olha para o nosso interior (1 Samuel 16.7), e é isso que pesará no grande dia do Julgamento.

Essa passagem de Provérbios traz uma das maiores lições: sendo obedientes à Palavra do Senhor, independentemente se temos muito ou pouco, não devemos permitir que sejamos tomados pela perversidade, falta de respeito pelo Verbo vivo ou tentação. Portanto, meu irmão, não nos podemos dar à prática de algo que mais ninguém pode, permitindo que isso tome conta da nossa vida, dirija nossos desejos e nos faça agir como os que serão condenados ao suplício eterno.

O Altíssimo não é contra a prosperidade, o sucesso e os prazeres que Ele criou para a nossa alegria. Tudo é lícito, desde que dentro dos limites da Sua Palavra (1 Coríntios 6.12; 10.23).

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
___________________________________________________________________________________
Mensagem enviada em: 16/03/201

É PRECISO PEDIR

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades” (Salmo 57.1).

O salmista tinha feito tudo certo, pois cumpriu as exigências. Então, pediu ao Senhor que tivesse misericórdia dele. A alma precisa confiar em Deus, abrigar-se à sombra das asas do Altíssimo e não sair de lá enquanto o mal a estiver atacando
É preciso atender às orientações das Escrituras para que o Senhor tenha misericórdia da sua vida. Se houver algum pecado escondido em seu coração, seja novo ou velho, saiba que uma parede de separação foi erguida, e, desse modo, o Criador não pode dispensar Sua bênção sobre você.

Há quem ache que pecado antigo não precisa ser confessado. Veja bem: se alguém subtraiu qualquer quantia do seu empregador, por exemplo, ou fez outro ato condenado pela Palavra, não importa o tempo que tenha passado, tem de se acertar com quem ofendeu para que sua comunhão com o Senhor não seja interrompida.

O salmista se declarou pronto para experimentar a misericórdia divina, pois havia cumprido a vontade do Todo-Poderoso. Ao analisarmos o texto de Marcos 9.17ss, que narra a cura do rapaz possuído pelo espírito mudo, veremos que o demônio só pôde ser expulso depois de o Senhor ter feito o homem enxergar que seu erro era a causa de tamanha opressão. Esse assunto é sério, e quem deseja andar com Deus e experimentar Sua misericórdia necessita se consertar, ou não terá essa dádiva celestial operando em seu favor.

Por estar bem com Deus, o salmista pediu que o Senhor tivesse misericórdia dele. Ele sabia que coisa alguma iria impedi-lo de ser agraciado com essa bênção. Portanto, Davi tinha confiança de que não havia nada ou ninguém que pudesse separá-lo do Eterno. Mas atenção! Mesmo estando bem e sem impedimento, a alma dele precisava confiar no Altíssimo, porque, se não houvesse a confiança no fato de que seria atendido, nem adiantaria clamar ao Criador.

Davi também compreendia que era necessário abrigar-se à sombra das asas do Senhor – estar debaixo das declarações que Ele faz em nosso favor. Quem vive desassociado das promessas divinas, quando for necessário, clamará, mas não será atendido. Então, diante dos ataques infernais, seja doença, perturbação no lar, nas finanças ou em outra área qualquer, fique sempre abrigado debaixo das benditas asas do nosso Pai!
Estar dentro da vontade do Senhor sempre e, principalmente, diante de qualquer provação é o segredo.

Os ataques do maligno não são coisas isoladas. Qualquer tentação de toda ordem é a eclosão de um plano diabólico muito bem preparado para tirar de você a coroa da cabeça e levá-lo ao inferno. Portanto, seja forte, nunca ceda ao diabo; somente busque na Palavra de Deus o refúgio. Então, os projetos do mal serão impotentes para lhe roubar o dom maior do Senhor – sua salvação. Desfrute da misericórdia dEle!

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
_____________________________________________________________________________________
Mensagem enviada em: 15/03/2010

FUJA DA PARCIALIDADE

“Não é bom ter respeito à pessoa do ímpio, para derribar o justo em juízo” (Provérbios 18.5).

A verdade deve nortear todas as nossas decisões. Não é correto se deixar levar pelo medo de quem quer que seja e não falar a verdade. Declará-la é manifestar o verdadeiro juízo (Provérbios 12.17). Não se deve torcer o direito, pois a sentença verdadeira levanta a pessoa do justo. Atente para o fato de que “sim, sim e não, não” em tudo é uma ordenança do Senhor (Tiago 5.12).

Daremos conta até das intenções ocultas em nosso coração. Então, não é certo omitir os fatos para ajudar alguém ou para não se envolver em questões alheias. Quando presenciamos um ato ou somos informados de alguma coisa, não podemos furtar-nos de falar o que é correto. Ao tomarmos conhecimento de algo, é como se o nosso Deus nos tivesse elegido para cooperar com a aplicação da Verdade. É claro que devemos orar e esperar nEle para saber quando e como abrir a boca, pois todo precipitado peca, erra.

Se a parte transgressora é conhecida pela valentia ou por algo que possa fazer, não devemos deixar o medo assaltar-nos. Aquele que pode tudo e demanda obediência à Sua Palavra não será tolerante com quem não cumpriu o que por Ele determinou. Por outro lado, quem servir ao Senhor irá tê-lO a seu lado em todos os sentidos. Como nos machuca quando precisamos de uma testemunha que presenciou os fatos e ela os nega, não é verdade? Então, o que não queremos que ocorra conosco não devemos deixar que aconteça com o próximo.

A Palavra do nosso Deus assevera que, ao falarmos a verdade, manifestamos o juízo (Provérbios 12.17). Então, por que negá-la? Ora, se não cumprirmos os mandamentos do Pai celeste, estaremos em falta com Ele. O pior é que quem fala a mentira se faz filho do mentiroso (João 8.44) e, assim, é desligado do Senhor. Não deixe isso acontecer em sua vida!

Ao omitir a verdade, influenciamos o julgamento de alguma transgressão, nossa ou de outrem. Quem tem juízo, ainda que seja o culpado, não colabora para que o direito seja distorcido; porque, se o fizer, acumulará “em sua ficha” outro erro: o de ter ajudado o inimigo a torcer o que é certo. Portanto, mesmo que isso lhe custe algum prejuízo, fale a verdade.

Sempre que a sentença é dada com justiça, o justo é levantado. Portanto, é melhor confessar agora, diante do tribunal dos homens, a verdade do que ter de fazê-lo no dia do Grande Juízo. Lá, a Verdade real imperará e será impossível influenciar a eterna decisão com qualquer transgressão. No Grande Julgamento, os transgressores lá estarão somente para receber a condenação. Eles mesmos, ao olharem para Aquele que tem os olhos como chamas de fogo, confessarão, detalhadamente, o que, como, onde, por que e para que fizeram aquele ato. Naquele dia, até as intenções do coração serão mostradas ao vivo e em cores.

Além de tudo, Jesus ensinou que da nossa boca só deve sair o “sim, sim e o não, não”, pois o que passar disso é de procedência maligna. Quem tiver juízo só falará o que provém do Senhor. Lembre-se: daremos conta de tudo o que vem de Deus ou do inimigo.

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
___________________________________________________________________________________
Mensagem enviada em: 14/03/2010

FAZENDO BEM A SI MESMO

“A luz dos olhos alegra o coração; a boa fama engorda os ossos” (Provérbios 15.30).

Ser iluminado pelo Espírito de Deus nos faz um grande bem. Na realidade, as Boas-Novas nos levantam e fortalecem para as batalhas – o que é maravilhoso, afinal o nosso espírito precisa estar sempre disposto e alegre. No entanto, quem não possui essa iluminação divina tem o coração fechado e não recebe o melhor do Senhor para a sua vida.

Não há nada mais abençoador do que o entendimento que o Santo Espírito nos concede com base nas Escrituras, pois todo o nosso ser é recompensado com a revelação do que foi dito pelo Senhor. De fato, entender a vontade divina para nós ilumina os nossos olhos, fortalece o nosso espírito – a fim de que possamos ver as oportunidades concedidas – e nos capacita para cumprirmos o plano do Altíssimo, o que, consequentemente, leva-nos à vitória.

Por outro lado, qualquer um que não tiver o entendimento real das Escrituras, mesmo que se esforce, não logrará muito sucesso na vida. Essa pessoa está sempre de mau humor e desconfia de todos e de tudo; além disso, tem o coração sempre fechado, e continuamente seus dias são tristes. Mesmo possuindo recursos, ela não consegue usufruir das coisas que lhe foram dadas.

Ninguém melhor do que o nosso Criador para saber do que o espírito humano necessita. A verdade é que, se a nossa verdadeira pessoa não se alegrar com Deus, nunca seremos realmente felizes. Tristes e derrotados são aqueles que vivem fechados, trancados em si mesmos e não permitindo que a alegria do Senhor invada seu coração; eles nunca descobrem o caminho da felicidade. Esses que desprezam o que o Espírito de Deus lhes está dando, quando precisarem, descobrirão que cometeram a maior tolice.

Por outro lado, quem dá ouvidos à pregação das Boas-Novas se levanta para a vida e se fortalece a fim de enfrentar as lutas e sair vitorioso. Portanto, nunca devemos abandonar o Senhor nem deixar de dar-Lhe o primeiro lugar em nossa vida. Temos de experimentar essa alegria verdadeira, a qual é mais do que um contentamento santo; é a própria força de Deus em nosso viver!

Meu irmão, olhe para o que você faz com a revelação bíblica que lhe é concedida. O entendimento revelado tem poder para fortificar toda a sua estrutura; no entanto, se recusado, a falta dele irá enfraquecê-lo. É bom decidir ser um ouvinte praticante dos mandamentos divinos para ocupar a posição que lhe foi destinada. Você conhece quando Jesus está olhando para você, pois o seu coração se alegra.

Quem tiver as suas estruturas abaladas cairá nas armadilhas do diabo quando for tentado por ele. Inicialmente, Satanás vem “manhoso”, mostrando-se amigo, mas, quando menos se espera, leva o homem à queda. Contudo, quem se firmar no Altíssimo e, com determinação, avançar para tomar posse do que lhe pertence não somente logrará sucesso em toda a sua caminhada, mas também terá força suficiente para derrotar o inimigo em todas as suas investidas.

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
__________________________________________________________________________________
Mensagem enviada em: 13/03/2010

APRENDENDO COM DAVI

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto” (Salmo 51.10).

Em certa ocasião, o rei Davi passou por uma terrível situação e, repreendido pelo profeta Natã, percebeu a gravidade do seu pecado. No entanto, mesmo arrependido, ele precisou pagar caro por sua atitude e, para livrar-se da tentação, clamou ao Altíssimo do fundo de sua alma. Sua queda deve servir de exemplo para nós, pois nos ensina que não devemos dar ao diabo nenhuma brecha.

A falta de juízo desse rei de Israel o levou a ter uma péssima experiência. Sem dúvida, se ele soubesse o que o aguardava por causa do seu ato, teria orado pedindo que o Todo-Poderoso o livrasse da tentação. Mas, por ter consumado o pecado – envolvendo-se com Bate-Seba, esposa de Urias –, teve seu nome escrito no rol dos adúlteros e criminosos (2 Samuel 11). Como na história narrada pelo profeta Natã (2 Samuel 12.1-4) – na qual um rico, ao receber a visita de um viajante, tomou a cordeirinha de um homem pobre para servi-la como refeição, em vez de buscar uma de seu rebanho –, Davi foi tentado a relacionar-se com uma mulher que não era sua. De igual modo, ninguém deve deixar-se levar pelo inimigo para desonrar o lar de quem quer que seja. Ora, todo pecado traz consigo uma pena; então, o melhor é nem se envolver com ele.

Aparentemente, nada aconteceria com o rei, mas a Palavra do Senhor diz que o erro sempre encontrará o seu autor (Gênesis 4.10). Portanto, no Grande Dia, as transgressões que não forem descobertas nesta vida não escaparão dos olhos de chama de fogo do Senhor. O bom é que Deus tem sempre um profeta para revelar o pecado à pessoa que caiu, pois, assim, ela pode converter-se. No entanto, aqueles que se fizerem surdos à voz do Santo Espírito e não se arrependerem, após o Juízo, quando tudo será revelado, marcharão para a eternidade perdida, onde, pelos séculos dos séculos, passarão por um sofrimento que em nada se compara a qualquer outro visto na Terra, por pior que tenha sido.

O rei de Israel se arrependeu, confessou seu pecado e pagou caro por seu erro. Quem caiu e não tem coragem de confessar não sabe a tolice que está cometendo, pois, mesmo tendo de arcar com as consequências aqui na Terra, o valor será infinitamente menor do que o que pagará na eternidade. Aquele que teve coragem de errar deve ser igualmente corajoso para confessar sua falha. Ainda que não houvesse o castigo eterno, o fato de ter a consciência sempre martelando acerca da transgressão cometida, por si só, seria motivo suficiente para o homem não pensar em pecar.

Depois de se arrepender, Davi entendeu que, se não clamasse de todo o coração por um recomeço, aquele espírito de tentação nunca o deixaria. Ele gritou com todas as suas forças, pedindo a graça divina de ter um coração novo, puro, respeitador e sensível ao Espírito de Deus – inclusive, há casos em que até jejuns precisam ser feitos.

A triste experiência do amado rei de Israel deve servir de exemplo para todos os que estão “brincando com o fogo”. Quem dá brechas ao inimigo não sabe que está assinando a sua derrota; afinal, se não buscar verdadeiramente o perdão, jamais terá paz, nem nesta vida nem na outra. Anote: pecado antigo não significa, necessariamente, pecado desfeito ou perdoado.

Meu irmão, Deus sempre deseja o bem-estar de Seus filhos. Ele condena o erro para que não venhamos a ser presas nas mãos do inimigo, porque, como verdadeiro Pai, Ele nos quer felizes e livres. Portanto, obedeçamos sempre à voz do Espírito de Deus!

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
_____________________________________________________________________________________
Mensagem enviada em: 12/03/2010

É PRECISO REAGIR

“Parecem-se com o homem que avança com o seu machado através da espessura do arvoredo” (Salmo 74.5).

Esse salmo de Asafe narra o intenso sofrimento pelo qual, nos tempos bíblicos, o povo de Deus passou. No entanto, ainda nos dias de hoje, muitos de nós têm enfrentado a angústia e a dor. Então, o que precisamos fazer? Erguer um clamor como o daquele servo do Senhor? Ou acreditar no que foi ordenado que fizéssemos e partir para a ofensiva a fim de realizarmos a obra divina? Sem dúvida, o choro já durou a noite toda, mas a Sagrada Escritura afirma que o nosso dia chegou e, com ele, veio também a alegria (Salmo 30.5). Portanto, agora, a situação é diferente; afinal, o nosso Senhor já realizou a grande vingança, dando-nos o poder para que, em Seu Nome, façamos o mesmo que Ele durante Seu ministério terreno. A Palavra inclusive declara que até obras maiores que as dEle podemos fazer (João 14.12)!

Não podemos negar que o inimigo tem avançado com o machado na mão – e ele sequer respeita a espessura do arvoredo; só se preocupa em derrubá-lo e rachá-lo, a fim de fazer lenha dele e consumi-lo por inteiro. Porém, nenhuma ferramenta que ele criou ou possui tem poder sobre a nossa vida e a obra que temos de realizar. Só que, às vezes, deixamos de crer na Palavra do Senhor, e é aí que o machado de Satanás passa a operar.

Essa ferramenta do inimigo tem derrubado muitos para tirá-los de seu ministério. São até pessoas talentosas, bem treinadas e prontas para serem uma bênção, porém têm-se deixado levar pelas manhas do pecado e caem. Então, o que, antes, parecia proveitoso tornou-se um peso; agora, o que resta é tristeza, desolação e muita carga a ser carregada. Devemos sempre fazer o seguinte questionamento: “O que temos feito?”. Não podemos concordar com o adversário, achando que a situação está difícil, pois a nossa missão é curar os feridos, levantar os caídos e fortalecer os chamados – e o poder que nos foi dado é suficientemente capaz de realizar esses prodígios!

A sociedade precisa ver os filhos de Deus em ação. Não podemos, por exemplo, acreditar que a saída está na pena de morte, cujos defensores dizem não haver mais jeito para recuperar a moral das pessoas. Eles concordam que a corrupção é um mal da atual democracia, e a imoralidade não deve ser condenada, pois é disso que o povo gosta. Não podemos pensar assim, pois somos chamados para fazer a diferença! Os lares têm de ser respeitados; os filhos precisam ter mães e pais santificados no altar de Deus; a pedofilia, uma obra do inferno, tem de ser combatida, assim como as drogas e a desonestidade.

De fato, sobre nós pesa a obrigação de pregar a Boa Notícia, que é a solução de Deus. Portanto, vamos reagir, meu irmão! Essa reforma tem de começar em nossa maneira de crer. Nada na Bíblia foi escrito por acaso, mas, sim, como desafio para os verdadeiros servos de Deus agirem. Não podemos ficar parados; ao contrário, temos de dar o exemplo e fazer valer os nossos direitos em Cristo!

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
_____________________________________________________________________________________
Mensagem enviada em: 11/03/2010

DENTRO DOS LIMITES ESTABELECIDOS

“E preparai-vos segundo as casas de vossos pais, segundo as vossas turmas, conforme a prescrição de Davi, rei de Israel, e conforme a prescrição de Salomão, seu filho” (
2 Crônicas 35.4).

Josias começou a reinar quando tinha oito anos. Seu avô, Manassés, foi idólatra e feiticeiro. Quando o Senhor trouxe sobre Judá os príncipes da Babilônia, estes o prenderam entre espinhais e levaram preso com cadeias – um tipo de algema para os pés – à Babilônia. Lá, então, deveras arrependido, orou ao Senhor, e aconteceu o que parecia impossível: ele foi restituído ao seu reino. Então, reconheceu o Senhor como o único Deus, tirou os objetos de idolatria e feitiçaria que havia feito e morreu em paz. Já Amom, pai de Josias, foi um louco que, mesmo tendo presenciado o que sucedeu a Manassés, seu pai, preferiu servir ao diabo a dedicar-se ao Senhor e, por isso, reinou somente dois anos.

Quando Josias assumiu o reino, procurou fazer as coisas certas. Com 16 anos, ele se acertou com o Senhor e começou a buscá-lO. Aos 20, ele ordenou que limpassem Jerusalém e Judá das imundícias espirituais que ali haviam sido colocadas e estendeu essa reforma de fé a algumas tribos de Israel, as quais não pertenciam ao seu reino. Quando completou 26 anos, mandou que reparassem a casa de Deus. Era um homem com o coração voltado para o Altíssimo e Sua obra, por isso prosperou.
Na reforma da casa de Deus, encontraram o livro da Lei. No decorrer da leitura do Texto Sagrado, Josias chorou muitíssimo e se animou no Senhor para completar a obra de restauração da fé que estava empreendendo. Ele também limpou toda a terra de Israel das suas abominações e obrigou todos os que se encontravam naquela região a servirem ao Todo-Poderoso com tal culto. Durante os dias da vida de Josias, o povo não se desviou.

Então, por ordem de Josias, a Páscoa voltou a ser celebrada na Terra Santa. Foi feita uma festa tão grande e esplendorosa, que, diz a Palavra, nunca antes dele, mesmo nos dias do profeta Samuel, dos reis de Israel como Davi e Salomão e dos outros que os sucederam, tal havia sido feito. Foi durante aquela Páscoa que Josias fez a declaração que estamos observando nesta mensagem: Conforme a prescrição de Davi, rei de Israel, e conforme a prescrição de Salomão, seu filho. Ele não só mostrou humildade, mas também reconheceu que aquilo era direção de Deus.

Não importa o quanto Deus nos tem usado. Não podemos criar novas prescrições. Temos de seguir o que já foi estabelecido nas Escrituras. A nossa glória tem o limite que o Senhor determinou. Não podemos achar que, por Ele ter-nos permitido fazer algo grande em Sua obra, temos também o poder de mudar o que já foi orientado divinamente. O bom é ficar dentro dos limites estabelecidos, segundo as prescrições do Senhor.

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
____________________________________________________________________________________


A ATITUDE CORRETA

“Porém o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amoz, oraram por causa disso e clamaram ao céu” (2 Crônicas 32.20).

O inimigo sempre estará errado, e, se você se unir ao Senhor, todos os planos do mal serão desfeitos. O diabo se prepara para a batalha, leva anos acumulando forças e, de repente, lança-se contra a sua vida, certo de que o tragará. No entanto, se você já se entregou a Deus, tem o conhecimento da Palavra e ora ao Pai, isso é o bastante. Tudo o que foi preparado contra você não prosperará, pois essa é a herança dos servos do Altíssimo. Somos diferentes dos pecadores, pois temos uma aliança com o nosso Deus, que é varão valoroso e invencível em todas as batalhas. As nossas lutas pertencem a Ele!

A Bíblia narra a história de um rei chamado Senaqueribe, o qual agiu estupidamente. Ele pensava que o seu poderio militar poderia destruir o pequeno reino de Judá, mas estava muito enganado. O Senhor, o Criador dos céus e da terra – Aquele que não dorme (Salmo 121.4), que cumpre todas as Suas promessas (Salmo 89.34), o qual, operando, ninguém O impede (Isaías 43.13) – zela pelo Seu povo. Senaqueribe havia conquistado várias nações e humilhado seus deuses.

Mas, ao se virar contra aqueles que serviam ao verdadeiro Deus, esse rei não contava que tal povo conhecia o caminho da vitória. Bastou Ezequias e o profeta Isaías falarem com o Todo-Poderoso para que Senaqueribe fosse envergonhado. Derrotado e frustrado, esse rei voltou ao seu país para ser morto pelos próprios filhos. Não se deve brincar nem ameaçar quem tem o Senhor como seu Deus!

Você, filho de Deus, que está lendo esta mensagem, preste atenção. Você é rei sobre a sua vida. Sua família e os seus bens são o seu território de agir. Se o inimigo o está ameaçando, desfazendo-o da autoridade real que lhe foi concedida pelo Senhor, entre agora em oração. Se não houver um “profeta Isaías” ao seu lado para se unir a você no clamor, eu me ofereço para tal. Vamos! Veja o que Jesus declarou: Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus (Mateus 18.19). Nós, juntos, agora, temos o poder de desfazer todos os planos de Satanás.

Ele não conseguirá enfrentar o nosso Deus. O Senhor ouviu a intercessão daqueles Seus dois servos e também atenderá à nossa oração. Em Nome de Jesus, tire a vergonha que está sobre o seu reino. Jesus fez de você um rei para Deus. Dessa maneira, nenhuma ferramenta que tenha sido preparada contra você prosperará, pois essa é a sua herança que vem do Altíssimo (Isaías 54.17).

Tudo o que foi escrito nas Escrituras teve como propósito animar e aumentar a nossa fé. O que Senaqueribe não sabia é que o Senhor não é invenção de homem algum. Ele é o único e verdadeiro Deus. As religiões de todo o mundo estão cheias de invencionice humana e diabólica. Contudo, a Palavra está recheada de declarações que o Criador fez em nosso favor. Elas foram escritas para que, por elas, combatamos o bom combate. Nossa vitória redundará em louvor ao nosso Deus. Por isso, não deixe que o derrotem, mas, em Nome de Jesus, vá em frente como guerreiro verdadeiro e vença todas as provas. Um dia, o Pai irá recompensá-lo!

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
________________________________________________________________________________
Mensagem enviada em: 09/03/2010

ATO QUE FALA

“E toda a congregação se prostrou quando cantavam o canto, e as trombetas tocavam; tudo isso, até o holocausto se acabar” (2 Crônicas 29.28).

Se Ezequias – rei de Judá – tivesse sido perverso como o seu pai Acaz o foi, poderíamos dizer que ele também não fez o que era reto aos olhos do Senhor e, por isso, não conseguiu realizar todos os seus intentos. Mas o contrário aconteceu: ele se voltou para o Altíssimo e foi recompensado. Meu irmão, quem fizer o mesmo será bem-sucedido em todas as coisas. Portanto, independentemente do que tem acontecido em sua vida, se você se afastou de Deus, volte-se para Ele agora mesmo, e a sua história será escrita com letras de sucesso.
Ezequias nunca deve ter-se esquecido da carnificina (leia 2 Crônicas 28.1-6) cometida a partir dos erros e fracassos de seu pai, mas, em vez de encobri-los, ele os confessou perante o Altíssimo. Ao voltar seu coração verdadeiramente a Ele, foi recompensado, pois conseguiu que a congregação inteira do seu povo se prostrasse diante de Deus. Leia todo o capítulo 29 de 2 Crônicas, e você verá o que pode acontecer também com a sua vida e a dos seus quando temerem o Todo-Poderoso.

Há muita gente se enganando dentro das nossas igrejas. Essas pessoas não se converteram completamente, pois ainda trazem pensamentos malignos, mas, mesmo assim, acreditam que serão bem-sucedidas. No entanto, será impossível viverem bem, se não estiverem em comunhão com o Senhor. Deus não pode habitar onde há pecado! Um plano maquiavélico, a inveja, um desejo pecaminoso, tudo isso traz o inimigo para dentro do nosso coração e põe o Senhor para fora dele. Por isso, precisamos tirar toda a imundícia que se tem acumulado no templo do Senhor, para que Ele ocupe o Seu lugar em nossa vida.

O que você aprendeu até conhecer a Palavra de Deus deve ser descartado, pois não tem valor algum. Somente o que o Espírito Santo ministra ao seu coração pela leitura bíblica e pregação do Evangelho deve permanecer. Não se deixe guiar por suas cismas! Muitas vezes, você insiste em achar que certo conselho é direção do Pai, mas Ele fala apenas e claramente pela Sua Palavra, e não pelo que você acha, sente ou percebe quando olha para alguma pessoa ou coisa. Seja fiel ao que o Espírito de Deus orienta, mas anote: Ele só o faz por meio das Escrituras!

Se o irmão ainda não tem tido experiências com o Senhor guiando sua vida, então, está na hora de começar a dar os primeiros passos sobre a Rocha. Não queira correr nem voar; caminhe segundo o que lhe é ministrado. O Todo-Poderoso não Se atrasa nem Se adianta; Ele sabe de tudo e, por isso, é o único que pode conduzi-lo no Caminho do sucesso. Essa é a sua melhor hora. Portanto, seja sábio, e o coração do Pai irá alegrar-se com você!

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
_____________________________________________________________________________________
Mensagem enviada em: 08/03/2010

QUE PREÇO!

“Porque Peca, filho de Remalias, matou num dia em Judá cento e vinte mil, todos homens belicosos, porquanto deixaram o SENHOR, Deus de seus pais” (2 Crônicas 28.6).

A loucura de Acaz, rei de Judá, em abandonar o Senhor e se entregar à idolatria e à feitiçaria fez o povo de Israel pagar um preço alto demais. Deus, então, entregou-o nas mãos do rei da Síria e de Israel, e, em um só dia, Peca, filho de Remalias, matou 120 mil homens, dos melhores que havia em Judá.

Isso foi escrito para nos fazer a seguinte advertência: quem deixa a Palavra do Senhor e cai no erro, ainda aqui neste mundo, pagará alto por tal ato insano – e, na eternidade, pelos séculos dos séculos, para sempre e sempre, continuará pagando a conta. Será que o engano, o prazer momentâneo do pecado, a satisfação da carne apodrecida compensam o sofrimento que virá? Não, pois o Altíssimo declara que o salário do pecado é a morte (Romanos 6.23)! Então, meu irmão, se você tem sido tentado a errar, ou se errou e a tentação está mantendo seu viver nessa situação pecaminosa, não é hora de voltar para o Pai celeste e pedir-Lhe perdão?

Desde que aceitei Jesus como meu Salvador, o que ocorreu quando tinha seis anos de idade, eu tenho visto pessoas agirem como loucas. Já tive o desprazer de, por exemplo, conhecer homens de Deus, cheios de capacidade, que faziam tremer o inferno quando ministravam, levando multidões aos pés do Senhor, mas que caíram em pecado.

Com tristeza, relato que vi o fim trágico deles. Ora, certamente, o pecado não compensa, afinal, quem se dá a ele, além de atrapalhar o plano divino – pois o Senhor não pode usar quem está em transgressão –, para de agir na razão e contamina a sua saúde. Além disso, sua mente fica confusa, e seus atos passam a ser deploráveis. Até a própria família sofre as consequências, o que nunca deveria acontecer.

É possível, porém, que alguém questione: “O que fez Acaz errar?”. Ora, ele desprezou a Palavra de Deus – o que é a causa de qualquer queda. O pecado que se pratica em não dar a devida atenção às advertências divinas leva as pessoas a caírem – umas em adultério, outras em desonestidade; em algumas, surgem os vícios, o orgulho, o homossexualismo, as mentiras, a falsidade e tanto outros desvios.

Quem foi escolhido pelo Senhor não pode furtar-se de fazer a vontade dEle. Porém, aquele que não cumpre o que Deus tem prescrito como mandamento passa a andar nos caminhos que Satanás criou. Então, meu irmão, não sei qual tem sido a sua conduta, mas, se você não estiver voltado para os preceitos bíblicos, a sua vida não será diferente da de Acaz. Provavelmente, sua família já está sofrendo por isso, e a falta de sucesso em você faz com que o diabo leve todo o seu lar a não ter os olhos abertos para a Verdade.

Se não crer de todo o seu coração no Senhor, você e a sua casa perecerão. Ainda que enterre seu talento e, no último dia, dê alguma desculpa, por mais justificável que seja, isso não o livrará da condenação (Mateus 25.14-30). Por outro lado, se crer realmente no Senhor Jesus, você e a sua casa serão salvos (Atos 16.31).

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
___________________________________________________________________________________
Mensagem enviada em: 07/03/2

NÃO SE FAÇA DE SURDO!

“Porém enviou profetas entre eles, para os fazer tornar ao SENHOR, os quais protestaram contra eles; mas eles não deram ouvidos” (2 Crônicas 24.19).

O fim do rei Joás foi triste. Depois que Joiada, o sacerdote, morreu, esse rei, que começara a governar aos sete anos, enveredou pelo caminho do mal. Deus enviou profetas, mas nada o tirou do erro. Os príncipes da casa de Judá o contaminaram com seus maus conselhos, e o rei deixou os caminhos do Senhor. Enquanto o velho sacerdote vivia, o monarca se alimentava com o manjar divino, mas, com a morte do homem de Deus, Joás deu ouvidos a espíritos enganadores, que o levaram a cair.

Cuidado! A história se repete...
Mesmo estando na iniquidade, o amor do Criador insistiu com o rei para que deixasse de trilhar a vereda do inferno, mas sua estupidez o impediu de obedecer ao Senhor. Hoje, há muitas pessoas que também deram ouvidos aos demônios, deixaram o caminho santo e, agora, estão na perdição. Um prazer satânico, a corrida atrás da riqueza, uma filosofia política, dentre outras coisas nada recomendáveis, têm transformado servos de Deus em escravos do pecado.

Há escolhidos pelo Senhor que se mantêm na transgressão por uma obstinação tola, a qual surgiu por uma desfeita. Uma coisa tão insignificante fez com que alguns tomassem uma posição errada e, por isso, deixaram-se levar ao reino dos mortos. Será que isso aconteceu com você? Por que desistiu de procurar Aquele que é a Vida e pode satisfazê-lo em todos os sentidos? Você tem feito a vontade de Deus ou está, a cada dia, afundando-se no pecado, enquanto pensa que é um caso perdido? Entenda que, se você fosse alguém para quem não há mais jeito, não estaria lendo esta mensagem!

Como mais um dos profetas que o Senhor tem enviado ao seu encontro, falo com a autoridade dos Céus: pare agora e volte à sensatez! Amigo, não vale a pena trocar sua felicidade eterna pela mentira que o inimigo usa para mantê-lo preso em suas teias. As mãos do Senhor estão estendidas para segurá-lo e tirá-lo do pecado. O Espírito Santo nunca o abandonou. Ao contrário, Ele é quem lhe tem feito sentir o quanto você se tem afastado do Pai. Deus quer abraçá-lo, enxugar suas lágrimas e dar-lhe dignidade. Aproveite este momento e diga a Ele que você está de volta!

Os parentes de Joás, mestres no engano da idolatria e feitiçaria, corromperam o seu coração. Quem lhe tem feito sair do caminho de Deus? É alguém do seu trabalho, da sua família, algum desejo secreto que sempre escondeu? Será que isso valerá pelo sofrimento eterno pelo qual passará se não se converter? Por que trocar o certo, o bom, o prazer eterno, por uma coisa tão insignificante?

Jesus lhe oferece agora a vida com abundância (João 10.10). Não deixe o inimigo, nem mais um minuto, continuar morando em seu coração! Este é o seu momento de se livrar do mal e apegar-se ao bem!

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
____________________________________________________________________________________

CUIDADO COM OS SEUS CONSELHEIROS!

“E fez o que era mal aos olhos do SENHOR, como a casa de Acabe, porque eles eram seus conselheiros depois da morte de seu pai, para a sua perdição” (2 Crônicas 22.4).

O reino de Judá estava indo de mal a pior. Josafá, avô de Acazias, foi um grande homem de Deus, mas errou ao levar seu filho, Jeorão, a se casar com Atalia, filha da perversa Jezabel e de Acabe, rei de Israel. Logo, Jeorão adotou as práticas feiticeiras da família de Acabe e matou seus irmãos. As tropas que investiram contra ele, da banda dos arábios, mataram todos os seus filhos, sobrando apenas o caçula. Ao morrer Jeorão, reinou em seu lugar seu filho mais novo, Acazias, o qual também fez o que era mal aos olhos de Deus, porque os da família de Acabe eram seus conselheiros.

Se Acazias tivesse consultado a Lei de Deus e os livros das crônicas, teria visto que a família de sua mãe era má, e seus conselhos não prestavam para coisa alguma. Contudo, enfeitiçado por Atalia, sua mãe, preferiu o caminho maligno. Tudo poderia ter sido diferente se ele não tivesse se deixado levar para as veredas proibidas. Hoje, com a explosão do Evangelho em nosso país, é necessária muita atenção ao que nos é ministrado. Há pessoas que ainda nem entenderam o que é a obra de Deus e já começam a doutrinar e orientar outras. Ora, quem é guiado por um cego vai cair em uma cova com ele (Lucas 6.39).

Na verdade, não precisamos de conselheiros. Só temos um Pastor, o Senhor Jesus, a quem devemos seguir (João 10.11-16). As pessoas que ainda não se libertaram completamente e vivem tomadas por tentações, cheias de problemas e graves sofrimentos, fariam um bem muito grande para todos, se deixassem de se considerar mestres e profetas, e, com muita humildade, voltassem seus olhos para as Escrituras. Como pode alguém que vive “apimentado” pelo pecado dar bons conselhos a quem quer que seja? Primeiro, ela deve tirar a trave que está no próprio olho, para, depois, tirar o argueiro que está no do próximo (Mateus 7.5).

Dar conselhos às pessoas é coisa muito séria, pois decisões podem ser tomadas conforme essas direções. Ora, se ensino mal a alguém e, seguindo o que eu digo, ele toma atitudes erradas, tenho parte na queda e no prejuízo causados a ele. Se, na verdade, não tenho condições de ajudar, o melhor é me calar e só falar aquilo que a Palavra orienta. Todo enviado de Deus deve declarar as palavras dEle (João 3.34).

Veja bem quem são seus conselheiros. Se eles não têm vencido na fé, ou estão enfrentando sérios problemas, como poderão ajudar você? O Senhor não é mau. Se Ele não está operando em seu favor, é porque existem coisas que têm de ser tiradas da sua vida. Veja bem: um coração que não perdoa, ou enxerga o que acha que é bom para ele e pende para si ou seus familiares, não está nem estará sendo usado pelo Altíssimo. Pelos frutos é que se conhece a árvore! (Mateus 7.17-20).

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
_____________________________________________________________________________________
Mensagem enviada em: 05/03/2010

SERÁ QUE COMPENSA?

“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” (Mateus 16.26).

A sociedade moderna tem como objetivo final a vida fácil. As riquezas e os prazeres têm inebriado o povo. Já não se escolhe uma profissão pelo dom, mas, sim, pela oportunidade de faturamento que ela oferece. Tristemente, temos de reconhecer que até muitos filhos de Deus têm sido levados pelo “canto” de Mamom e, em vários casos, têm servido a ele. Onde isso vai parar? É uma pergunta que ninguém se atreve a responder.

Por que querer ganhar mais do que o suficiente? Será que existe necessidade de provar um prato de comida diferente todos os dias? O homem é reconhecido pelas roupas que veste, ou pelo caráter que possui? Os valores têm sido invertidos, e isso tem contaminado até irmãos nossos. Seria isso algo novo, ou a humanidade já passou por estágios semelhantes? Bem, Jesus advertiu que os dias que precederiam Sua vinda seriam iguais aos que precederam ao Dilúvio (Mateus 24.37-39). Naquela época, o pregoeiro Noé avisava da destruição que viria, a qual ninguém deu atenção. A história tem-se repetido.

As palavras do Mestre já foram pronunciadas, e Ele as deu em forma de perguntas. Dessa forma, é preciso pensar bem para que não sejamos culpados de não termos dado ouvidos a Ele e termos sido enganados por Mamom. Há pessoas “se matando” para juntar um pouco mais de prata, mas o que adiantaria se elas ganhassem o mundo inteiro e perdessem a alma? A vida aqui é transitória e passa bem mais rápido do que pensamos. Seria possível usar a fortuna para resgatar a alma da destruição eterna? Se fosse, muitos dariam tudo o que possuem para não irem para a perdição que não terá fim.

Você deve se cuidar para não cair nessa “cachaça” que tem embebedado milhões de pessoas em todos os países. Há alguns que agem desonestamente, pensando que, assim, poderão guardar dinheiro para uma velhice melhor. Mas a justiça divina é cega? O demônio que os usa tornou-se bonzinho e fará deles uma ilha de prosperidade? Claro que não. O preço que pagarão aqui e o que sofrerão por toda a eternidade não compensarão tal atitude. Só mesmo quem tem a vida nas mãos do Senhor provará, pelos séculos dos séculos, a recompensa de ter sido fiel aos princípios estabelecidos nas Sagradas Escrituras.

Antes que seu momento de partir para o juízo eterno chegue, acerte-se com o Senhor. Determine que não fará nada de errado para enriquecer, pois sua prosperidade deve vir do Senhor. Em todo o tempo, suas mãos precisam estar limpas e prontas para serem apresentadas ao Altíssimo no dia do acerto de contas. Não adianta conseguir algo que amanhã irá trazer-lhe algum tipo de prejuízo. Lute para ajuntar seu tesouro onde nem a traça nem a ferrugem têm poder sobre ele (Mateus 6.19,20). Seja rico para com Deus!

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
_____________________________________________________________________________________
Mensagem enviada em: 04/03/2010

O QUE VOCÊ DIZ DE JESUS?

“Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?” (Mateus 16.15).

O mundo possui as mais diversas opiniões a respeito de Jesus, mas nenhuma delas tem valor. O dia em que uma pessoa descobre quem é o Mestre, logo entrega o coração a Ele e passa a pregar para todos o conceito que descobriu acerca dEle. Assim aconteceu com Saulo de Tarso, que logo se transformou no apóstolo Paulo (At 9).

Sucedeu também comigo: apesar de, na época, ter apenas seis anos, ao me converter, imediatamente passei a contar o que Nazareno havia feito por mim.
E você? Quem você diz ser o Senhor Jesus? Um homem bom, um revolucionário, ou o Filho do Altíssimo, Salvador da humanidade? Esse é um dos primeiros títulos dEle. Quem não O reconhece como Filho de Deus não crê em Sua divina Pessoa e, portanto, não acredita na obra que as Escrituras dizem que Cristo realizou em favor de todos. Quem o conhece como Filho de Deus, mas não como Salvador da humanidade, também não crê de modo correto. Sem Jesus e a obra que Ele realizou no Calvário, estaríamos para sempre perdidos.

Esse conhecimento não pode ser teórico, mas deve ser experimentado por todos. Só quem nasceu de novo sabe o valor de tê-lO como Salvador. Aquele que diz que já passou pelo novo nascimento, porém não fala disso para ninguém, não evangeliza nem se esforça para ajudar os que têm levado as Boas-Novas, precisa examinar se realmente é salvo. Na verdade, é impossível conhecer o amor divino e não desejar que todos o conheçam também.

Você deve conhecer Cristo não somente como Salvador e Senhor, mas também como Aquele que cura. Ele suportou as feridas em Seu corpo, para que nelas fossem colocadas todas as nossas doenças e enfermidades e, pelas Suas chagas, fôssemos curados (Is 53.4,5). O motivo que leva uma pessoa a buscar a cura não deve ser somente, ou em primeira mão, a libertação da dor ou do incômodo, mas o reconhecimento de que Ele o substituiu em Sua morte. Por isso, o melhor meio de agradecer ao Filho de Deus é buscar ser sarado.

Não é errado consultar o médico e tomar os remédios que ele prescreve. Imprudente é não buscar em Deus a cura. Quem se esquece dos benefícios do Senhor declara, em outras palavras, que não acredita nEle. Jesus também levou o castigo que nos traz a paz e, agora, portanto, não precisamos sofrer mais coisa alguma. A miséria, ou a escassez, a falta de realização no casamento, na família, na profissão, bem como em todas as coisas, têm de ficar no passado. Afinal, podemos tudo nAquele que nos fortalece (Fp 4.13).

Quem você diz que Jesus é? O mesmo que declaram as outras pessoas, tanto as salvas quanto as perdidas? Já teve um encontro com Ele e pode dizer que, para você, Cristo é o Salvador? Não perca tempo! Conheça Aquele que é a única Porta para os Céus, ou, então, você ficará de fora!

NEle, com amor,
R. R. Soares
________________________________________
Mensagem enviada em: 03/03/2010_____________________________________________________

ALEGRAR, ARVORAR E ABENÇOAR

“Nós nos alegraremos pela tua salvação e, em nome do nosso Deus, arvoraremos pendões; satisfaça o SENHOR todas as tuas petições” (Salmo 20.5).

Desde muito cedo, Davi procurou ser o homem segundo o coração de Deus, e ele fez a escolha certa. Por andar perto do Senhor, foi-lhe revelado que a salvação estava em curso e tiraria a humanidade do poder do inimigo. Ao entender o que estava planejado para acontecer, o salmista pegou a satisfação que inundaria todo o mundo e se expressou, ao confessar: “Nós nos alegraremos pela tua salvação”. Ele foi muito feliz em declarar isso, pois todo aquele que é salvo se alegra de um modo especial.

O agradecimento pela obra redentora realizada por Jesus é algo que provém do coração de quem a prova.Você também deve procurar ser alguém segundo deseja o Senhor, pois Ele é puro de coração, de amor, e Se esforça para nos libertar das armadilhas do adversário. O mesmo coração puro você deve ter, e todo o seu ser tem de estar possuído por esse amor incondicional, o qual não depende do que a pessoa lhe fez para que aja em favor dela, mas, sim, você o faz porque é nossa missão amar todos.

Quem quiser agradar a Deus também deve esforçar-se para ver a obra dEle chegar a todos os lugares da Terra e alcançar todas as pessoas. Deus não quer que nenhum ser humano se perca (1 Timóteo 2.3,4). Libertar a humanidade das “arapucas” do diabo precisa ser a paixão que nos domina.

Davi falou em arvorar pendões em Nome de Deus. Cada alma que se rende ao Senhor foi conquistada por nós, mas foi um território que estava nas mãos do maligno. Quando ali fincamos a bandeira da salvação, alegramos o coração do Pai. Tenha isso em mente: em Nome do Senhor, precisamos arvorar – levantar, hastear – muitos pendões por esse mundo afora. Não teremos outra oportunidade de fazer isso. Depois que formos para o Pai, não haverá mais obra para realizarmos aqui. Portanto, não desperdice seus dias, bens e dons com futilidades. Em Nome de Jesus, seja um arvorador de pendões!

Para terminar, o salmista faz uma determinação, dizendo: “Satisfaça o SENHOR todas as tuas petições”. Ele mostrou que estava despido de egoísmo. Quando damos aos outros, somos presenteados pelo Senhor com muito mais. O bom é ser recompensado pelo nosso Deus, o qual, infinitamente, sabe do que precisamos. Jamais devemos levar a mensagem de condenação aos perdidos, mas, sim, a que os fará fortalecidos e desejosos de buscar o Altíssimo.

Mesmo não tendo coisa alguma, o cristão deve enriquecer muitos. Deus foi muito bom conosco ao planejar que, por aquilo que fizermos por amor a Ele, receberemos 30, 60 e 100 vezes (Marcos 4.20) neste mundo e no vindouro – a eternidade. Que sua vida seja sempre para alegrar, arvorar e abençoar é a minha oração.

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
____________________________________________________________________________________
Mensagem enviada em: 02/03/2010


ALEGRIA E REGOZIJO NA BENIGNIDADE DIVINA

“Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade, pois consideraste a minha aflição; conheceste a minha alma nas angústias. E não me entregaste nas mãos do inimigo; puseste os meus pés num lugar espaçoso” (Salmo 31.7,8).

Ao analisarmos esses dois versículos, percebemos que foram escritos como lembrete de que é isso que o Senhor deseja fazer em nossa vida. Não seja tímido, portanto, para clamar por essas bênçãos e, assim, dar a Deus o verdadeiro louvor. Ele quer livrá-lo de qualquer enrascada para que você possa, assim, render-Lhe glória e força.
1. “Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade”. A complacência do Senhor é uma das causas de não sermos abandonados quando estamos prestes a cair em tentação. Mesmo quando nossos pés estiverem quase resvalando, o Senhor irá nos segurar e amparar.

Então, é uma boa coisa louvar a benignidade do nosso Deus. Experimente fazê-lo com esse atributo divino, mas faça com alegria e regozijo!
2. “Consideraste a minha aflição”. O Senhor não desampara os que confiam nEle. Em meio à aflição, quando a alma está saturada com todo tipo de tentação, o Pai celeste considera a aflição e dá o escape. Então, entregue-se ao cuidado divino e reconheça que, em todas as situações, Ele estará ao seu lado para lhe dar a vitória. Deus é o que a Sua Palavra declara. O Altíssimo, ainda hoje, considera a aflição de todo aquele que é dEle. Não se deixe vencer pelo adversário, pois o que ele fala é pura mentira.

3. “Conheceste a minha alma nas angústias”. O servo de Deus pode ter ido longe demais e, agora, ao reconhecer o erro cometido, ele precisará ir a Deus em oração, a fim de confessá-lo e pedir o perdão. Mesmo que esteja tomado pela angústia, o Senhor irá resgatar Seu filho do sofrimento. O Todo-Poderoso não Se esquece de nenhum daqueles que são dEle, mas vê a sua alma no sofrimento.
4. “E não me entregaste nas mãos do inimigo”. Que Deus bom é o nosso! E isso ainda que estejamos “no vermelho”, no erro! Como fez com Davi, no caso de Bate-Seba (2 Sm 11), e da contagem do povo (1 Cr 21.1),

Ele não nos entregará ao adversário. Basta arrepender-se e voltar ao primeiro amor para que o Altíssimo aja em seu favor. O Senhor pode estar triste com suas ações, mas jamais o deixará nas mãos do diabo.

5. “Puseste os meus pés num lugar espaçoso”. Os sofrimentos pelos quais passamos são sinal de que não estamos onde o Senhor deseja. Quando aprendemos a cumprir a vontade divina, e não a nossa, descobrimos o quão bom e poderoso é o Senhor. Ele nunca nos negocia com o inimigo nem nos coloca nas mãos dele. Deus é o Pai que Se interessa pelo bem-estar dos Seus filhos.

Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
_____________________________________________________________________________________
Mensagem enviada em: 01/03/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário